2023

Protocolos de Avaliação Funcional

Nome: Protocolos de Avaliação Funcional
Cód.: DES10228M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos:
- Conheçam a forma como se elabora um protocolo de avaliação
- Saibam aplicar os diferentes tipos de testes laboratoriais e de campo disponíveis para a avaliação da condição física;
- Conheçam e saibam aplicar as diferentes baterias de baterias de condição física mais utilizadas.
- Saibam quando devem recorrer à utilização de questionários utilizados em diversas investigações biomédicas.
- Compreendam os mecanismos que estão por detrás das diversas adaptações fisiológicas que o exercício físico poderá originar.
- Dominem as implicações da aplicação dos diferentes testes e baterias de condição física, na prescrição de exercício.
- Consigam recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados;
- Que adquirem capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta Unidade.

Conteúdos Programáticos

1. Como elaborar um protocolo
2. Testes e interpretação dos princípios do exercício
2.1. Avaliação cardiorespiratória
2.1.1. Função Cardíaca
2.1.2. Função Aeróbica
2.1.3. Função Anaeróbica
2.2. Avaliação da composição corporal
2.3. Avaliação da força
2.4. Avaliação da função neuromuscular
2.5. Avaliação da flexibilidade
3. Baterias de condição física
3.1. AFISAL
3.2. Eurofit
3.3. Outras
4. A utilização de questionários

Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulasT, aulas P e tutoriais conforme regulamento escolar da UE. As aulas T são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.

Nas aulas P, os alunos devem: participar activamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão dos resultados em grupo e elaborar o relatório do trabalho individual. Estas aulas serão também uma oportunidade para os alunos aperfeiçoarem a sua capacidade de aplicar protocolos de avaliação funcional em situações reais.

A avaliação inclui questões colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita era efectuada através de frequência ou ex. final.

Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle.

Bibliografia

- Lea & Febiger. Guidelines for Graded Exercise Testing and Exercise Prescription, Second Edition, American College of Sports Medicine, Philadelphia - USA, 1980;1-32.
- Thompson, Gordon & Pescatello, ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 8th Edition, American College of Sports Medicine, Philadelphia - USA, 2009.
- http://www.topendsports.com/testing/tests/yo-yo-endurance.htm
- Williams & Wilkin, ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 5th Edition, American College of Sports Medicine, Philadelphia - USA, 1995; 3-48.
- Lawrence A et al, ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 7th Edition, American College of Sports Medicine, Philadelphia - USA, 2006; 3-18.