2024

Politicas de Saúde - Contributos para a Gestão da Mudança

Nome: Politicas de Saúde - Contributos para a Gestão da Mudança
Cód.: ENF13674O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

-Compreender a evolução das Políticas de Saúde em Portugal;
-Compreender o atual Sistema de Saúde e o Serviço Nacional de Saúde Portugal;
-Refletir criticamente sobre o modelo dos Determinantes Sociais da Saúde;
-Reconhecer a cidadania e participação em saúde como instrumentos de redução das iniquidades em saúde;
-Refletir sobre o Futuro do Sistema de Saúde e do Serviço Nacional de Saúde.

Conteúdos Programáticos

1. Evolução das políticas de saúde em Portugal
a. Políticas de saúde em Portugal na atualidade
2. Políticas de saúde e organização dos sistemas de saúde
a. Políticas de saúde e sistemas de saúde: Contexto e determinantes da sua evolução
b. Tipologia organizativa dos sistemas de saúde
c. Análise da evolução dos sistemas de saúde
d. Financiamento, inovação, custos e impactos
3. Políticas de saúde e equidade:
a. Os determinantes sociais da saúde
b. As estratégias de saúde
4. Cidadania e participação em saúde
5. Futuro do Sistema de Saúde e do Serviço Nacional de Saúde
a. Os desafios de saúde na atualidade
b. Nova gestão da mudança no sistema de saúde e no Serviço Nacional de Saúde
c. Políticas de bem-estar
d. Políticas públicas e gestão de conhecimento

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem será organizado com base em sessões letivas teóricas e teórico-práticas. Nas sessões teóricas promove-se a primeira abordagem ao tema, apresentando as diferentes perspetivas sobre o mesmo e confrontando o estudante com abordagens conflituantes e/ou complementares. Nas sessões teórico-práticas dá-se ênfase ao trabalho do estudante e à sua participação ativa na dinamização das sessões através da análise, discussão e debate dos diferentes temas, previamente alvo de estudo e reflexão. Estas sessões letivas, onde o debate domina o processo de ensino aprendizagem, serão sempre orientadas e moderadas pelo docente. A avaliação consiste na realização de um trabalho escrito.

Bibliografia

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