2025
Liderança em Contextos Educativos
Nome: Liderança em Contextos Educativos
Cód.: PED13932M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1 - Analisar diferentes modelos de liderança e suas implicações
2 - Analisar a importância do estabelecimento de uma cultura institucional partilhada e motivadora
3 - Justificar a importância do envolvimento direto do líder na formação e motivação de utentes e dos
colaboradores
4 - Conhecer o quadro normativo de gestão e liderança em Portugal
2 - Analisar a importância do estabelecimento de uma cultura institucional partilhada e motivadora
3 - Justificar a importância do envolvimento direto do líder na formação e motivação de utentes e dos
colaboradores
4 - Conhecer o quadro normativo de gestão e liderança em Portugal
Conteúdos Programáticos
1 Modelos e estilos de liderança
2 A liderança e a criação de uma cultura institucional
3 Os instrumentos de gestão ao serviço da liderança
4 Motivação em contexto educativo, o papel do líder
5 Liderança e gestão escolar
6 Liderança transformacional e os desafios do líder
7 O quadro normativo da gestão e da liderança nas escolas em Portugal
8 Estabelecimento de parcerias e cooperação com a comunidade
2 A liderança e a criação de uma cultura institucional
3 Os instrumentos de gestão ao serviço da liderança
4 Motivação em contexto educativo, o papel do líder
5 Liderança e gestão escolar
6 Liderança transformacional e os desafios do líder
7 O quadro normativo da gestão e da liderança nas escolas em Portugal
8 Estabelecimento de parcerias e cooperação com a comunidade
Métodos de Ensino
Prevê-se a utilização de metodologias que apelem à construção de conhecimento através do envolvimento
e participação dos alunos, nomeadamente: Gestão cooperada do processo de aprendizagem; Aulas
expositivas com debate; Relatos e/ou contacto com casos reais que permitam problematizar os conteúdos
abordados; Elaboração de trabalhos individuais ou de grupos debatidos em sala de aula.
É obrigatória a presença do estudante em 80% das sessões presenciais.
Avaliação contínua
Paper individual escrito sobre um dos temas da unidade curricular (85%).
Assiduidade e participação nas atividades letivas da unidade curricular (15%).
Avaliação em Regime de Exame
Os estudantes que optarem pelo regime de Exame, previsto no Regulamento Académico da
Universidade de Évora, devem demonstrar as competências e conhecimentos adquiridos nesta unidade
curricular, através da realização de uma prova escrita de avaliação (100%).
e participação dos alunos, nomeadamente: Gestão cooperada do processo de aprendizagem; Aulas
expositivas com debate; Relatos e/ou contacto com casos reais que permitam problematizar os conteúdos
abordados; Elaboração de trabalhos individuais ou de grupos debatidos em sala de aula.
É obrigatória a presença do estudante em 80% das sessões presenciais.
Avaliação contínua
Paper individual escrito sobre um dos temas da unidade curricular (85%).
Assiduidade e participação nas atividades letivas da unidade curricular (15%).
Avaliação em Regime de Exame
Os estudantes que optarem pelo regime de Exame, previsto no Regulamento Académico da
Universidade de Évora, devem demonstrar as competências e conhecimentos adquiridos nesta unidade
curricular, através da realização de uma prova escrita de avaliação (100%).
Bibliografia
Barroso, J.(2005).Políticas Educativas e Organização Escolar.Lisboa:Universidade Aberta
Bento, A.(2008).Desafios à liderança em Contextos de Mudança.In:A.Mendonça e A.Bento(Org.)Educação
em tempo de mudança(pp.31-54).Funchal:Grafimadeira
Blanchard, K.(2009).Um nível superior de liderança.(3ªedição).(Inês Hasselberg Trad.).Lisboa:Actual
Editora.
Goleman, D., Boyatzis, R., Mckee, A.(2007).Os novos líderes.A inteligência emocional nas organizações.(3ª
edição).(Edgar Rocha trad.).Lisboa:Gradiva
Hooper A.&Potter J.(2010).Liderança Inteligente.Criar a paixão pela mudança.(8ª edição).(Carla Pedro,
Trad.).Lisboa:Actual Editora
Jesuíno, J.C. (2005).Processos de liderança (4ª edição). Lisboa: Livros Horizonte
Kouzes, J. & Posner, B. (2009).O desafio da liderança. (Hélder Granja, Trad.). Casal de Cambra:
Caleidoscópio
Rego, A. e Cunha, M. (2007).A Essência da Liderança. (3ª Edição). Lisboa: RH
Silva, J.M. (2010).Líderes e Lideranças em Escolas Portuguesas. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão
Bento, A.(2008).Desafios à liderança em Contextos de Mudança.In:A.Mendonça e A.Bento(Org.)Educação
em tempo de mudança(pp.31-54).Funchal:Grafimadeira
Blanchard, K.(2009).Um nível superior de liderança.(3ªedição).(Inês Hasselberg Trad.).Lisboa:Actual
Editora.
Goleman, D., Boyatzis, R., Mckee, A.(2007).Os novos líderes.A inteligência emocional nas organizações.(3ª
edição).(Edgar Rocha trad.).Lisboa:Gradiva
Hooper A.&Potter J.(2010).Liderança Inteligente.Criar a paixão pela mudança.(8ª edição).(Carla Pedro,
Trad.).Lisboa:Actual Editora
Jesuíno, J.C. (2005).Processos de liderança (4ª edição). Lisboa: Livros Horizonte
Kouzes, J. & Posner, B. (2009).O desafio da liderança. (Hélder Granja, Trad.). Casal de Cambra:
Caleidoscópio
Rego, A. e Cunha, M. (2007).A Essência da Liderança. (3ª Edição). Lisboa: RH
Silva, J.M. (2010).Líderes e Lideranças em Escolas Portuguesas. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão
Equipa Docente (2024/2025 )
- Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis Moreira [responsável]