2025
Metodologia de Investigação em Educação
Nome: Metodologia de Investigação em Educação
Cód.: PED13954M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver competências de investigação em educação.
Aplicar conceitos fundamentais de investigação em educação, na análise e desenho da pesquisa;
Conhecer métodos e técnicas de recolha de dados de investigação;
Conhecer técnicas de tratamento e análise de dados resultantes de investigação em educação;
Elaborar projetos de investigação no âmbito da educação.
Aplicar conceitos fundamentais de investigação em educação, na análise e desenho da pesquisa;
Conhecer métodos e técnicas de recolha de dados de investigação;
Conhecer técnicas de tratamento e análise de dados resultantes de investigação em educação;
Elaborar projetos de investigação no âmbito da educação.
Conteúdos Programáticos
1. A investigação como dimensão essencial da profissionalidade
1.1. Relação entre saber científico e prática profissional
1.2. A investigação ao serviço da sustentação da ação educativa
2. Epistemologia e metodologia de investigação
2.1. Construção do conhecimento científico
2.2. Fundamentos do conhecimento científico
2.3. Paradigmas de investigação: científico /positivista e naturalista /interpretativo
3. Etapas do processo de investigação
3.1. Identificação do problema
3.2. Revisão da literatura
3.3. População e amostra ou participantes
3.4. Desenhos de investigação: experimental; estudo de caso; investigação-ação
3.5. Construção de instrumentos de recolha de dados: observação, entrevistas, questionários
3.6. Recolha de dados
3.7. Análise de dados
4. A escrita de relatórios científicos.
1.1. Relação entre saber científico e prática profissional
1.2. A investigação ao serviço da sustentação da ação educativa
2. Epistemologia e metodologia de investigação
2.1. Construção do conhecimento científico
2.2. Fundamentos do conhecimento científico
2.3. Paradigmas de investigação: científico /positivista e naturalista /interpretativo
3. Etapas do processo de investigação
3.1. Identificação do problema
3.2. Revisão da literatura
3.3. População e amostra ou participantes
3.4. Desenhos de investigação: experimental; estudo de caso; investigação-ação
3.5. Construção de instrumentos de recolha de dados: observação, entrevistas, questionários
3.6. Recolha de dados
3.7. Análise de dados
4. A escrita de relatórios científicos.
Métodos de Ensino
De acordo com os objetivos da UC, serão desenvolvidas metodologias que privilegiem a participação dos estudantes, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva, bem como da experimentação de instrumentos de investigação contribuindo, simultaneamente, para a consolidação dos seus saberes e para a respetiva mobilização.
A avaliação nesta UC decorre de forma contínua ao longo das sessões de trabalho e terá em conta a assiduidade dos estudantes (mínimo 75%), inclui a elaboração de uma proposta individual de projeto de investigação (PI) (60%) e a elaboração de duas entradas para um glossário (EG) de termos relacionados com as temáticas a abordar ao longo do semestre e que, no final, será disponibilizado a todos os alunos (40%).
A classificação final (CF) na Unidade Curricular, no regime de avaliação contínua, resultará da aplicação da seguinte fórmula: CF=0.6 PI + 0.4 EG.
O regime avaliação Final implica a realização de uma prova individual (100%).
A avaliação nesta UC decorre de forma contínua ao longo das sessões de trabalho e terá em conta a assiduidade dos estudantes (mínimo 75%), inclui a elaboração de uma proposta individual de projeto de investigação (PI) (60%) e a elaboração de duas entradas para um glossário (EG) de termos relacionados com as temáticas a abordar ao longo do semestre e que, no final, será disponibilizado a todos os alunos (40%).
A classificação final (CF) na Unidade Curricular, no regime de avaliação contínua, resultará da aplicação da seguinte fórmula: CF=0.6 PI + 0.4 EG.
O regime avaliação Final implica a realização de uma prova individual (100%).
Bibliografia
Arthur, J. (ed) (2012). Research methods and methodologies in education. Sage.
Barnett, V. (1986). Interpreting multivariate data. John Wiley & Sons
Bergman, M. M. (ed)(2008). Advances in mixed methods research: theories and applications. Sage
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. Sage.
Ghiglione, R.& Matalon, B. (2005). O inquérito: teoria e prática. Celta Editora
King, N. & Horrocks, C. (2010). Interviews in qualitative research. SAGE
Moreira, J. M. (2009). Questionários: teoria e prática. Almedina.
Neuman, W. L. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Pearson Education
Silverman, D. (2010). Doing qualitative research: A practical handbook. (4th ed.) Sage.
Simons, H. (2009). Case study research in practice. SAGE
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). Guilford Press
Barnett, V. (1986). Interpreting multivariate data. John Wiley & Sons
Bergman, M. M. (ed)(2008). Advances in mixed methods research: theories and applications. Sage
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. Sage.
Ghiglione, R.& Matalon, B. (2005). O inquérito: teoria e prática. Celta Editora
King, N. & Horrocks, C. (2010). Interviews in qualitative research. SAGE
Moreira, J. M. (2009). Questionários: teoria e prática. Almedina.
Neuman, W. L. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Pearson Education
Silverman, D. (2010). Doing qualitative research: A practical handbook. (4th ed.) Sage.
Simons, H. (2009). Case study research in practice. SAGE
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). Guilford Press
Equipa Docente (2024/2025 )
- Marília Evangelina Sota Favinha [responsável]
- Marília Evangelina Sota Favinha [responsável]
- Paulo Jaime Lampreia Costa