2023

Problemas de Metafísica e Epistemologia II

Nome: Problemas de Metafísica e Epistemologia II
Cód.: FIL12742L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Ser capaz de alcançar um conhecimento da articulação entre os problemas metafísicos e as questões
epistémicas e epistemológicas, desde o dealbar da Idade Contemporânea (Kant) até à Atualidade.
2. Ser capaz de articular este conhecimento histórico-filosófico dos problemas metafísicos e epistémicos com os
procedimentos e teorias científicas em momentos significativos da história da ciência, permitindo o
conhecimento das crises científicas e ruturas paradigmáticas, compreendidas em conjunto com a tradição
filosófica e as conceções culturais predominantes.
3. Alcançar um conhecimento rigoroso, ainda que necessariamente introdutório, de sistemas de conhecimento
não-ocidentais (culturas animistas e totêmicas).
4. Ser capaz de problematizar filosoficamente a noção de "verdade", articulação crucial entre as perpectivas
epistémicas e epistemologicas, por um lado, e a sua dimensão metafísica, por outro.

Conteúdos Programáticos

A Ciência Moderna e a sua repercussão social, cultural e civilizacional. Ateísmo, niilismo e tecno-ciência e o
destino contemporâneo do pensamento global.
1. As conceções idealistas, de Fichte a Nietzsche, a historicidade do Espírito e a problematização da Vida. Os
desenvolvimentos das ciências empíricas e a naturalização do biológico. As repercussões do evolucionismo.
2.Crise dos fundamentos e a relevância do pragmatismo. A “viragem linguística” e as críticas à metafísica. A
consolidação das ciências sociais e humanas no Século XX. A descontrução onto-teo-lógica (Heidegger) e a
dimensão fenomenológica do conhecer (Merleau-Ponty).
3. As principais teorias epistemológicas contemporâneas. A “arqueologia” das ciências humanas. Os “estudos
sociais” das ciências. A multiplicação de sistemas de conhecimento. As lógicas dos mundos múltiplos (Deleuze,
Badiou). As explicações neurobiológicas do conhecimento.

Métodos de Ensino

A lecionação conjuga as exposições pelos docentes, com metodologias ativas, que envolvem a participação, o
envolvimento e a apresentação de trabalhos pelos alunos:
1. Exposição oral dos conteúdos programáticos teóricos, auxiliada, sempre que possível, por meios
audiovisuais e ilustrada;
2. Sumários desenvolvidos das matérias lecionadas, com indicação de textos de apoio específicos;
3. Leitura, análise e reflexão de textos selecionados e apresentação oral dos mesmos;
4. Estudo individual e em grupo;
5. Participação em conferências de interesse para a UC;
6. Acompanhamento tutorial presencial e à distância (htpp://www.moodle.uevora.pt )

Avaliação:
O Regulamento Académico prevê duas modalidades de avaliação - avaliação contínua e avaliação por exame.
Avaliação contínua: 4 textos escritos de recensão bibliográfica (conjunto 50%) e a elaboração de trabalho final
(50%);
Avaliação final: prova escrita e oral de exame.

Bibliografia

BRANDÃO DA LUZ, José Luís. Introdução à Epistemologia. Lisboa: IN-CM, 2001.
BRANDÃO DA LUZ, J.L. Introdução à Epistemologia. Lisboa: IN-CM, 2001.
DASTON, L, GALISON, P. Objectivity. New York: Zone Books, 2007.
ECHEVERRIA, Javier, Introdução à metodologia da ciência. Coimbra: Almedina, 2003
HEIDEGGER, M., Introdução à Metafísica. Lisboa: Piaget, 1999.
LÖWIT¨H, K., From Hegel to Nietzsche. London: Constable, 1965.
LYNCH, M. The Nature of Truth: Classic and Contemporary Perspetives. Ca.(Mass.), The MIT Press, 2001.
MUSGRAVE, Common Sense, Science, and Scepticism: A Historical Introduction to the Theory of Knowledge.
Cambridge: CUP, 1993.
NEWTON-SMITH, W.H., A Companion to the Philosophy of Science. Oxford, Malden: Blackwell Publishers, 2000.
ROSENBERG, Alex, Philosophy of Science. A contemporary introduction. London: NewYork: Routledge, 2002.
SELIN, H. (ed.). Nature Across Cultures. Views of Nature and the Environment in Non-Western Cultures. Berlin:
Springer, 2003.