2023

Educação para a Cidadania

Nome: Educação para a Cidadania
Cód.: PED11185M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Conhecer os principais quadros conceptuais acerca da cidadania e compreender a suas intercorrências políticas, culturais e educacionais.
• Discutir e compreender os desafios e as opções que a sociedade contemporânea (em particular a transformação digital) impõe a uma educação para a cidadania.
• Conhecer os principais debates em torno das áreas temáticas a ser abordadas no processo de educação para a cidadania e, face a isso, ter uma posição crítica fundamentada.
• Possuir as competências didácticas necessárias à promoção de conhecimentos, valores e atitudes em questões de cidadania
• Assumir um papel interventivo e crítico nos planos profissional e pessoal, em ordem a uma cidadania plena

Conteúdos Programáticos

A. Conceitos-chave: democracia, ideologia, justiça, direitos humanos, cidadania, liberdade, igualdade, inclusão, globalização, individualismo, liberalismo, socialismo.
B. A educação para a cidadania como educação para os valores.
C. Os novos cenários da educação para a cidadania: cidadania digital, inteligência artificial, alterações climáticas, o mundo multipolar.
D. A estratégia nacional de Educação para a cidadania.
E. As dimensões da educação para a cidadania: (segundo a DGE)
E.1. Dimensão europeia da Educação.
E.2. Educação Ambiental para a sustentabilidade.
E.3. Educação do Consumidor.
E.4. Educação Financeira.
E.5. Educação intercultural.
E.6. Educação para a Paz.
E.7. Educação para a Igualdade de Género.
E.8. Educação para o risco.
E.9. Educação para o desenvolvimento.
E.10. Educação para o empreendedorismo.
E.11. Educação para o Voluntariado.
E.12. Educação para os Direitos Humanos.
E.13. Educação para os media.
E.14. Educação rodoviária.
E.15. Educação para a saúde e a sexu

Métodos de Ensino

A UC integra a componente de formação educacional geral do curso e tem uma vocação reflexiva e crítica. As metodologia utilizadas nesta uc visam um sólido conhecimento teórico dos conteúdos, a partir dos pensadores mais relevantes, a par com a aplicação desses conteúdos teóricos à análise critica de situações concretas e reais, dentro do leque de dimensões prescritas pelo currículo oficial. São, pois, diversas as metodologias convocadas: momentos expositivos, debates abertos, pesquisa documental com ou sem recolha de dados de campo e exposição de resultados dessas investigações.
Constituir-se-ão grupos de trabalho aos quais se distribuem temas que deverão ser investigados, apresentados e discutidos. Dar-se-á, naturalmente, prioridade aquelas dimensões cuja articulação com as áreas científicas da formação é mais óbvia e, portanto, mais naturalmente articulável com a prática lectiva dos alunos, como o ambiente e a sustentabilidade, a educação para a saúde, a sexualidade e o género,

Avaliação

Por força do regulamento académico a EU, a UC tem tanto a modalidade de avaliação contínua como de avaliação final. Na avaliação final, o exame é constituída por uma prova de conhecimentos teóricos relativamente aos conceitos enumerados na listagem de conteúdos, com base nas referência bibliográficas enunciadas e uma parte mais focada nas capacidades de análise crítica dos mestrando, onde terá que propor e defender uma estratégia didáctica relativa a uma das dimensões da educação para a cidadania identificadas no programa.
A avaliação contínua tem uma componente de grupo que consiste numa pequena investigação (documental ou mesmo com dados de campo) sobre um dos temas da EC e a sua apresentação e discussão na turma, e uma outra individual, que consiste na produção de um texto escrito, de reflexão sobre o seu próprio trabalho de grupo, ou um outro que lhe interesse mais e negoceie com o docente.

Bibliografia

Cortina, A. (2009). Etica de la razón Cordial. Educar en la ciudadania en el siglo XXI. Madrid. Ediciones Nobel.

Sebastião, L., (2017). Manuel Ferreira Patrício. Por uma pedagogia da sageza. In A. B. Teixeira, J. Pinto, M. T. Santos, & R. Epifânio, (Coords.) Simpósio de Homenagem a Manuel Ferreira Patrício (pp. 121-128). Lisboa: MIL ISBN 987-989-8661-72-2

Madec, A. & Muratd, N. (1998). Cidadania e Políticas Sociais, Lisboa: Instituto Piaget.

Nussbaum, M. 2014, Educação e Justiça Social, Mangualde; Edições Pedago.

Ortega, P. & Minguez, R. (2001). La educación moral del ciudadano de hoy, Barcelona: Paidós

Patrício, M. F. & Sebastião, L. (2004) Conhecimento do mundo social e da vida- Passos para uma pedagogia da sageza. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 972-674-447-4

Pomar, C. (coord.), . (2012). Guião de Educação Género e Cidadania: 2º ciclo do ensino básico. Comissão para Cidadania e Igualdade de Género/ Presidência do Conselho de Ministros (ISBN: 978-972-597-336-3)

Equipa Docente