2023

História Aplicada

Nome: História Aplicada
Cód.: HIS12025L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Sem pôr de parte o rigor, esta unidade curricular irá permitir aplicar o conhecimento histórico de forma criativa e aproximar o estudante do mercado trabalho potencial para um licenciado em História.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Do ponto de vista dos conhecimentos:
- Conhecer a economia criativa, a especialização inteligente e a ciência cidadã;
- Identificar necessidades/ áreas de inovação no contexto histórico-cultural e patrimonial;
- Desenhar e executar projetos na área histórico-cultural;
- Consolidar os conteúdos e ferramentas metodológicas adquiridas;
- Conhecer o mercado potencial da História / Património;
- Fazer do conhecimento histórico um meio para melhorar a vida da comunidade.
Do ponto de vista das competências:
- Capacidade de integração em equipas de trabalho em contexto organizacional;
- Capacidade para trabalhar colaborativamente em equipas multidisciplinares;
- Consolidar o espirito crítico;
- Capacidade de planear e adaptar conteúdos a diferentes contextos e públicos;
- Desenvolver a habilidade para comunicar o saber adquirido;
- Desenvolver a criatividade, o espírito de iniciativa e o interesse pela cultura;
- Aumentar o sentido de responsabilidade.

Conteúdos Programáticos

1. A História e o historiador perante o desafio da economia criativa, da especialização inteligente, da Ciência aberta e cidadã e a transformação digital. Conceitos e noções fundamentais, metodologias e enquadramentos.
2. Conhecer projetos de aplicação e difusão do conhecimento histórico e discutir o seu alcance.
3. Como desenhar e concretizar um projeto desta natureza, sem esquecer o rigor histórico e se possível fazendo uso das tecnologias ao dispor?
4. Como comunicar resultados?


Métodos de Ensino

Aulas expositivas iniciais e depois em formato de seminário. O estudante deverá ter uma experiência de investigação/ação.
A avaliação será sobretudo contínua. Cada deverá conceber e apresentar o seu projeto (20%), concretizá-lo e fazer o relatório final (80%).
Exemplos:
1. Estágio em espaços de:
- produção ou gestão de ciência (centros de investigação, projetos de investigação, laboratórios);
- arquivos, bibliotecas, museus;
- espaço de comunicação / difusão do conhecimentos em História;
- Empresas ligadas de alguma forma à História ou ao Património;
- Instituição de ensino ou dinamização cultural
- Associações ou outras entidades nacionais ou locais com interesses na História.
2. Projeto de investigação visando fazer chegar a História ao grande público.
3. Criar um commmunity archive numa determinada área temática e/ou geográfica.

Só haverá exame final para casos muito excecionais.

Bibliografia

COHEN, Sande, History out of joint: essays on the use and abuse of history, Baltimore: Johns Hopkins University Press,
2006.
COOKE, Phil; PROPRIS, Lisa De, «A policy agenda for EU smart growth: the role of creative and cultural industries», Policy
Studies, Vol. 32, 2011, pp. 365-375. DOI: 10.1080/01442872.2011.571852
DE GROOT, Jerome, Consuming history: historians and heritage in contemporary popular culture, Abingdon, Oxon; New
York: Routledge, 2008.
HARTLEY, John; WEN, Wen; SILING, Henry, Creative economy and culture challenges, changes and futures for the creative industries, Los Angeles: SAGE, 2016.
HOWKINS, John, The creative economy: how people make money from ideas, London; Penguin Books, 2013.
NEWBIGIN, John, The creative economy: an introductory guide. London, British Council, 2010.
SERRA, Neusa; FERNANDEZ, Rafael Saad, «Economia criativa: da discussão do conceito à formulação de políticas públicas», RAI, vol.11, no 4 (2014), pp.355–372.

Equipa Docente