2023

Espaço Público e Cidade Educadora

Nome: Espaço Público e Cidade Educadora
Cód.: FIL12739L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos visados:
1. Reconhecer a ligação da cidade e do espaço público à dimensão problematizadora da filosofia
2. Fundamentar o sentido de reivindicar à reconfiguração do espaço público e de habitar a cidade
3. Abordar algumas das questões colocadas pela intervenção educativo-cultural
4. Analisar práticas de intervenção (estudo de casos do contexto local, nacional, europeu)
5. Participar nas atividades de trabalho de campo, desenvolvendo formas de cooperação e trabalho em grupo,
promovendo capacidades de organização e gestão de tempo e explorando estratégias de apresentação de ideias
e / ou projetos em grupos e instituições.
As competências a mobilizar e adquirir são de duas ordens: crítico-argumentativa, como a compreensão,
interpretação e correlação da matéria; construtivo-relacional, como a capacidade de dialogar, escutar, rever as
posições pessoais e adquirir uma visão cultural crítica.

Conteúdos Programáticos

I. Os paradigmas políticos da Grécia antiga e a função educadora da cidade
II. A cidade na literatura: leitura livre
III. Os desafios e os compromissos da cidade educadora
IV. As dinâmicas culturais do espaço público
IV.1 Condição urbana e sociedades plurais: os novos mapas da interculturalidade
IV.2 Direitos Humanos e edificação de uma nova cultura de paz
IV.3 Cidadania ativa e responsável: aprendizagens educativas significativas
IV.4 Reivindicações contemporâneas de reconhecimento e de emancipação cultural
IV.5 Apropriações do espaço público: novas articulações e visibilidades culturais
IV.6 Fim do espaço público e o problema do lugar da cultura
V. Laboratório de projetos
V.1. Estudo de casos (projetos locais, nacionais, europeus)
V.2. Ensaio de práticas de intervenção a partir dum tema dos tópicos anteriores.

Métodos de Ensino

A. Aulas teórico-práticas (45h): método ativo com leitura comentada de textos entre docentes e alunos. A
matéria referida nos três primeiros pontos do programa (I,II,III) será abordada mediante a leitura de textos, o
respetivo comentário, a identificação de questões e a sua discussão.
A avaliação realiza-se por meio de uma prova de frequência que contribui com 50% para a média da nota final.
B. Aulas de trabalho de campo (15h): método ativo com a realização de sessões assentes na participação, na
preparação de materiais, no debate construtivo e informado.
A avaliação realiza-se por meio da dinamização, em grupo, de uma sessão pública de debate, o que contribui
com 50% para a média da nota final.
A partilha de vivências educacionais relevantes será encorajada ao longo das atividades.
A avaliação privilegia o regime contínuo — presença e participação, trabalho em grupo e frequência), mas
admite, de acordo com o R.A., a avaliação final, com prova de exame (100%).

Bibliografia

CASTELLS, M. (2005). A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Lx: IN-CM.
GIL, J. (2004). Portugal, Hoje: O Medo de Existir. Lx: Relógio d'Água.
INNERARITY, D. (2010). O novo espaço Público. Lx: Teorema.
JENLINK, P. (2007). «Creating Public Spaces and Practiced Places for Democracy, Discourse, and the Emergence
of Civil Society». SpingerRevue. Publishedonline: 18 July.
HABERMAS, J. (1984). Mudança estrutural da esfera pública. RJ: Tempo Brasileiro.
LOW, S. (2000). On the Plaza: The Politics of Public Space and Culture. Austin: University Texas Press.
MITCHELL,D. (1995). «The End of Public Space? People's Park. Definitions of the public, and democracy».
Annals of AAG, Vol.85, Issue 1, p.108-133.
SANTOS, B. (2006). A gramática do tempo: Para uma nova cultura política. Porto: Afrontamento.
VILLAR, M. (2001).A Cidade Educadora. Nova perspetiva de organização e intervenção municipal. LX: Piaget.