2024
Ética em Epidemiologia e Saúde Pública
Nome: Ética em Epidemiologia e Saúde Pública
Cód.: FIL13678O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Compreender a contraposição entre abordagem individual e abordagem comunitária em Ética e Saúde Pública.
2. Relacionar os riscos epidemiológicos nas sociedades globalizadas com o princípio da precaução e a responsabilidade das respostas transnacionais e transcontinentais.
3. Identificar o carácter ético de todas as decisões.
4. Reconhecer a força do binómio direito a cuidados de saúde-princípio da equidade em situações de escassez de recursos.
5. Reflectir sobre os mecanismos de controlo das doenças epidémicas como factores de risco da liberdade e da integridade pessoal.
2. Relacionar os riscos epidemiológicos nas sociedades globalizadas com o princípio da precaução e a responsabilidade das respostas transnacionais e transcontinentais.
3. Identificar o carácter ético de todas as decisões.
4. Reconhecer a força do binómio direito a cuidados de saúde-princípio da equidade em situações de escassez de recursos.
5. Reflectir sobre os mecanismos de controlo das doenças epidémicas como factores de risco da liberdade e da integridade pessoal.
Conteúdos Programáticos
I. A Ética e as Ciências da Vida e da Saúde, hoje
II. Valores éticos, princípios do agir e decisão humana
III. Desafios éticos em Epidemiologia e Saúde Pública
IV. Epidemiologia e Investigação
V. Regulação ética e escolhas impossíveis dos políticos
II. Valores éticos, princípios do agir e decisão humana
III. Desafios éticos em Epidemiologia e Saúde Pública
IV. Epidemiologia e Investigação
V. Regulação ética e escolhas impossíveis dos políticos
Métodos de Ensino
Métodos principais:
a) Exposição (na introdução dos temas e problemas);
b) Hermenêutica de textos;
c) Discussão e argumentação.
d) Avaliação. A avaliação contínua, incluirá duas provas escritas. Cada prova corresponde a 50% da nota final.
a) Exposição (na introdução dos temas e problemas);
b) Hermenêutica de textos;
c) Discussão e argumentação.
d) Avaliação. A avaliação contínua, incluirá duas provas escritas. Cada prova corresponde a 50% da nota final.
Bibliografia
Carter, S. M. et al. (2011). Evidence, Ethics, and Values: a framework for health promotion, American Journal of Public Health, Washington, DC, Vol. 101 (3): 465-472.
Chadwick, R.; Have, H.; Meslin, E. M. (2011). The SAGE Handbook of Health Care Ethics: Core and Emerging Issues. London: SAGE.
Coughlin, S.S. (2019). Ethics in Epidemiology and Public Health Practice. 2nd ed., American Public Health Association.
Neves, M.C.P. (coord.) (2016). Ética: dos Fundamentos às Práticas. Lisboa: Edições 70.
Neves, M. C. P. (coord.) (2019). Ethics, Science & Society. Challenges for BioPolitics. Lisboa: Glaciar.
Nuffield Council of Bioethics (2007). Public Health: Ethical Issues. Cambridge: Cambridge Publishers.
Ricoeur, P. (2011). Ética e Moral. Trad. de António C. Amaral. Covilhã: LusoSofia.
Sen, A. (2010). The Idea of Justice. London: Penguin Books.
Vallverdú, J.; Puyol, A.; Estany, A. (eds.) (2019). Philosophical and Methodological Debates in Public Health. Cham (Switzerland): Springer.
Chadwick, R.; Have, H.; Meslin, E. M. (2011). The SAGE Handbook of Health Care Ethics: Core and Emerging Issues. London: SAGE.
Coughlin, S.S. (2019). Ethics in Epidemiology and Public Health Practice. 2nd ed., American Public Health Association.
Neves, M.C.P. (coord.) (2016). Ética: dos Fundamentos às Práticas. Lisboa: Edições 70.
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