Imagens Fontes do Património Técnico
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Reconhecer a importância da imagem como fonte histórica em articulação direta com outro tipo de fontes, como as fontes impressas;
Identificar os diferentes suportes e tipos de imagens existentes nos diferentes tempos históricos e enquadrandá-las com o contexto técnico, estético, cultural e religioso;
Reconhecer a função das imagens no decurso da história ocidental, enfatizando os períodos moderno e contemporâneo;
Enfatizar o papel da imagem enquanto objecto material em estreita relação com o desenvolvimento científico e técnico e, ao mesmo tempo, como artefacto estético formal;
Colocar os estudantes em contacto com situações concretas de conservação e preservação do património iconográfico e com a sua utilização como fonte para o estudo do património e das paisagens culturais.
Conteúdos Programáticos
I PARTE
1. As imagens como fonte do património técnico
1.1. A imagem no contexto da diversificação das fontes para o estudo da tecnologia
2. As técnicas associadas aos diferentes suportes da imagem.
2.1. A Imagem do período clássico à Idade Média:
2.2. O livro e a imagem no período pré-cristão; a Igreja e a imagem: a importância da Iluminura;
2.3. Os séculos XVI e XVII - A imprensa e a gravura
2.4. Dos Incunábulos ao livro impresso: a circulação das imagens, especialmente do património técnico, na Europa e no mundo extra-europeu;
2.5. O conhecimento científico e a imagem
2.6. O património técnico na expressão pictórica dos séculos XVI e XVII;
2.7. A imagem no Iluminismo: reflexos da inovação científica e técnica
2.8. O século XIX e o surgir da fotografia; a imagem animada – o cinema
2.9. O século XX e as teorias da imagem (fenomenologia, existencialismo, desconstrução, teoria pós-moderna da cultura).
3- A imagem e a divulgação de conhecimentos técnicos.
3.1. A iluminura e a divulgação de técnicas agrícolas
3.2. A gravura e a imprensa e a divulgação de conhecimento ligados às técnicas industriais
3.3. O cinema e a divulgação da mecanização do quotidiano
4. Aspetos técnicos e estéticos da imagem
5. O contributo da imagem para o reconhecimento do valor patrimonial dos objetos e do saber-fazer
II PARTE
1. Métodos de constituição, gestão e valorização dos fundos iconográficos
2. Análise da utilização dos diferentes tipos de imagens para o inventário, o estudo, a conservação e a valorização do património e das paisagens culturais.
Métodos de Ensino
Aulas teórico práticas, com assistência a Colóquios e Jornadas concernentes à temática da UC. Análise de fontes iconográficas em diversos suportes, em visitas a arquivos, bibliotecas e museus.
Avaliação
Realização de um trabalho individual final, com apresentação escrita e oral.
Realização de Relatórios de Visita de estudo.
Bibliografia
AIGRAIN, René, L’Hagiographie: ses sources, ses méthodes, son histoire. Bruxelles, Societé des Bolandistes, 2000
ABOUT, Ilsen ; CHÈROUX, Clément, « L'histoire par la photographie », Études photographiques, 10 | Novembre 2001, [En ligne], mis en ligne le 18 novembre 2002. URL : http://etudesphotographiques.revues.org/index261.html.
ALSTON, Margaret, England’s Iconoclasts: Laws against Images, 1988
AUERBACH, Erich, “Figura” in Scenes from the Drama of European Literature, 1959
BARTHES, Roland, The Responsibility of Forms: Essays on Music, Art, and Representation, 1985
------, Image, Music, Text, 1978
BELTING, Hans, An Anthropology of Images: Picture, Medium, Body, Princeton UP, 2011
BOLVIG, Alex; LINDLEY, Philip, (eds.), History and images. Towards a New Iconology. Turnhout, Brepols, 2003
BURKE, Peter, Eyewitnessing. The Uses of Images as Historical Evidence, Ithaca, New York, Cornell University Press, 2001
CADAVA, Eduardo, Words of Light: Theses on the Photography of History, 1997
CANDAU, Jöel, Mémoire et Identité, Paris, P.U.F., 1998.
CASTIÑEIRAS GONZÁLEZ, Manuel, Introducción al Método Iconográfico. Barcelona, Ariel, 1998
CIVERA, Inmaculada Aguilar, “La mirada fotográfica de la Ingeniería Civil”, Ingeniería y territorio, Nº. 78, 2007, pages 82-93
CLARK, Stuart, Vanities of the Eye: Vision in Early Modern Europe, Oxford UP, 2007
MAN, Paul de, “Intentional Structure of the Romantic Image” 1960, in The Rhetoric of Romanticism, 1983
ELKINS, James, The Domain of Images, Chicago UP, 2001
FOURCADE, Marie-Blanche, Patrimoine et patrimonialisation: entre le matériel et l’immatériel, 2007
GOMBRICH, E., Norma e forma, São Paulo, Martins Fontes, 1990.
HEIDEGGER, Martin, “The Origin of the Work of Art” in Philosophies of Art and Beauty, ed. Albert Hofstadter, 1964
HUSSERL, Edmund, Phantasy, Image-Consciousness, and Memory, 1898-1925 (2005)
KOERNER, Joseph Leo, The Reformation of the Image, 2004
LAROCHE, Florent et ali, « L’image virtuelle comme source de connaissance pour le patrimoine technique et industriel : Comment allier Histoire et Ingénierie? », Congrès national des sociétés historiques et scientifiques, Arles, France, 2007
LATOUR, Bruno; WEIBEL, Peter, ICONOCLASH: Beyond the Image Wars in Science, Religion
and Art, 2002
MARION, Jean-Luc, The Visible and the Revealed, 2008
MITCHELL, W. J. T., What Do Pictures Want? The Lives and Loves of Images, Chicago, 2006
MONDZAIN, Marie-Jose, Image, Icon, Economy: The Byzantine Origins of the Contemporary
Imaginary, 2004
PAULSON, Ronald, Breaking and Remaking: Aesthetic Practice in England, 1700-1820, 1989
RÉAU, Louis, Iconographie de l’Art Chrétien, 6 vols., Paris, PUF, 1955-59.