2023

Fisiologia e Prescrição do Exercício em Populações Idosas

Nome: Fisiologia e Prescrição do Exercício em Populações Idosas
Cód.: DES10231M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos. No final da UC os alunos devem:


1.Conhecer as principais repercussões bio-psico-sociais do envelhecimento


2.Compreender as repercussões fisiológicas do processo de envelhecimento e as suas implicações para a prescrição do exercício


3.Identificar as principais componentes da aptidão física funcional e perceber a sua importância na manutenção da autonomia e independência do idosos


4.Conhecer as características/componentes essenciais de programas de exercício para pessoas idosas.


 


Competências. No final da UC dos alunos devem ser capazes de:


1.Aplicar protocolos de avaliação funcional e utilizar essa informação na elaboração de programas individuais de exercício


2.Programar o exercício de acordo com os efeitos diferenciados pretendidos a nível físico-motor, cognitivo e relacional


3.Acompanhar os efeitos de programas de intervenção ao nível de variáveis fisiológicas, mas também perceptivo-cognitivas e relacionais/sociais.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à fisiologia em pessoas idosas


1.1. Introdução conceptual


1.2. Descrição das características metabólicas e hormonais em pessoas idosas


1.3. Implicações das características do idoso na fisiologia do esforço.


1.4. Alterações da saúde prevalentes nos idosos: indicações e contra-indicações


1.5.Aptidão física e envelhecimento


2.Aptidão física e capacidade funcional


3.Variáveis a considerar na prescrição de exercício para pessoas idosas


3.1.Aspectos psicossociais e culturais específicos


3.2.Componentes da aptidão física funcional


3.3.Idade e estado funcional


3.4.Efeitos diferenciados consoante o tipo de exercício


3.5. Protocolos de avaliação


4.Abordagem holística aos efeitos do exercício: domínios físico-motor, relacional e cognitivo


5.Exercício e funcionamento cognitivo em pessoas idosas


6.Envelhecimento e imagem do corpo

Métodos de Ensino

A abordagem de conteúdos teóricos será complementada de forma muito evidente (e importante) através das aulas teórico-práticas, em que serão efectuadas diversas atividades de aplicação dos conceitos teóricos estudados. As atividades de aplicação integram a vivência por parte dos alunos de algumas das estratégias de intervenção (e.g., tipologias de exercício) com pessoas idosas. 


Nas aulas teóricas, para além da exposição dos principais conteúdos por parte dos docentes recorrendo a meios audiovisuais, serão utilizadas metodologias para promover a interação com e entre participantes. Desse modo, para além do questionamento, está prevista a formação de pequenos grupos de trabalho para se analisarem/discutirem alguns dos temas a partir de material didático fornecido pelos docentes. O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.


Nas horas práticas serão efectuadas diversas atividades de aplicação dos conceitos teóricos da UC, que terá o seu resultado na definição de metodologias de trabalho junto da população alvo.


Apesar da importância do regime presencial, também será relevante o trabalho à distância através da plataforma moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc). A concepção da plataforma moodle tem como objectivo (i) disponibilizar recursos da UC, (ii) estimular os estudantes a aprofundarem a pesquisa de informação relacionada com os temas dados nas aulas, (iii) estimular a interação entre participantes.

Avaliação

Os alunos são avaliados através da realização de trabalhos de investigação/aplicação e através de uma ficha de avaliação.

Bibliografia

Durstine J. & Moore G. (2003) ACSM`s exercise management for persons with chronic diseases and disabilities. Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics
Jones, C. & Rose, D. (2005). Physical activity instruction of older adults. Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics.
Rose, D. (2003). Fall Proof. A comprehensive Balance and mobility training program. Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics.
Rikli, R. & Jones, J. (2001). Senior Fitness Test Manual. Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics.
Poon, L. W., Chodzko-Zajko, W. J., & Tomporowski, P. D. (2006). Active living, cognitive functioning, and aging (Vol. 1): Human Kinetics Publishers.
Guyton, A. & Hall, J. (2002). Tratado de Fisiologia Médica. 10ª edição, Guanabara Koogan SA.
Thompson, Gordon & Pescatello, ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 8th Edition, ACSM Philadelphia - USA, 2009.
Spirduso, W. Francis, K.; MacRae, P. (2005) Physical Dimensions of Aging, 2nd Edition, Champaign, Human Kinetic

Equipa Docente