2023

Metodologias e Recursos da Investigação em Patrimonio Cultural

Nome: Metodologias e Recursos da Investigação em Patrimonio Cultural
Cód.: HIS12101L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Educação em igualdade de género; promover importância parcerias para redução das desigualdades sociais e sensibilizar para consumos responsáveis e sustentável, como ethos patrimonial.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos
.Conhecer as metodologias e os recursos usados nos estudos e na pesquisa em PC
.Reconhecer os conceitos, teorias, técnicas e estratégias de intervenção e planificação usados em PC,
com aplicação a monumentos e locais classificados
.Dominar os métodos de pesquisa aplicados ao PC e a sua relação com as C. Sociais
Perceber as distintas fases de construção de um projeto de investigação em PC.
Competências
.Compreender as implicações éticas e práticas da ação em PC
.Desenvolver um espírito crítico e analítico sobre as implicações económicas, sociais, políticas e culturais
das intervenções em PP e a sua relação com a sociedade
.Desenvolver competências de pesquisa doc. e bibliog. em C. Sociais e Humanas, com particular destaque
em PC
Desenvolver trabalho autónomo e crítico que reflita a consciencialização das diversas dimensões do PC,
da sua gestão ao nível das estruturas e das organizações, das problemáticas colocadas pela diversidade
de espaços e equipamentos patrimoniais

Conteúdos Programáticos

Parte I - O objecto patrimonial e o P. Cultural
1. Conceptualização de Património Cultural: tendências, balanços e perspectivas
2. Do objecto aos conjuntos patrimoniais - P. Material e P. Imaterial
3. A protecção ao objecto patrimonial: o quadro legal nacional e internacional; o inventário patrimonial
Parte II - Metodologias e Recursos da investigação em P. Cultural
1. A Identificação dos distintos patrimónios e a hibridização do património cultural: do local ao global
2. Fontes documentais e recursos para a investigação em P. Material e Imaterial
3. Estratégias de Investigação em P. Material e Imaterial: identificação e estabelecimento de critérios de
acordo com os trabalhos a desenvolver
3.1. Os objectos de estudo e as fontes disponíveis
3.2. A multiplicidade de práticas e os fundamentos teórico-científicos
3.3. O processo de investigação e o seu carácter inter ou multidisciplinar
Parte III - Epistemologia das metodologias da preservação dos bens culturais: história, lógica e âmbito

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino: aulas teórico-práticas, exposição de conteúdos, análise de textos e apresentação
de trabalhos pelos alunos. Os materiais didáticos usados nas aulas serão disponibilizados na plataforma
de e-learning da universidade: www.moodle.uevora.pt No início do ano serão indicadas duas horas
semanais dedicadas ao trabalho tutorial, a fim de acompanhar os alunos especialmente para realização
dos trabalhos programados. Avaliação: Regime de Exame ou de Avaliação contínua. Esta compreende; 1.
Trabalho individual de investigação, num tema proposto pelo estudante, mas que terá de ser aceite por um
dos docentes (40%) – com apresentação oral do mesmo (20%). A sua preparação será acompanhada nas
tutorias. 2. uma frequência (40%).

Bibliografia

AZEVEDO, C. A. Moreira; AZEVEDO, A. G. de (1994), Metodologia Científica. Contributos práticos para a
elaboração de trabalhos académicos, Porto: Ed. Autor
BELL, J.udith (1997), Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências
sociais e da educação, Lisboa: Grad
CAMPOS, F. M. (1997), “A inovação no saber disponível: bibliotecas e novos suportes de informação”,
Leituras. Revista da Biblioteca Nacional,.Lisboa, s. 3, 1.
CASTILLO, M. Á. (ed.) (2000), Ciudades Históricas: conservación y desarrollo. Madrid: F. Argentaria, Visor.
CHOAY, F. (2005), Património e Mundialização. Évora: Casa do Sul Editora.
CUNHA, Isabel Ferin (1997), “Contra a fragmentação: da informação ao conhecimento”, Leituras. Revista
da Biblioteca Nacional. Lisboa, s. 3, 1 p. 75-83.
DEVLIN, K. (2000), Info-senso. Como transformar a informação em conhecimento. Lisboa: Ed. Livros do
Brasil.
MOHEN, J-P. (1999), Les sciences du Patrimoine. Identifier, Conserver, Restaurer. Paris : Ed. Odile Jacob.