2024
Desenho I
Nome: Desenho I
Cód.: VIS12746L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
. Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico
de modelos conceptuais e materiais.
. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos
diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir.
. Desenvolvimento das capacidades de materialização das ideias e do espírito crítico.
. Desenvolvimento da autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno.
. Estudo dos objetos e consciencialização sobre a dimensão ética e crítica do artista e da sua produção artística.
de modelos conceptuais e materiais.
. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos
diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir.
. Desenvolvimento das capacidades de materialização das ideias e do espírito crítico.
. Desenvolvimento da autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno.
. Estudo dos objetos e consciencialização sobre a dimensão ética e crítica do artista e da sua produção artística.
Conteúdos Programáticos
. Meios: os suportes e os instrumentos.
. Elementos da linguagem gráfica: ponto, linha, plano, textura, valores cromáticos e lumínicos, espaço positivo/
espaço negativo, estrutura, forma, traçados ordenadores, linhas estruturais básicas, eixos principais e secundários,
linhas implícitas e explícitas.
. Meios conceptuais: os sentidos, a memória e a imaginação.
. Modos operativos da linguagem gráfica: colocação, transparência, sobreposição, rotação, simplificação por
nivelamento e por acentuação, ritmo, deslocação, perspectiva, claro/escuro.
. Elementos da linguagem gráfica: ponto, linha, plano, textura, valores cromáticos e lumínicos, espaço positivo/
espaço negativo, estrutura, forma, traçados ordenadores, linhas estruturais básicas, eixos principais e secundários,
linhas implícitas e explícitas.
. Meios conceptuais: os sentidos, a memória e a imaginação.
. Modos operativos da linguagem gráfica: colocação, transparência, sobreposição, rotação, simplificação por
nivelamento e por acentuação, ritmo, deslocação, perspectiva, claro/escuro.
Métodos de Ensino
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou de Avaliação Final.
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a)bParticipação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a) e b).
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a)bParticipação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a) e b).
Bibliografia
Betti, C., Sale, T. (1981). Drawing: A Contemporary Approach. USA: Harcourt Brace College Publishers.
Dexter, E. (org.) (2005). Vitamin D new perspectives in drawing. London: Phaidon Press.
Edwards, B. (1992). Drawing on the Right Side of the Brain, London: Souvenir Press.
Kovats, T. (ed) (2007). The Drawing Book, a survey of drawing: the primary means of expression. London: Black
Dog Publishing.
Molina, J. J. G. (org.) (1995). Las Lecciones del Dibujo. Madrid: Ediciones Cátedra.
Nicolaides, K. (1969). The Natural Way to Draw. Boston: Houghton Mifflin.
Bell, J. (2019). Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. London: Thames & Hudson.
Dexter, E. (org.) (2005). Vitamin D new perspectives in drawing. London: Phaidon Press.
Edwards, B. (1992). Drawing on the Right Side of the Brain, London: Souvenir Press.
Kovats, T. (ed) (2007). The Drawing Book, a survey of drawing: the primary means of expression. London: Black
Dog Publishing.
Molina, J. J. G. (org.) (1995). Las Lecciones del Dibujo. Madrid: Ediciones Cátedra.
Nicolaides, K. (1969). The Natural Way to Draw. Boston: Houghton Mifflin.
Bell, J. (2019). Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. London: Thames & Hudson.
Equipa Docente
- Gonçalo Jardim Figueiredo
- Paula Maria Vieira Reaes Pinto [responsável]