2023

Sociedade e Cultura Modernas

Nome: Sociedade e Cultura Modernas
Cód.: HIS12110L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Conheça nesta UC a circulação global de pessoas e as suas formas de organização social, bem como as dinâmicas de produção e difusão de ideias e formas culturais nos séculos XVI a XVIII.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
- Compreensão dos contextos políticos, económicos, sociais e culturais da produção e do consumo de
materialidades entre os séculos XVI a XVIII.
- Conhecimento do quadro espacial da circulação e das transferências de pessoas, conhecimentos e
produtos à escala global.
- Conhecimento dos fatores e agentes de continuidade e de rutura relevantes na produção e no consumo
de materialidades.
- Domínio do vocabulário e dos conceitos sobre cultura material neste período histórico.
- Noções básicas sobre os debates historiográficos, com enfoque especial nos contributos recentes da
investigação.
Competências:
- Desenvolvimento das capacidades de pesquisa bibliográfica e documental;
- Desenvolvimento das capacidades de análise, comparação e de síntese.
- Desenvolvimento das capacidades de leitura crítica e de exposição oral e escrita.
- Desenvolvimento da autonomia, espírito de entreajuda e responsabilidade no trabalho.

Conteúdos Programáticos

1. Conexões e interações globais
- A integração do espaço. Impérios europeus e asiáticos
- População, estruturas ecológicas e crescimento demográfico. Migrações voluntárias e forçadas.
- Mercados e circuitos comerciais
- Circulações culturais, religiosas e assistenciais. Alteridades, reformas e conversão.
2. Contextos e práticas sociais da produção e do consumo (sécs. XVI-XVIII).
- Sociedades desiguais. Grupos sociais, hierarquias e segregação. O género e as minorias étnicoreligiosas.
- Rendimentos, consumos e “novos consumos”.
- Os mundos urbanos e os rurais. Espaços de residência e de trabalho
3. Contextos e práticas culturais na produção e consumo do Renascimento ao Iluminismo
- Correntes artísticas e filosóficas. Os impactos da imprensa (livro, manuscrito) e das censuras. -
Pensamento científico e inovação técnica. Guerra e navegação

Métodos de Ensino

A capacidade de análise crítica será desenvolvida com recurso a leituras, debates e relatórios escritos
sobre fontes coevas ou textos historiográficos. Estes materiais serão disponibilizados na plataforma
moodle. Os estudantes serão encorajados a pesquisar fontes e bibliografia complementares em
blbliotecas, museus, arquivos, portais e bases bibliográficas online.
Avaliação
I - Avaliação contínua:
1. Frequência no final do semestre, com toda a matéria da disciplina (50%).
2. Assiduidade (5%). Os alunos não podem exceder 6 faltas.
3. Aulas práticas e assistência a uma conferência obrigatórias. A participação nas mesmas deve ser
acompanhada da entrega de um relatório sumário (1000 a 1500 palavras). Tudo 20%.
4. Apresentação de um ou dois pequenos trabalhos escritos (até 1500 palavras), acompanhados por 2 a 3
sessões tutoriais obrigatórias.
(25%).
II – Os alunos em regime de exame serão inquiridos em função de um programa obrigatório de leituras
definido pelo docente.

Bibliografia

BERGIN, Joseph (ed.). The seventeenth century. Europe 1598-1715, Oxford:
2001
BLANNING, T.C.W. (ed.), The Eighteenth Century: Europe 1688-1815,
Oxford: 2000
BURKE, Peter - O Renascimento, Lisboa: 2008 CAMERON, Euan (ed.), O século XVI, Lisboa: 2009
FLORISTÁN, A. (dir.), Historia Moderna Universal, Barcelona: 2005 LEITÃO, Henrique (ed.), 360º. Ciencia
Descoberta, Lisboa: 2013 TRENTMANN, F. (ed.), The Oxford Handbook of the History of Consumption,
Oxford Handbooks Online: 2012.
MARTIN, H.-J. e FEBVRE, L., O Aparecimento do Livro, Lisboa: 2000 NORTH, Michael, Art and commerce in
the Dutch Golden Age, New Haven & Londres, 1997.
PARKER, C. H., Global Interactions in the Early Modern Age, 1400-1800,
Cambridge: 2010.
WIESNER-HANKS, M. E.. Early Modern Europe, 1450-1789, 6ª reimpr.,
Cambridge: 2011 (1ª ed. 2006).
Sítios:
Internet Modern History Sourcebook.
http://www.fordham.edu/halsall/mod/modsbo [1]
Links:
------
[1] http://www.fordham.edu/halsall/mod/modsbo

Equipa Docente