2023

Introdução às Humanidades Digitais

Nome: Introdução às Humanidades Digitais
Cód.: HIS12024L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Domínio de ferramentais digitais básicas e discussão dos principais desafios que a Informática aplicada à História e ao Património hoje representam.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
- Conhecer projetos nacionais e transnacionais em Humanidades Digitais e o seu valor científico e cultural;
- Conhecer alguns debates que marcam este campo de trabalho;
- Dominar ferramentas numéricas básicas;
- Saber fazer um modelo de dados e lidar com bases de dados relacionais, tendo em vista o tratamento de
artefactos e de fontes históricas;
- Dominar técnicas básicas de cartografia digital.
Competências:
- Capacidade de descrição e modelação de alguns tipos de documentos de acordo com normas
internacionais, utilizando ferramentas adequadas.
- desenvolvimento do espírito analítico e crítico;
- desenvolvimento do espírito de equipa e o respeito pelo trabalho do outro;
- Reconhecimento da importância dos métodos na produção do conhecimento.

Conteúdos Programáticos

1. Humanidades Digitais: conceitos, funções, tipologias, debates e agendas de investigação,
2. Análise de projetos em Humanidades Digitais, plataformas e ferramentas.
3. Uso de ferramentas numéricas e estatísticas com proficiência.
4. Dados, informação e bases de dados.
5. Sistemas de informação geográfica, geo-referenciação e produção de cartografia digital.

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, desenvolvidas num ambiente de experimentação dos diferentes conteúdos, de forma a que os alunos atinjam destreza na utilização das ferramentas. As sessões visam fomentar a participação e a aprendizagem ativa do saber-fazer nas diferentes ferramentas HD. A aprendizagem é feita com acompanhamento personalizado da docente. Em algumas sessões entram em contacto com especialistas convidados em determinadas áreas das HD e dos seus projetos, podendo assim tomar consciência da pertinência desta área de conhecimento, aplicada em diferentes contextos laborais.
A avaliação assume duas modalidades. A avaliação contínua é feita exclusivamente através de trabalhos práticos, referentes aos diferentes conteúdos, nunca excedendo o número de 3. A classificação final resultará da média aritmética dos trabalhos práticos. A avaliação final é feita através de exame final escrito, composto maioritariamente por exercícios práticos.

Bibliografia

BERRY, David M., «The Computational Turn: Thinking about the Digital Humanities», Culture Machine, vol.12, (2011), pp. 1–21.
BURDICK, Anne [et al.] - Digital humanities. Cambridge: MIT Press, 2012.
Charter on the Preservation of Digital Heritage (UNESCO, 2003). Acessível em: http://portal.unesco.org/en/ev.php-
DIN, Herminia; WU, Steven, eds. Digital Heritage and Culture. Strategy and Implementation. World Scientific, 2014.
GREENGRASS, Mark; HUGHES, Lorna M., ed. The virtual representation of the past. Aldershot, Hants : Ashgate, 2008.
SCHREIBMAN, Susan, SIEMENS, Raymond George; Unsworth, John (eds.), A new companion to digital humanities, Chichester, West Sussex, Wiley/Blackwell, 2016.
ROMEIN, C. Annemieke et al., «State of the Field: Digital History», History, vol.105, no 365 (2020), pp. 291–312.
TERRAS, Melissa M.; NYHAN, Julianne; VANHOUTTE, Edward, ed. Defining digital humanities: a reader. Farnham, Surrey : Ashgate Publishing, 2013.

Equipa Docente