2025
Gerir a complexidade dos cuidados de saúde
Nome: Gerir a complexidade dos cuidados de saúde
Cód.: ENF14783O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final da Unidade Curricular (UC), pretende-se que o estudante tenha desenvolvido as competências que lhe permitam:
1. Aprofundar conceitos sobre multimorbilidade, dependência e cuidados de saúde complexos
2. Identificar os diferentes modelos e programas de gestão da multimorbilidade
3. Refletir sobre as diferentes fases do planeamento em saúde e desconstruir o modelo ajustando-o à sua prática
4. Realizar o diagnóstico de situação real na área da multimorbilidade, usando uma das ferramentas apresentadas.
1. Aprofundar conceitos sobre multimorbilidade, dependência e cuidados de saúde complexos
2. Identificar os diferentes modelos e programas de gestão da multimorbilidade
3. Refletir sobre as diferentes fases do planeamento em saúde e desconstruir o modelo ajustando-o à sua prática
4. Realizar o diagnóstico de situação real na área da multimorbilidade, usando uma das ferramentas apresentadas.
Conteúdos Programáticos
1. O fenómeno da complexidade em saúde
2. A multimorbilidade e a dependência: desafios do sec XXI
3. Planeamento em Saúde
4. Modelos e Programas de Gestão da Multimobilidade
5. Ferramentas de diagnóstico de situação e identificação de problemas
2. A multimorbilidade e a dependência: desafios do sec XXI
3. Planeamento em Saúde
4. Modelos e Programas de Gestão da Multimobilidade
5. Ferramentas de diagnóstico de situação e identificação de problemas
Métodos de Ensino
- A Metodologia de Ensino será expositiva interativa (T), ilustrada com exemplos práticos (TP) em contexto presencial (Worshops) e online (sessões assíncronas).
- Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.
- Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.
Avaliação
A avaliação será distribuída durante o semestre por realização de trabalho escrito individual, correspondente a um capítulo do relatório final: Enquadramento da Problemática ou por exame no final do semestre.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.
Bibliografia
1. Craig, P., Dieppe, P., Macintyre, S., Michie, S., Nazareth, I., & Petticrew, M. (2008). Developing and evaluating complex interventions: New guidance. https://mrc.ukri.org/documents/pdf/complex-interventions-guidance/
2. Imperatori, E. & Giraldes, M. (1993). Metodologia do planeamento da saúde : manual para
3. uso em serviços centrais, regionais e locais. Lisboa : Escola Nacional de Saúde Pública.
4. Nolte, E., & Anell, A. (2020). Achieving person-centred health systems: Evidence, Strategies and Challenges. Cambridge University Press.
5. OECD (2015), OECD Reviews of Health Care Quality: Portugal 2015: Raising Standards, OECD Publishing, Paris
6. Schmets G, Rajan D, Kadandale S, editors (2016). Strategizing national health in the 21st century: a handbook. Geneva: World Health Organization.
7. Simoes, A. J., Augusto, G. F., Fronteira, I., & Hernandez-Quevedo, C. (2017). Portugal. Health systems in transition, 19(2), 1-184.
8. Tavakoli, M. (2019). Quality in Health Care: Strategic Iss
2. Imperatori, E. & Giraldes, M. (1993). Metodologia do planeamento da saúde : manual para
3. uso em serviços centrais, regionais e locais. Lisboa : Escola Nacional de Saúde Pública.
4. Nolte, E., & Anell, A. (2020). Achieving person-centred health systems: Evidence, Strategies and Challenges. Cambridge University Press.
5. OECD (2015), OECD Reviews of Health Care Quality: Portugal 2015: Raising Standards, OECD Publishing, Paris
6. Schmets G, Rajan D, Kadandale S, editors (2016). Strategizing national health in the 21st century: a handbook. Geneva: World Health Organization.
7. Simoes, A. J., Augusto, G. F., Fronteira, I., & Hernandez-Quevedo, C. (2017). Portugal. Health systems in transition, 19(2), 1-184.
8. Tavakoli, M. (2019). Quality in Health Care: Strategic Iss