Fisiopatologia e Prescrição do Exercício em Populações com Problemas ao Nível do Sistema Nervoso Central
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos. No final da UC os alunos devem:
1.Conhecer as características das principais patologias associadas ao SNC.
2.Compreender as suas repercussões gerais ao nível do bem estar e saúde do indivíduo.
3.Conhecer as repercussões fisiológicas das diversas patologias e as suas implicações para a prescrição do exercício.
4.Saber quais são as características que devem possuir os programas de exercício dirigidos às principais patologias do SNC no sentido de intervir sobre a capacidade funcional das pessoas.
Competências. No final da UC os alunos devem ser capazes de:
5.Aplicar protocolos de avaliação funcional em pessoas com disfunções ao nível do SNC e usar a informação resultante para elaborar programas de exercício.
6.Ser capaz de selecionar e aplicar exercícios de acordo com a condição dos participantes.
7.Acompanhar as repercussões dos programas de exercício e reformular as suas características quando necessário.
Conteúdos Programáticos
1. Breve resumo epidemiológico, factores determinantes e tipos de prevenção (primária, secundária e terciária)
2. Introdução conceptual e classificações
3. Introdução à fisiologia em sujeitos com alterações do SNC
3.1. Fisiopatologia, fases de tratamento e principais implicações na condição física
4. Prescrição de exercício físico em pessoas com alterações do sistema nervoso central
4.1. Exercício físico, tipos de prevenção e modelos de saúde
4.2. Perspetiva multimodal de exercício
4.3. Exercício como forma de estimulação física, motora, perceptiva e cognitiva
4.4. Estratégias específicas de intervenção sobre o controlo motor em alterações do SNC; prática mental e foco atencional
Métodos de Ensino
Para além da exposição dos principais conteúdos por parte dos docentes recorrendo a meios audiovisuais, serão utilizadas metodologias para promover a interação com e entre participantes. Desse modo, para além do questionamento, está prevista a formação de pequenos grupos de trabalho para se analisarem/discutirem alguns dos temas a partir de material didático fornecido pelos docentes. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.
Avaliação
A avaliação será operacionalizada através da realização de trabalhos individuais sobre as temáticas abordadas nas aulas. A seleção do tema dos trabalhos é efetuada pelo aluno em acordo com os docentes da unidade curricular.
Bibliografia
-Durstine, J.L.; Moore, G.E. (2003). ACSM´s exercise management for persons with chronic diseases and disabilities (2nd edition). Champaign: Human Kinetics. Disponível na Bibioteca VERNEY 61:796 ACSM a.
-Frontera, W. R., Slovik, D. M., & Dawson, D. M. (2006). Exercise in rehabilitation medicine: Human Kinetics Publishers.
-Poon, L. W., Chodzko-Zajko, W. J., & Tomporowski, P. D. (2006). Active living, cognitive functioning, and aging (Vol. 1): Human Kinetics Publishers. Disponível na biblioteca VERNEY 612 POO a.
Equipa Docente
- Ana Isabel Rodrigues Morais [responsável]
- Bruno Emanuel Nogueira Figueira