2023

Imagens Fontes do Património Técnico

Nome: Imagens Fontes do Património Técnico
Cód.: HIS11041M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português, Francês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Reconhecer a importância da imagem como fonte histórica em articulação direta com outro tipo de fontes, como as fontes impressas;


Identificar os diferentes suportes e tipos de imagens existentes nos diferentes tempos históricos e enquadrandá-las com o contexto técnico, estético, cultural e religioso;


Reconhecer a função das imagens no decurso da história ocidental, enfatizando os períodos moderno e contemporâneo;


Enfatizar o papel da imagem enquanto objecto material em estreita relação com o desenvolvimento científico e técnico e, ao mesmo tempo, como artefacto estético formal;



Colocar os estudantes em contacto com situações concretas de conservação e preservação do património iconográfico e com a sua utilização como fonte para o estudo do património e das paisagens culturais.

Conteúdos Programáticos

I PARTE


1.    As imagens como fonte do património técnico


1.1.        A imagem no contexto da diversificação das fontes para o estudo da tecnologia


2.    As técnicas associadas aos diferentes suportes da imagem.


2.1.        A Imagem do período clássico à Idade Média:


2.2.        O livro e a imagem no período pré-cristão; a Igreja e a imagem: a importância da Iluminura;


2.3.        Os séculos XVI e XVII - A imprensa e a gravura


2.4.        Dos Incunábulos ao livro impresso: a circulação das imagens, especialmente do património técnico, na Europa e no mundo extra-europeu;


2.5.        O conhecimento científico e a imagem


2.6.        O património técnico na expressão pictórica dos séculos XVI e XVII;


2.7.        A imagem no Iluminismo: reflexos da inovação científica e técnica


2.8.        O século XIX e o surgir da fotografia; a imagem animada – o cinema


2.9.        O século XX e as teorias da imagem (fenomenologia, existencialismo, desconstrução, teoria pós-moderna da cultura).


3- A imagem e a divulgação de conhecimentos técnicos.


3.1. A iluminura e a divulgação de técnicas agrícolas


3.2. A gravura e a imprensa e a divulgação de conhecimento ligados às técnicas industriais


3.3. O cinema e a divulgação da mecanização do quotidiano


4. Aspetos técnicos e estéticos da imagem


5. O contributo da imagem para o reconhecimento do valor patrimonial dos objetos e do saber-fazer


 


II PARTE


1.    Métodos de constituição, gestão e valorização dos fundos iconográficos



2.     Análise da utilização dos diferentes tipos de imagens para o inventário, o estudo, a conservação e a valorização do património e das paisagens culturais.

Métodos de Ensino

Aulas teórico práticas, com assistência a Colóquios e Jornadas concernentes à temática da UC. Análise de fontes iconográficas em diversos suportes, em visitas a arquivos, bibliotecas e museus.

Avaliação

Realização de um trabalho individual final, com apresentação escrita e oral.


Realização de Relatórios de Visita de estudo.

Bibliografia

AIGRAIN, René, L’Hagiographie: ses sources, ses méthodes, son histoire. Bruxelles, Societé des Bolandistes, 2000


ABOUT, Ilsen ; CHÈROUX, Clément, « L'histoire par la photographie », Études photographiques, 10 | Novembre 2001, [En ligne], mis en ligne le 18 novembre 2002. URL : http://etudesphotographiques.revues.org/index261.html.


ALSTON, Margaret, England’s Iconoclasts: Laws against Images, 1988


AUERBACH, Erich, “Figura” in Scenes from the Drama of European Literature, 1959


BARTHES, Roland, The Responsibility of Forms: Essays on Music, Art, and Representation, 1985


------, Image, Music, Text, 1978


BELTING, Hans, An Anthropology of Images: Picture, Medium, Body, Princeton UP, 2011


BOLVIG, Alex; LINDLEY, Philip, (eds.), History and images. Towards a New Iconology. Turnhout, Brepols, 2003


BURKE, Peter, Eyewitnessing. The Uses of Images as Historical Evidence, Ithaca, New York, Cornell University Press, 2001


CADAVA, Eduardo, Words of Light: Theses on the Photography of History, 1997


CANDAU, Jöel,  Mémoire et Identité, Paris, P.U.F., 1998.


CASTIÑEIRAS GONZÁLEZ, Manuel, Introducción al Método Iconográfico. Barcelona, Ariel, 1998


CIVERA, Inmaculada Aguilar, “La mirada fotográfica de la Ingeniería Civil”, Ingeniería y territorio, Nº. 78, 2007, pages 82-93


CLARK, Stuart, Vanities of the Eye: Vision in Early Modern Europe, Oxford UP, 2007


MAN, Paul de, “Intentional Structure of the Romantic Image” 1960, in The Rhetoric of Romanticism, 1983


ELKINS, James, The Domain of Images, Chicago UP, 2001


FOURCADE, Marie-Blanche, Patrimoine et patrimonialisation: entre le matériel et l’immatériel, 2007


GOMBRICH, E., Norma e forma, São Paulo, Martins Fontes, 1990.


HEIDEGGER, Martin, “The Origin of the Work of Art” in Philosophies of Art and Beauty, ed. Albert Hofstadter, 1964


HUSSERL, Edmund, Phantasy, Image-Consciousness, and Memory, 1898-1925 (2005)


KOERNER, Joseph Leo, The Reformation of the Image, 2004


LAROCHE, Florent et ali, « L’image virtuelle comme source de connaissance pour le patrimoine technique et industriel : Comment allier Histoire et Ingénierie? », Congrès national des sociétés historiques et scientifiques, Arles, France, 2007


LATOUR, Bruno; WEIBEL, Peter, ICONOCLASH: Beyond the Image Wars in Science, Religion


and Art, 2002


MARION, Jean-Luc, The Visible and the Revealed, 2008


MITCHELL, W. J. T., What Do Pictures Want? The Lives and Loves of Images, Chicago, 2006


MONDZAIN, Marie-Jose, Image, Icon, Economy: The Byzantine Origins of the Contemporary


Imaginary, 2004


PAULSON, Ronald, Breaking and Remaking: Aesthetic Practice in England, 1700-1820, 1989



RÉAU, Louis,  Iconographie de l’Art Chrétien, 6 vols., Paris, PUF, 1955-59.