2024
Língua Portuguesa B1
Nome: Língua Portuguesa B1
Cód.: LLT13134O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Linguística
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Objetivos Gerais
1.1. Desenvolver e consolidar a capacidade de compreensão e de expressões orais;
1.2. Desenvolver e consolidar a capacidade de compreensão e de expressão escritas;
1.3. Alargar e adaptar o vocabulário às diferentes situações comunicativas;
1.4. Praticar e consolidar as estruturas complexas da língua portuguesa;
1.5. Contactar com diferentes aspetos da cultura portuguesa;
1.6. Contactar com diferentes tipos de texto (literário e não literário).
1.1. Desenvolver e consolidar a capacidade de compreensão e de expressões orais;
1.2. Desenvolver e consolidar a capacidade de compreensão e de expressão escritas;
1.3. Alargar e adaptar o vocabulário às diferentes situações comunicativas;
1.4. Praticar e consolidar as estruturas complexas da língua portuguesa;
1.5. Contactar com diferentes aspetos da cultura portuguesa;
1.6. Contactar com diferentes tipos de texto (literário e não literário).
Conteúdos Programáticos
1. Conteúdos Gramaticais
Consolidação de alguns conteúdos gramaticais anteriormente lecionados.
Palavras compostas (formação e plural).
Palavras derivadas por prefixação.
Palavras derivadas por sufixação.
Imperativo.
O modo conjuntivo.
Presente do conjuntivo.
Infinitivo pessoal/presente do conjuntivo.
Futuro do conjuntivo.
Presente do conjuntivo + futuro do conjuntivo.
Verbos derivados de: fazer; pôr; pedir; ter; ver, vir.
Verbos dar, ficar e passar, seguidos de preposição.
Regras de acentuação.
2. Conteúdos Linguístico-culturais
Regiões.
Cidades.
Personalidades portuguesas.
Aspetos históricos.
Aspetos sociais.
Aspetos ambientais.
Festividades.
Tradições.
Lendas.
Música.
Literatura.
Comparação e sinonímia.
Provérbios e expressões idiomáticas.
Consolidação de alguns conteúdos gramaticais anteriormente lecionados.
Palavras compostas (formação e plural).
Palavras derivadas por prefixação.
Palavras derivadas por sufixação.
Imperativo.
O modo conjuntivo.
Presente do conjuntivo.
Infinitivo pessoal/presente do conjuntivo.
Futuro do conjuntivo.
Presente do conjuntivo + futuro do conjuntivo.
Verbos derivados de: fazer; pôr; pedir; ter; ver, vir.
Verbos dar, ficar e passar, seguidos de preposição.
Regras de acentuação.
2. Conteúdos Linguístico-culturais
Regiões.
Cidades.
Personalidades portuguesas.
Aspetos históricos.
Aspetos sociais.
Aspetos ambientais.
Festividades.
Tradições.
Lendas.
Música.
Literatura.
Comparação e sinonímia.
Provérbios e expressões idiomáticas.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino consistem em sessões coletivas de ensino, que compreendem momentos de exposição teórica e de reflexão critica sobre a língua, bem como de apresentação ou debate pelos alunos.
No regime de avaliação contínua, serão tidos em conta os seguintes parâmetros: assiduidade; participação na aula e trabalhos de casa; uma prova oral; uma prova escrita.
O regime de exame final (épocas normal e de recurso) consistirá na realização de uma prova escrita e de uma prova oral, com os seguintes pesos na média da nota final: 60% (prova escrita) e 40% (prova oral), cujas notas não poderão ser inferiores a 8 valores.
No regime de avaliação contínua, serão tidos em conta os seguintes parâmetros: assiduidade; participação na aula e trabalhos de casa; uma prova oral; uma prova escrita.
O regime de exame final (épocas normal e de recurso) consistirá na realização de uma prova escrita e de uma prova oral, com os seguintes pesos na média da nota final: 60% (prova escrita) e 40% (prova oral), cujas notas não poderão ser inferiores a 8 valores.
Bibliografia
Leonete Carmo, Olá! Como está? CD áudio duplo, Lisboa, Lidel, 2000.
Leonete Carmo, Olá! Como está? Livro de atividades, Lisboa, Lidel, 2000.
Leonete Carmo, Olá! Como está? Livro de textos, Lisboa, Lidel, 2000.
Ana Tavares, Português XXI Caderno de exercícios 3, Lisboa, Lidel, 2005.
Ana Tavares, Português XXI CD áudio 3, Lisboa, Lidel, 2005.
Ana Tavares, Português XXI Livro do aluno 3, Lisboa, Lidel, 2005.
Ana Tavares, Português XXI - Livro do professor 3, Lisboa, Lidel, 2005.
Helena Lemos, Comunicar em Português, Lisboa, Lidel, 2003.
Helena Lemos, Praticar em Português Nível Intermédio, Lisboa, Lidel, 2004.
Leonete Carmo, Olá! Como está? Livro de atividades, Lisboa, Lidel, 2000.
Leonete Carmo, Olá! Como está? Livro de textos, Lisboa, Lidel, 2000.
Ana Tavares, Português XXI Caderno de exercícios 3, Lisboa, Lidel, 2005.
Ana Tavares, Português XXI CD áudio 3, Lisboa, Lidel, 2005.
Ana Tavares, Português XXI Livro do aluno 3, Lisboa, Lidel, 2005.
Ana Tavares, Português XXI - Livro do professor 3, Lisboa, Lidel, 2005.
Helena Lemos, Comunicar em Português, Lisboa, Lidel, 2003.
Helena Lemos, Praticar em Português Nível Intermédio, Lisboa, Lidel, 2004.
Equipa Docente
- Maria do Céu Brás da Fonseca [responsável]
- Maria João Brôa Martins Marçalo