2023

História Geral da Arte

Nome: História Geral da Arte
Cód.: HIS10829L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História da Arte

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Aprofundar os conhecimentos no âmbito da história de arte ocidental; desenvolver o gosto pelo património artístico-cultural; e sensibilizar para a diversidade das linguagens visuais. Recorrendo-se para isso à observação e à interpretação de vários géneros artísticos: pintura, escultura, arquitetura.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Nesta U.C. pretende-se que os Alunos aprofundem os seus conhecimentos no âmbito da história de arte ocidental, numa perspetiva diacrónica, identificando grandes períodos, movimentos e contextos histórico-culturais.
São quatro os principais objetivos:
a)Saber reconhecer as obras de arte, integrando-as nas respetivas épocas e movimentos artísticos;
b)Saber enquadrar e compreender historicamente os principais movimentos e correntes artísticas;
c)Entender o valor (singular) de uma obra de arte, inserida nos contextos artístico, cultural e histórico;
d)Desenvolver gosto e sensibilidade pelo património artístico-cultural;
e)Exercitar competências práticas, a nível da leitura e da interpretação dos diferentes géneros de obras de arte.


Conteúdos Programáticos

1.Dialogar com uma obra de Arte:
1.1. Identificação do objeto artístico.
1.2. Como ler diferentes tipos de obras.
1.3. Principais géneros e temáticas.
1.4. Materiais, suportes e técnicas.
1.5. Os atuais guardiões da obra de Arte.

2.Principais etapas da História de Arte Ocidental:
2.1. Origens e desenvolvimento da Arte na Pré-História e na Antiguidade.
2.2. Da Arte como formulação técnica e visual do Classicismo Antigo às transformações estéticas da Antiguidade Tardia e da Alta Idade Média.
2.3. Auge da Arte Medieval. Os programas do Românico e o advento do Gótico.
2.4. Renascimento (Escola flamenga tardia e Escolas italianas).
2.5. Renascimento e Maneirismo (1500-1550). A maniera e a instauração da norma e do modelo.
2.6. A Arte do Barroco. O urbanismo como obra artística.
2.7. A Arte entre o classicismo e o Romantismo.
2.8. O século XIX: Neoclassicismo e Romantismo. Do Realismo ao Pós-Impressionismo.
2.9. Revivalismos e Arte Moderna.
2.10. Do pós-guerra ao início do séc. XXI

Métodos de Ensino

Considerando que os objetivos de aprendizagem na UC são de caráter teórico-prático, opta-se por lecionar de um modo predominantemente visual e direto: pela observação e análise de obras de arte; pelo recurso a vídeos, a websites interativos e a power points; e ainda, por visitas guiadas a Museus e a Monumentos.
A avaliação pode ser feita através de exame (100%) ou processo contínuo, de acordo com os critérios definidos no RAUÉ. No entanto, privilegia-se a avaliação contínua, que consta de duas frequências (25%+25%), da participação dos alunos nas aulas, da realização mínima de ¾ dos trabalhos práticos e de pequenos relatórios de observação e de analise de obras (50%). Os alunos são deste modo incentivados a um acompanhamento regular e crítico da matéria.

Avaliação

A avaliação pode ser feita através de exame ou processo contínuo.


A avaliação contínua consta de uma frequência, a realizar no final do semestre; da participação nas aulas; e da realização de todos os trabalhos práticos. Ao longo do semestre os alunos realizarão pequenos exercícios, que integrarão no trabalho final, individual ou em grupo.



 A classificação final na disciplina corresponderá à média resultante da frequência (50%) e de todos os exercícios práticos (50%). O trabalho será apresentado oralmente em Maio.

Bibliografia

Webgrafia:
Google Art and Culture (2021, Agosto 15). Disponível em https://artsandculture.google.com/entity/m02cywx?categoryId=art-movement
Khan Academy (2021, Agosto 15). Disponível em https://smarthistory.org
Bibliografia:
Acton, M. (2009). Learning to Look at Paintings. London: Routledge
Acton, M. (2014). Learning to Look at Sculpture. London: Routledge
Argan, G. C. (1987). Renacimiento y Barroco, 2ºvol. Madrid: Akal
Argan, G. C. (1991). El Arte Moderno. Madrid: Akal
Gombrich, E. H. (2013). Historia de Arte. Lisboa: Público
Graham-Dixon, A. (2018). Art: The Definitive Visual Guide. London: DK.
Jestaz, B. (2010). Architecture of Rennaissance. From Brunelleschi to Palladio. London: Thames &Hudson
Laneyrie-Dagen, N. (2004). How to Read Paintings. Edinburgh: Chambers
Melvin, J. (2009). Understanding Architecture. London: Herbert Press
Panofsky, E. (1973). La Perspectiva como forma simbólica. Barcelona: Tusquets
Sutton, Ian (2003). História da Arquitetura no Ocidente. Lisboa: Verbo