2023
Paisagem Cultural, Agro-sistemas e Valores Patrimoniais
Nome: Paisagem Cultural, Agro-sistemas e Valores Patrimoniais
Cód.: HIS12112L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Com esta unidade pretende-se que os alunos contactem com um tema bastante complexo a análise da
evolução da paisagem , pois implica integrar conhecimentos oriundos de várias áreas técnicas e
científicas, embora a perspectiva histórica seja a que orienta este estudo. Neste contexto, mesmo de forma
mitigada, é necessário perceber como os fenómenos sociais condicionam a apropriação e ocupação do
território e ajudam a identificar e perceber as estruturas edificadas patrimoniais e as práticas sociais que
lhe estão associadas. De facto, este programa só se ocupa de paisagens antrópicas.
Todavia, a unidade curricular tem um objectivo mais específico e até geogràficamente orientado, na
medida em que será dada particular atenção à evolução das paisagens e dos sistemas agrários conexos
nas regiões do Sul, concretamente do Mediterrâneo, em que a formação dos montados são o eixo central.
evolução da paisagem , pois implica integrar conhecimentos oriundos de várias áreas técnicas e
científicas, embora a perspectiva histórica seja a que orienta este estudo. Neste contexto, mesmo de forma
mitigada, é necessário perceber como os fenómenos sociais condicionam a apropriação e ocupação do
território e ajudam a identificar e perceber as estruturas edificadas patrimoniais e as práticas sociais que
lhe estão associadas. De facto, este programa só se ocupa de paisagens antrópicas.
Todavia, a unidade curricular tem um objectivo mais específico e até geogràficamente orientado, na
medida em que será dada particular atenção à evolução das paisagens e dos sistemas agrários conexos
nas regiões do Sul, concretamente do Mediterrâneo, em que a formação dos montados são o eixo central.
Conteúdos Programáticos
0. Intr.
1. Roma e as paisagens planificadas
. A concepção do território e a produção teórica
. A organização da propriedade. As villae.
. Centuriações, planificação da paisagem e erosão dos sistemas naturais
2. A degradação do sistema clássico
. A definição de novas lógicas de circulação
. O reforço do papel das áreas não cultivadas e as novas polaridades
. A transformação e a manutenção dos antigos sistemas clássicos
3. As condicionantes naturais e a construção das paisagens medievais
. A conquista do meio natural e as novas estruturas de paisagem
. Os núcleos urbanos como centros de ordenamento do território
. O alargamento generalizados dos melhoramentos técnicos
4. A formação dos montados e as estruturas da paisagem das sociedades de Antigo Regime
. A transferência generalizada de plantas
. Melhoramentos técnicos e variedade das formas de exploração da terra
. As transformações da sociedade e a emergência dos montados
5. Estudos de caso: análise de histórias de paisagens
1. Roma e as paisagens planificadas
. A concepção do território e a produção teórica
. A organização da propriedade. As villae.
. Centuriações, planificação da paisagem e erosão dos sistemas naturais
2. A degradação do sistema clássico
. A definição de novas lógicas de circulação
. O reforço do papel das áreas não cultivadas e as novas polaridades
. A transformação e a manutenção dos antigos sistemas clássicos
3. As condicionantes naturais e a construção das paisagens medievais
. A conquista do meio natural e as novas estruturas de paisagem
. Os núcleos urbanos como centros de ordenamento do território
. O alargamento generalizados dos melhoramentos técnicos
4. A formação dos montados e as estruturas da paisagem das sociedades de Antigo Regime
. A transferência generalizada de plantas
. Melhoramentos técnicos e variedade das formas de exploração da terra
. As transformações da sociedade e a emergência dos montados
5. Estudos de caso: análise de histórias de paisagens
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e práticas e também saídas de campo para, no local, perceber aspectos concretos dos
temas tratados
Quanto à avaliação, ela compreende:
- Uma frequência a realizar no final do semestre (40% da nota final);
-Um trabalho de grupo, com as seguintes características (60% da nota final):
.Cada grupo terá, no máximo, 3 alunos
. O trabalho partirá da análise de uma fonte impressa ou outro material, fornecido pelo docente;
. Cada trabalho consta de 3 partes: leitura do documento ou material e tratamento da informação, recolha
bibliográfica, incluindo uma reflexão sobre o material recolhido, e apresentação;
. Cada uma das fases será avaliada e comunicada ao grupo;
. Obrigatoriamente, mas com regularidade, os alunos deverão reunir com o docente para lhe dar conta da
evolução do trabalho;
- Obrigação de estar presente a pelo menos 3 aulas, em que se procurará fazer a integração de vários
aspectos do programa e cujas datas serão afixadas no início do ano.
temas tratados
Quanto à avaliação, ela compreende:
- Uma frequência a realizar no final do semestre (40% da nota final);
-Um trabalho de grupo, com as seguintes características (60% da nota final):
.Cada grupo terá, no máximo, 3 alunos
. O trabalho partirá da análise de uma fonte impressa ou outro material, fornecido pelo docente;
. Cada trabalho consta de 3 partes: leitura do documento ou material e tratamento da informação, recolha
bibliográfica, incluindo uma reflexão sobre o material recolhido, e apresentação;
. Cada uma das fases será avaliada e comunicada ao grupo;
. Obrigatoriamente, mas com regularidade, os alunos deverão reunir com o docente para lhe dar conta da
evolução do trabalho;
- Obrigação de estar presente a pelo menos 3 aulas, em que se procurará fazer a integração de vários
aspectos do programa e cujas datas serão afixadas no início do ano.
Bibliografia
Ariño Gil, Enrique; Gurt I Esparraguera, Josep M. & Palet Martinez, Josep M.. El Pasado Presente.
Arqueologia de los paisajes en la Historia Romana, Salamanca, Universidad de Salamanca, 2004.
Caravello, G.U. e Giacomin, F.. Landscape ecology aspects in a territory centuriated in Roman times, in:
Landscape and Urban Planning, 24, 1993, pp. 77-85.
Caravello, G.U. e Ingegnoli, V..Landscape Ecology in Roman World, IALE-World Congress of Landscape
Ecology (Ottawa, July 21-25, 1991), Abstract 038, Carlton Univ. Press, Ottawa, 1991
Chouquer, Gérard (D.). Les formes du paysage. 3. Lanalyse des systèmes spatiaux, Paris, Errance, 1997
Mazoyer, M.l & Roudart, L.. Histoire des agricultures du monde. Du néolithique à la crise contemporaine,
Paris, Sueil, 2002
Quintela, António; Cardoso, J.; Mascarenhas, J. M. Aproveitamentos hidráulicos romanos a sul do Tejo,
Lisboa, 1986
Sereni, E..History of the Italian Agric.l Landscape, Princeton, Giovanni Agnelli Foundation
Litchfield/Princeton, 1997.
Arqueologia de los paisajes en la Historia Romana, Salamanca, Universidad de Salamanca, 2004.
Caravello, G.U. e Giacomin, F.. Landscape ecology aspects in a territory centuriated in Roman times, in:
Landscape and Urban Planning, 24, 1993, pp. 77-85.
Caravello, G.U. e Ingegnoli, V..Landscape Ecology in Roman World, IALE-World Congress of Landscape
Ecology (Ottawa, July 21-25, 1991), Abstract 038, Carlton Univ. Press, Ottawa, 1991
Chouquer, Gérard (D.). Les formes du paysage. 3. Lanalyse des systèmes spatiaux, Paris, Errance, 1997
Mazoyer, M.l & Roudart, L.. Histoire des agricultures du monde. Du néolithique à la crise contemporaine,
Paris, Sueil, 2002
Quintela, António; Cardoso, J.; Mascarenhas, J. M. Aproveitamentos hidráulicos romanos a sul do Tejo,
Lisboa, 1986
Sereni, E..History of the Italian Agric.l Landscape, Princeton, Giovanni Agnelli Foundation
Litchfield/Princeton, 1997.
Equipa Docente
- Aurora da Conceição Parreira Carapinha [responsável]