2023

Contabilidade e Finanças de Unidades de Saúde

Nome: Contabilidade e Finanças de Unidades de Saúde
Cód.: GES11060O
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa dotar os alunos de um conjunto de competências que os habilitem a compreender a estrutura, os conceitos e os princípios que suportam a construção das demonstrações financeiras e restantes mapas económicos e financeiros de acordo com o normativo nacional em vigor, nomeadamente, o Sistema de Normalização Contabilística para a Administração Pública, o Plano Oficial de Contabilidade do Ministério da Saúde – POCMS e o Plano de Contabilidade Analítica dos Hospitais (PCAH). Pretende-se ainda que os alunos aprendam a elaborar diagnósticos da situação económica e financeira das entidades com base em técnicas de análise financeira, saibam analisar o equilíbrio financeiro, identificar políticas financeiras, e proceder à análise de risco e rendibilidade, sensibilizando-os para a importância da informação produzida para o processo de controlo e tomada de decisões em entidades do sector da saúde.

Conteúdos Programáticos

1. A Contabilidade Financeira e as Demonstrações Financeiras


2. A Contabilidade de Gestão e o Plano de Contabilidade Analítica dos Hospitais (PCAH)


3. Tópicos de Finanças e Análise Financeira

Métodos de Ensino

As sessões presenciais combinam a exposição teórica dos conceitos com a discussão e resolução de casos práticos. A documentação de suporte à lecionação da unidade curricular é disponibilizada na plataforma de e-learning da Universidade de Évora.


A unidade curricular segue uma metodologia do tipo “step by step” onde as tecnologias de informação e comunicação desempenham um papel crucial. A apresentação e discussão de cada ponto do programa será acompanhada pela realização prática de exercícios ou casos, individualmente ou em grupo. Também se pretende promover o comportamento sistemático de obtenção de informação extra, leituras obrigatórias, e consultas bibliográficas e estimular a reflexão e a crítica através da análise e resolução de casos práticos.


Na concretização deste projeto assume particular relevância a disponibilidade de acesso à informação e demonstrações financeiras das principais organizações do setor da saúde.

Bibliografia

Baker, J., Baker, R. (2011). Health Care Finance – Basic Tools for Nonfinancial Managers, 3rd Edition, Jones and Barlett Publishers, Sudbury, USA.


Brealey, Richard A., and Myers, Stewart C. (2010), “Principles of Corporate Finance”, 10th Edition, McGraw-Hill, Irwin.


Ministério da Saúde – ACSS (2006). POCMS - Plano Oficial de Contabilidade do Ministério da Saúde Explicado.


Ministério da Saúde - ACSS (2007). Plano de Contabilidade Analítica, 3ª Edição.


Neves, João Carvalho (2007), “Análise Financeira – Técnicas Fundamentais”, Texto Editores.


Neves, João Carvalho (2012), “Análise e Relato Financeiro – Uma Visão Integrada de Gestão”, 5.ª Edição, Texto Editores.


William N. Zelman, Michael J. McCue, Alan R. Millikan and Noah D. Glick (2014), Financial Management of Health Care Organizations: An Introduction to Fundamental Tools, Concepts, and Applications, 4th Edition, Jossey-Bass, USA.

Equipa Docente (2022/2023 )