2025
História da Educação em São Tomé e Príncipe
Nome: História da Educação em São Tomé e Príncipe
Cód.: PED14813O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1-Compreender a evolução da educação em S. Tomé e Príncipe (séc. XV a XX)
1.2. Compreender o papel da Igreja e dos missionários na instalação da primitiva rede de instrução
1.3. Analisar a evolução dos mecanismos de organização, gestão e administração escolar durante o período colonial (séc. XIX a XX)
1.4. Conhecer as principais instituições educativas e a sua organização (sec. XIX e XX)
2 Reflectir sobre o desenvolvimento da educação no período da pós-independência (1975-2023)
1.2. Compreender o papel da Igreja e dos missionários na instalação da primitiva rede de instrução
1.3. Analisar a evolução dos mecanismos de organização, gestão e administração escolar durante o período colonial (séc. XIX a XX)
1.4. Conhecer as principais instituições educativas e a sua organização (sec. XIX e XX)
2 Reflectir sobre o desenvolvimento da educação no período da pós-independência (1975-2023)
Conteúdos Programáticos
1- Missio ad gentes: A instrução nas ilhas de São Tomé e Príncipe
(Séc. XV a XVIII)
1.1. Missionação e Ensino: o papel da Igreja Católica
1.2. Estrutura religiosa e rede escolar
1.3. Evolução da população entre 1504 e 1807
2. O Séc. XIX e o início da instrução pública
2.1. A reorganização do ensino público nas colónias (1845-1869)
2..2. Visões da educação dos indígenas: escravo, contratado, operário ou funcionário público
2.3. A importância das Missões Católicas / Claretianos (1927-1969)
2.4. Educação e ensino no final do período colonial (década de 40 até 1975)
2.5. O lento emergir do ensino secundário: da Escola Principal ao Liceu Nacional (1845-1959)
3. Cinco décadas de independência: a educação no período pós-colonial (1975-2023)
3.1. Parque Escolar (2016)
3.2. Situação do professorado: formação e profissionalização
3.3. Análise da evolução do ensino básico e secundário - principais constrangimentos
3.4. Criação e organização da rede de Ensino Superior forças e fragilidades
(Séc. XV a XVIII)
1.1. Missionação e Ensino: o papel da Igreja Católica
1.2. Estrutura religiosa e rede escolar
1.3. Evolução da população entre 1504 e 1807
2. O Séc. XIX e o início da instrução pública
2.1. A reorganização do ensino público nas colónias (1845-1869)
2..2. Visões da educação dos indígenas: escravo, contratado, operário ou funcionário público
2.3. A importância das Missões Católicas / Claretianos (1927-1969)
2.4. Educação e ensino no final do período colonial (década de 40 até 1975)
2.5. O lento emergir do ensino secundário: da Escola Principal ao Liceu Nacional (1845-1959)
3. Cinco décadas de independência: a educação no período pós-colonial (1975-2023)
3.1. Parque Escolar (2016)
3.2. Situação do professorado: formação e profissionalização
3.3. Análise da evolução do ensino básico e secundário - principais constrangimentos
3.4. Criação e organização da rede de Ensino Superior forças e fragilidades
Métodos de Ensino
De acordo com os objetivos da unidade curricular, serão desenvolvidas metodologias que privilegiem a participação dos estudantes nas aulas, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva, bem como a hermenêutica de textos apresentados e para a elaboração de trabalhos de grupo.
Para obter aprovação nesta cadeira, qualquer estudante que tenha cumprido os critérios de assiduidade mínima, deverá realizar trabalhos de grupo indicados e no final uma frequência e ou exame.
Avaliação continua:
Frequência 60 %
Trabalho de grupo 30%
Assiduidade 10%
Para obter aprovação nesta cadeira, qualquer estudante que tenha cumprido os critérios de assiduidade mínima, deverá realizar trabalhos de grupo indicados e no final uma frequência e ou exame.
Avaliação continua:
Frequência 60 %
Trabalho de grupo 30%
Assiduidade 10%
Avaliação
Para obter aprovação nesta cadeira, qualquer estudante que tenha cumprido os critérios de assiduidade mínima, deverá realizar trabalhos de grupo indicados e no final uma frequência e ou exame.
Avaliação continua:
Frequência 60 %
Trabalho de grupo 30%
Assiduidade 10%
Avaliação continua:
Frequência 60 %
Trabalho de grupo 30%
Assiduidade 10%
Bibliografia
AMADO, Lúcio (2017), História da Educação no arquipélago de São Tomé e Príncipe O Ensino Primário - da Escola Pública à Escola de Mato, ed. Colibri, Lisboa, 2017.
AMBRÓSIO, António (1984), Subsídios para a História de São Tomé e Príncipe, Livros Horizonte, Lisboa, 1984.
DEUSDADO, José Ferreira (1890), Plano de uma Escola Colonial Portuguesa: alvitre apresentado a grande Comissão da Subscrição para a Defesa Nacional e à Liga Patriótica do Norte, Ed. Minerva Avenida, 1890.
PEREIRA, Sara Marques e MARQUES, Renata (2021), História da Educação em S. Tomé e Príncipe (séc. XV a XX) Estudos e Fontes, Ed. Pocket Tropics, Lisboa, 2021.
PONTES, Jerónimo de Xavier (2006), História da Educação em África: subsídios para a História da Educação em S. Tomé e Príncipe, UNLFCSH, Lisboa, 2006.
RECHEADO, Carlene (2000), As missões franciscanas na Guiné (séc. XVII), FCSHUNL, Lisboa, 2010.
AMBRÓSIO, António (1984), Subsídios para a História de São Tomé e Príncipe, Livros Horizonte, Lisboa, 1984.
DEUSDADO, José Ferreira (1890), Plano de uma Escola Colonial Portuguesa: alvitre apresentado a grande Comissão da Subscrição para a Defesa Nacional e à Liga Patriótica do Norte, Ed. Minerva Avenida, 1890.
PEREIRA, Sara Marques e MARQUES, Renata (2021), História da Educação em S. Tomé e Príncipe (séc. XV a XX) Estudos e Fontes, Ed. Pocket Tropics, Lisboa, 2021.
PONTES, Jerónimo de Xavier (2006), História da Educação em África: subsídios para a História da Educação em S. Tomé e Príncipe, UNLFCSH, Lisboa, 2006.
RECHEADO, Carlene (2000), As missões franciscanas na Guiné (séc. XVII), FCSHUNL, Lisboa, 2010.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Sara Maria de Azevedo e Sousa Marques Pereira [responsável]