2024

Teoria e Método do Treino Desportivo Específico I

Nome: Teoria e Método do Treino Desportivo Específico I
Cód.: DES10664L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta U.C. subdivide-se em várias opções, tendo em vista a especialização dos estudantes numa determinada modalidade. Os objectivos e competências genéricas são:


-Fornecer aos estudantes toda a informação, de forma a capacita-los a liderar um processo de planeamento e condução de um plano de treino, o qual possibilitará a participação em competição, num contexto de desporto federado.


- Adquirir bases conceptuais e metodológicas que contribuam para o enriquecimento dos seus quadros de referências nas distintas modalidades.


-Possibilitar ao estudante a capacidade de avaliar e reestruturar de forma capaz o processo de treino.


-Capacitar o estudante de competências específicas na área do treino das diferentes modalidades, nomeadamente no que respeita ao treino das capacidades motoras.


-Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam uma correcta intervenção técnico-científica nas áreas específicas do treino desportivo.    

Conteúdos Programáticos

Tendo em conta que a U.C. é leccionada por diversos docentes, nas distintas opções escolhidas pelos alunos, os conteúdos programáticos são específicos de cada uma delas. Desta forma, remetemos para os programas de cada opção a consulta dos respectivos conteúdos    

Métodos de Ensino

As aulas decorrerem ao longo de um semestre, sendo as turmas divididas por opções/modalidades.


Os conteúdos programáticos da unidade curricular são apresentados através do ensino de natureza colectiva (teórica e teórico-prática), e de orientação pessoal do tipo tutorial, conforme regulamento escolar da Universidade de Évora.


As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a transmissão e avaliação da informação disponível, permitindo o desenvolvimento de atitude critica e de rigor científico nos alunos. Cada sessão terá a duração de 2 horas, em regime de avaliação contínua.


As sessões teórico-práticas desenvolvem-se num contexto de prática, onde existe a aplicação de conteúdos apreendidos com atletas das distintas modalidades e até com alguns colegas de anos anteriores.


Para além das aulas Teóricas e teórico-práticas, os alunos terão ainda períodos de observação em contexto de treino desportivo, devidamente calendarizados, nos quais irão para os clubes das respetivas modalidades de opção realizar observações, que serão posteriormente alvo de um relatório individual.


As sessões de orientação do tipo tutorial compreenderão sessões individuais ou colectivas, para esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos leccionados, orientação do estudo, ou outra necessidade apresentada pelo aluno.


Apesar da importância do regime presencial, também será relevante o trabalho à distância através da plataforma moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc.). Em todas as aulas, haverá um reforço do conhecimento mediante a introdução na plataforma, de artigos científicos que permitam consolidar os conhecimentos dos alunos.


A avaliação contínua resulta da média aritmética entre a parte prática e teórica. As tarefas de cada uma das partes mencionadas são específicas de cada opção.


No processo de avaliação final os estudantes realizam um exame escrito    

Avaliação

A avaliação contínua resulta da média aritmética entre a parte prática e teórica. As tarefas de cada uma das partes mencionadas são específicas de cada opção.


No processo de avaliação final os estudantes realizam um exame escrito.    

Bibliografia

Tratando-se de uma Unidade Curricular que se subdivide em várias especializações/modalidades, a bibliografia das mesmas será disponibilizada nos respetivos programas. A bibliografia geral, comum a todas elas será a seguinte:


Bompa, T.O. (1990). Theory and methodology of training. The key to athletic performance. Dubuque: Kendall Hunt Publishing Company.


Castelo, J. (1998). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa: Edições FMH.


Platonov, V.N. (1988): El entrenamiento deportivo: Teoria y metodologia. Barcelona : PaidoTribo


Verchosanskij, J. (1990): Entrenamiento deportivo, Planificacion y programacion. Barcelona, Martinez Roca