2023

Sociedade e Cultura Medievais

Nome: Sociedade e Cultura Medievais
Cód.: HIS12106L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos:
Compreender e integrar os parâmetros de evolução do mundo atual em função das dinâmicas do passado;
reconhecer, em termos gerais, a diversidade social e cultural da Europa e do Mediterrâneo ao longo do
período medieval; identificar os períodos fulcrais de transformação estrutural; apreender identificar e
contextualizar produções culturais e patrimoniais; integrar ideias de comparação, diversidade, contacto e
interacção social e cultural, no sentido antropológico do termo; apreender e discutir conceitos..
Neste sentido pretende-se que os discentes adquiram conhecimentos que lhes permitam enquadrar
devidamente a produção patrimonial no contexto medievo, numa perspectiva de interação cultural;
desenvolvam o espírito crítico e o pensamento abstracto; desenvolvam capacidades de análise, crítica e
trabalho autónomo, nomeadamente em grupo; interiorizem progressivamente a relação entre Passado e
Presente, de forma a construir um pensamento crítico e atuante de cidadania.

Conteúdos Programáticos

1. Entre a Europa e o Mediterrâneo
1.1. Quem somos nós? O Presente e a Medievalidade
1.2. Discutir conceitos: sociedades e culturas numa perspetiva em tempo longo
2. Do final do Império ao séc. X: mutações, continuidades, ruturas
2.1. Enquadramento político
2.2. O nascimento e expansão de uma nova religião: o Islão
2.3. Línguas e culturas – para uma génese da cultura europeia
2.4. Entre as duas margens do Mediterrâneo: sociedades e culturas em contacto
2.5. Patrimónios culturais
3. A Europa e o Mediterrâneo entre os sécs. XI-XIII
3.1. Enquadramento político
3.2. Demografia e sociedade(s)
3.3. Cultura latina e cultura árabe
3.4. Sociedades e culturas de fronteira: entre o Mediterrâneo islâmico e cristão
3.5. Patrimónios culturais
4. A Europa e o Mediterrâneo em transformação: sécs. XIV-XV
4.1. Enquadramento político
4.2. Sociedades em “crise”
4.3. Expansionismos: Europa e Mediterrâneo Oriental
4.4. Emergência(s) culturais: de Ibn Khaldoun ao humanismo
4.5. Patrimónios culturais

Métodos de Ensino

Pretende-se uma metodologia ativa baseada no trabalho continuado e orientado dos discentes,
devidamente enquadrado por uma gramática conceptual e uma abordagem teórica introduzidas pelos
docentes. A avaliação contínua constará de um trabalho de grupo, monitorizado nas aulas tutoriais (50%),
contemplando uma proposta de dinamização patrimonial, de uma frequência (30%) e de um relatório de
visita de estudo ou de comunicação/conferência (20%). Em opção, existe a avaliação por exame final.

Bibliografia

ABULAFIA, D.(2011), The Great Sea: A Human History of the Mediterranean. Oxford: Oxford University
Press
BLOCKMANS, W. & HOPPENBROUWERA, P. (2014) Introduction to medievial Europe 300- 1500, 2ª ed. New
York New Routledge
ECO, U., org. (2011-15). Idade Média, 4vols. Lisboa: D. Quixote
FERRARI, S. & BENZO, A., eds. (2014). Between Cultural Diversity and Common Heritage: Legal and
Religious Perspectives on the Sacred Places of the Mediterranean. UK: Ashgate
GUREVITCH, A. (1991), As categorias da cultura medieval. Lisboa: Caminho
HOURANI, Al. & RUTHVEN, M. (2010). A History of the Arab Peoples: With a New Afterword. Harvard:
Harvard University Press
HORDEN & PURCEL (2000).The Corrupting Sea: A Study of Mediterranean History. Oxford; Blackwell
LE GOFF, J. (1984). A Civilização do Ocidente Medieval, 2 vols., Lisboa: Estampa
MANZANO MORENO, E. (1992). Historia de las Sociedades Musulmans en la Edad Media. Madrid: Sintesis