2025
Medir o desempenho organizacional em Saúde
Nome: Medir o desempenho organizacional em Saúde
Cód.: ENF14787O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final da Unidade Curricular (UC), pretende-se que o estudante tenha desenvolvido as competências que lhe permitam:
1. Aprofundar conceitos sobre avaliação do desempenho organizacional
2. Identificar as diferentes metodologias de avaliação do desempenho das organizações enquanto entidades integrantes do sistema de saúde.
3. Distinguir os conceitos de monitorização, de investigação e avaliação
4. Refletir sobre a importância do valor adicionado, resultado e experiência dos clientes/doentes.
5. Realizar um ensaio de avaliação do desempenho da unidade de saúde na implementação do usando uma das ferramentas apresentadas.
1. Aprofundar conceitos sobre avaliação do desempenho organizacional
2. Identificar as diferentes metodologias de avaliação do desempenho das organizações enquanto entidades integrantes do sistema de saúde.
3. Distinguir os conceitos de monitorização, de investigação e avaliação
4. Refletir sobre a importância do valor adicionado, resultado e experiência dos clientes/doentes.
5. Realizar um ensaio de avaliação do desempenho da unidade de saúde na implementação do usando uma das ferramentas apresentadas.
Conteúdos Programáticos
1. Avaliação de desempenho organizacional: modelos, teorias e conceitos
2. Tipologia de indicadores de avaliação de desempenho: utilidade e formulação
3. Modelos conceptuais de avaliação de programas de saúde
4. Monitorização, investigação e avaliação. Quais os propósitos?
5. Modelos e instrumentos de avaliação de cuidados de saúde dirigidos à população com multimorbilidades.
6. Value add na Saúde na perpectiva do doente e não dos decisores ou profissionais de saúde
2. Tipologia de indicadores de avaliação de desempenho: utilidade e formulação
3. Modelos conceptuais de avaliação de programas de saúde
4. Monitorização, investigação e avaliação. Quais os propósitos?
5. Modelos e instrumentos de avaliação de cuidados de saúde dirigidos à população com multimorbilidades.
6. Value add na Saúde na perpectiva do doente e não dos decisores ou profissionais de saúde
Métodos de Ensino
- A Metodologia de Ensino será expositiva interativa (T), ilustrada com exemplos práticos (TP) em contexto presencial (Worshops) e online (sessões assíncronas).
- Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.
- Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.
Avaliação
A avaliação será distribuída durante o semestre por realização de trabalho escrito, correspondente a um capítulo do relatório final: Metodologia de avaliação, ou por exame no final do semestre.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.
Bibliografia
1. Craig, P., Dieppe, P., Macintyre, S., Michie, S., Nazareth, I., & Petticrew, M. (2008). Developing and evaluating complex interventions: New guidance. https://mrc.ukri.org/documents/pdf/complex-interventions-guidance/
2. Imperatori, E. & Giraldes, M. (1993). Metodologia do planeamento da saúde : manual para
3. uso em serviços centrais, regionais e locais. Lisboa : Escola Nacional de Saúde Pública.
4. Simoes, A. J., Augusto, G. F., Fronteira, I., & Hernandez-Quevedo, C. (2017). Portugal. Health systems in transition, 19(2), 1-184.
5. Rodrigues, J. (2010). Avaliação do Desempenho das Organizações. Lisboa: Escolar Editora. ISBN: 9789725922910.
6. Walsh. T. (2019). Navigating to Value-Based Outcomes : Engage Your Patients and Align Your People. Medical Group Management Association (MGMA); 2nd Editions. ISBN-10: ? 1568296711; ISBN-13 ? : ? 978-1568296715
2. Imperatori, E. & Giraldes, M. (1993). Metodologia do planeamento da saúde : manual para
3. uso em serviços centrais, regionais e locais. Lisboa : Escola Nacional de Saúde Pública.
4. Simoes, A. J., Augusto, G. F., Fronteira, I., & Hernandez-Quevedo, C. (2017). Portugal. Health systems in transition, 19(2), 1-184.
5. Rodrigues, J. (2010). Avaliação do Desempenho das Organizações. Lisboa: Escolar Editora. ISBN: 9789725922910.
6. Walsh. T. (2019). Navigating to Value-Based Outcomes : Engage Your Patients and Align Your People. Medical Group Management Association (MGMA); 2nd Editions. ISBN-10: ? 1568296711; ISBN-13 ? : ? 978-1568296715