2022
Abordagem Epidemiológica Baseada no Percurso de Vida
Nome: Abordagem Epidemiológica Baseada no Percurso de Vida
Cód.: ENF13675O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Compreender e discutir as perspetivas teóricas relativas ao curso de vida e às trajetórias e transições em saúde;
Compreender os fundamentos da epidemiologia do curso de vida e analisar as diferenças face a outras perspetivas;
Conhecer as metodologias congruentes com a epidemiologia do curso de vida;
Perspetivar as implicações políticas derivadas do conhecimento adquirido com estas novas abordagens.
Compreender os fundamentos da epidemiologia do curso de vida e analisar as diferenças face a outras perspetivas;
Conhecer as metodologias congruentes com a epidemiologia do curso de vida;
Perspetivar as implicações políticas derivadas do conhecimento adquirido com estas novas abordagens.
Conteúdos Programáticos
1. Curso de vida sobre trajetórias e transições em Saúde
a. Desenvolvimento da saúde no Curso de Vida
b. Saúde e transições de saúde
2. Epidemiologia do Curso de Vida
a. Modelos Teóricos em Epidemiologia do Curso de Vida
3. Metodologias de estudo das trajetórias saúde
4. Implicações políticas do conhecimento adquirido em trajetórias e transições de saúde
a. Desenvolvimento da saúde no Curso de Vida
b. Saúde e transições de saúde
2. Epidemiologia do Curso de Vida
a. Modelos Teóricos em Epidemiologia do Curso de Vida
3. Metodologias de estudo das trajetórias saúde
4. Implicações políticas do conhecimento adquirido em trajetórias e transições de saúde
Métodos de Ensino
O processo de ensino/aprendizagem será organizado com base em sessões letivas teóricas e teórico-práticas. Nas sessões teóricas promove-se a primeira abordagem ao tema, apresentando as diferentes perspetivas sobre o mesmo e confrontando o estudante com abordagens conflituantes e/ou complementares. Nas sessões teórico-práticas dá-se ênfase ao trabalho do estudante e à sua participação ativa na dinamização das sessões através da análise, discussão e debate dos diferentes temas, previamente alvo de estudo e reflexão. Estas sessões letivas, onde o debate domina o processo de ensino aprendizagem, serão sempre orientadas e moderadas pelo docente. A avaliação consiste na realização de um trabalho escrito.
Bibliografia
Blane, D., Netuveli, G., & Stone, J. (2007). Colloque : Épidémiologie sociale et inégalités de santé The development of life course epidemiology Lémergence de lépidémiologie biographique. https://doi.org/10.1016/j.respe.2006.12.004
Burton-jeangros, C., Editors, D. B., Howe, L. D., Firestone, R., Tilling, K., & Lawlor, D. A. (2015). A Life Course Perspective on Health Trajectories and Transitions. In Springer (Vol. 4). https://doi.org/10.1007/978-3-319-20484-0
Halfon, N., Forrest, C. B. ., Lerner, R. M. ., & Faustman, E. M. (2018). Handbook of Life Course Health Development. In Handbook of Life Course Health Development. Springer Open. https://doi.org/10.1007/978-3-319-47143-3
Jacob, C. M., Baird, J., Barker, M., Cooper, C., & Hanson, M. (2017). The Importance of a Life Course Approach to Health: Chronic Disease Risk from Preconception through Adolescence and Adulthood.
Burton-jeangros, C., Editors, D. B., Howe, L. D., Firestone, R., Tilling, K., & Lawlor, D. A. (2015). A Life Course Perspective on Health Trajectories and Transitions. In Springer (Vol. 4). https://doi.org/10.1007/978-3-319-20484-0
Halfon, N., Forrest, C. B. ., Lerner, R. M. ., & Faustman, E. M. (2018). Handbook of Life Course Health Development. In Handbook of Life Course Health Development. Springer Open. https://doi.org/10.1007/978-3-319-47143-3
Jacob, C. M., Baird, J., Barker, M., Cooper, C., & Hanson, M. (2017). The Importance of a Life Course Approach to Health: Chronic Disease Risk from Preconception through Adolescence and Adulthood.