2023

Didática de Atividades Desportivas e Expressivas II

Nome: Didática de Atividades Desportivas e Expressivas II
Cód.: DES10667L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

De uma forma geral pretende-se dotar os alunos da Licenciatura em Ciências do Desporto,
dos conhecimentos básicos necessários para uma intervenção adequada no processo de
ensino e aprendizagem no âmbito das atividades desportivas, quer nas Atividades de
Enriquecimento Curricular (AEC) quer nos níveis de ensino mais avançados.
OBJECTIVOS GERAIS
1. Abordar didática e metodologicamente o ensino dos conteúdos previstos nos programas
das Atividades de Enriquecimento Curricular, nomeadamente no âmbito das Atividades
Físicas e Desportivas.
2. Abordar didática e metodologicamente o ensino dos Desportos Individuais (DI),
colaborando ativamente na formação de competências pedagógicas dos alunos,
habilitando-os, como futuros docentes/técnicos, a reger com qualidade a sua intervenção
científico-pedagógica;
3. Visar o processo de ensino-aprendizagem nas condições escolares e afins, ou seja, na
perspectiva de resposta didático-metodológica aos objectivos e problemas de formação
desportiva das diversas modalidade que compõem os DI.
4. Fornecer um conjunto de propostas, procurando enriquecer as formas de prática
desportiva, tornando-as educativamente significativas e formativas.
No final da Unidade Curricular os alunos devem:
- Dominar as vertentes pedagógicas do ensino e aprendizagem dos desportos individuais
quer nas AEC quer no ensino avançado.
- Perceber a evolução metodológica do ensino dos diversos DI.
- Identificar as semelhanças estruturais dos distintos conteúdos das AEC e diversas
modalidades que compõem os DI;
- Identificar as diferenças essenciais dos distintos conteúdos das AEC e das diversas
modalidades que compõem os DI;
- Reconhecer as regras primárias ou princípios de cada modalidade abordada.

Conteúdos Programáticos

A. Conteúdos transversais a todas as modalidades
1. Aspectos relativos ao processo ensino-aprendizagem
Finalidade do ensino, objectivos e processo de ensino-aprendizagem
Funções e competências do professor
Planeamento e avaliação
2. Factores gerais condicionantes do planeamento
Espaço disponível
Condições materiais
Características do grupo
Caracterização individual dos alunos
3. Factores específicos condicionantes do planeamento
3.1 Plano de unidade temática
3.2 Estrutura da aula de natação
Conteúdos
Objectivos específicos
Funções didácticas
3.3 Organização da aula
Número de tarefas a realizar
Grau de dificuldade das tarefas a realizar
Duração da sessão e do exercício
Intensidade de esforço
Relação entre os conteúdos
Plano de aula
3.4 O professor na aula
3.4.1 Níveis de actuação do professor
Disciplina
Clima
Gestão
Instrução
Feedback
Especificidade da relação professor/aluno
Procedimentos facilitadores e encorajadores da boa relação professor/aluno
3.5 Avaliação do desempenho do professor
- Utilização de listas de verificação
B. Os diversos conteúdos / modalidades a abordar:
1. Nas Atividades de Enriquecimento Curricular
1.1. Atividades Físicas
Exploração da Natureza
Deslocamentos e equilíbrio
Rítmicas e expressivas
Jogos
Atividades de manipulação
Oposição e luta
1.2. Atividades desportivas individuais
Atletismo
Ginástica
Natação
2. Nos níveis de ensino mais avançados
2.1. O Atletismo:
Corridas
Lançamentos
Saltos
2.2. Natação:
Adaptação ao meio aquático
Ensino das técnicas de nado
Ensino das técnicas de partida
Ensino das técnicas de viragem
2.3. Ginástica:
Ginástica Rítmica desportiva
Ginástica acrobática
Ginástica artística – masculina e feminina
Ginástica de aparelhos
2.4. Desportos de raqueta:
Badminton
Ténis
2.5. Judo:
Quedas
Projecções
Imobilizações

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão ao longo do ano lectivo. Cada sessão terá a duração de duas horas
(cento e vinte minutos), em regime de avaliação contínua, com carácter teórico-prático, sendo
utilizada uma sala, piscina ou o pavilhão gimnodesportivo como locais privilegiados.
Serão privilegiadas sessões de micro-ensino, em que os alunos, após terem conhecimento
dos conteúdos s abordar, farão um plano de aula o qual implementarão com todos os colegas.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Para que o aluno obtenha aprovação no processo de avaliação contínua deverá cumprir os
seguintes requisitos:
• Obter classificação final igual ou superior a 9,5 valores nas tarefas de avaliação
propostas;
• Realizar todas as tarefas de avaliação propostas;
• Obter uma classificação parcial igual ou superior a 8 valores em todas as tarefas de
avaliação propostas;
• Cumprir com 75% de presenças às aulas previstas (normas adoptadas pelo
Departamento).
Tarefas de avaliação
1. Planos de aula (10%)
Elaboração de dois planos de aula para as sessões de micro-ensino a leccionar. O plano
deve ser entregue ao docente em papel no dia da sua intervenção pedagógica.
2. Intervenção Pedagógica (60%)
Cada aluno orientará duas sessões de micro-ensino, avaliada in loco por um dos
docentes, tendo por base as orientações metodológicas abordadas nas aulas e a ficha de
observação técnico-pedagógica fornecida aos alunos.
3. Relatório Final (30%)
A sessão de micro-ensino deverá ser gravada em filme para possibilitar a elaboração de
um relatório crítico sobre a intervenção pedagógica. O relatório, o plano de aula e o filme
da aula devem ser entregues ao docente em suporte informático (CD). O relatório deve ser
também entregue em papel.
Para a elaboração dos relatórios, deverão ser seguidas as seguintes normas:
• O Relatório Final deverá ser desenvolvido no formato de relatório técnico;
• Deverá conter uma capa onde constará a identificação do aluno e da unidade
curricular;
• A formatação deverá respeitar as seguintes regras: Letra Arial 12, espaçamento 1,5
(Não ultrapassar 7 páginas!);
• O trabalho deverá ser estruturado nas seguintes secções: Introdução, Metodologia,
Resultados, Reflexões Práticas, Conclusões;
• A Introdução deverá fundamentar-se na bibliografia da especialidade, podendo
socorrer-se de informação já publicada, de modo a apresentar a informação
essencial que o artigo permite transmitir. O objectivo do trabalho deverá ser explícito
no final da Introdução;
• A Metodologia deverá explicar de que forma foi desenvolvida a recolha e tratamento
dos dados, de modo a que o trabalho possa ser posteriormente replicado por quem o
ler;
• Os Resultados devem revelar informação que o autor julgue pertinente para discutir
a sua intervenção técnico-pedagógica. Aconselha-se, no mínimo, a utilização do
sistema de observação da gestão do tempo de aula, assim como a ficha de
observação utilizada para a avaliação in loco pelo docente;
• As Reflexões Práticas deverão surgir em função dos resultados apresentados, dos
itens da ficha de observação, das questões abordadas nas aulas e da bibliografia
consultada. Deverão ser discutidas e apresentadas implicações práticas para futuras
situações de intervenção técnico-pedagógica; Será também valorizada uma análise
comparativa efectuada entre as duas sessões leccionadas.
As Conclusões devem resumir sucintamente os aspectos mais importantes a retirar do
trabalho.

Bibliografia

Aguayo, A. M. (1995). Didática da Escola Nova.