2023

Métodos de Treino e Efeitos a Curto e Longo Prazo

Nome: Métodos de Treino e Efeitos a Curto e Longo Prazo
Cód.: DES10225M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJECTIVOS
- Conceptualizar o Treino Desportivo como uma dimensão das Ciências do Desporto;
- Clarificar e caracterizar os conceitos de treino desportivo, preparação desportiva, rendimento desportivo, metodologia de treino;
- Dominar as leis biológicas de adaptação, os princípios metodológicos e os princípios pedagógicos do Treino Desportivo;
- Conhecer os mecanismos da dinâmica carga-adaptação;
- Definir conceptualmente, cada um dos factores de rendimento, dentro da estrutura das diferentes capacidades motoras;
- Conhecer e saber aplicar os principais instrumentos e testes de avaliação das capacidades motoras;
- Dominar as componentes estruturais da carga de treino, operacionalizando sessões para as capacidades motoras específicas;
- Dominar os meios e métodos de treino;
- Conhecer conceptualmente os diferentes modelos de periodização do Treino Desportivo, seleccionando o mais adequado em função das características específicas do seu contexto de prestação.

Conteúdos Programáticos

1. Definição de método de treino
1.1. Componentes do treino
1.2. Características da carga de treino
2. Treino cardiovascular
3. Treino de velocidade
4. Treino de força
5. Treino da flexibilidade

Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulas teóricas e tutoriais conforme regulamento escolar da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.

A unidade curricular assenta no trabalho presencial, facilitando a aquisição de competências de utilização prática.

Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc).

O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos. As modalidades de avaliação incluem a realização de frequência ou exame.

Bibliografia

Araújo, D. (2005). O contexto da decisão: A acção táctica no desporto. Lisboa.
Chu, D. (1999). Ejercicios pliométricos. Barcelona: Editorial Paidotribo.
Cometti, G. (2002). El entrenamiento de la velocidad. Barcelona: Editorial Paidotribo.
Davids, K., Glazier, P., Araújo, D. & Bartlett, R. (2003). Movement Systems as Dynamical Systems: The Functional Role of Variability and its Implications for Sports Medicine, Sports Med, 33: 245-260.
Hollman, W. & Mader, A. (2001). Os limites do organismo humano em esforço - perspectiva fisiológica. Treino Desportivo, 15, 11-21.
Lehmann, G. (2001). Capacidade de reacção e carga física. Treino Desportivo, 15, 39-42.
Silva, M. (s/d). Caracterização da carga no treino da força. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 93-101.

Equipa Docente