2024

Axiologia Educacional, Deontologia e Profissionalidade Docente

Nome: Axiologia Educacional, Deontologia e Profissionalidade Docente
Cód.: FIL12529O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC visa, sobretudo, fomentar a reflexão sobre as dimensões axiológica, social e política, quer da Educação, quer da profissão Docente, e a identificação dos instrumentos conceptuais indispensáveis.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Caracterizar os campos da Axiologia, da Ética e da Deontologia.
- Compreender o carácter aplicado da Axiologia Educacional e a natureza sectorial da Deontologia da Profissão Docente.
- Fundamentar as normas e os deveres profissionais nos valores e princípios éticos.
- Esclarecer os conceitos de profissionalidade e de profissionalismo.
- Justificar a natureza axiológica e política da profissão docente.
- Conhecer as diversas dimensões e características da profissionalidade docente
- Compreender a natureza axiológica e política da profissão docente
- Conhecer as fontes da ética e da deontologia da profissão

Conteúdos Programáticos

1. Axiologia e sua relação com a Ética e a Moral;
2. Axiologia educacional e conceções da educação: da educação tradicional às perspetivas sociocrítica e socioconstrutivista;
3. A axiologia educacional no contexto da globalização em educação: perspetivas hegemónicas e solidárias;
4. Educação, diversidade e inclusão: género, identidade,.raça, etnia, multiculturalismo e interculturalidade;
5. Educação para os valores e desenvolvimento humano: desenvolvimento pessoal, cidadania, direitos humanos;
6. Currículo escolar: o saber científico e o desafio da integração dos valores éticos, cívicos e morais na educação;
7. Conceito e atributos das profissões, em geral, e da profissão docente, em particular;
8. Dimensões, fatores e condições de promoção da profissionalidade docente;
9. Formação e Desenvolvimento profissional;
10. Deontologia, Responsabilização e Ação disciplinar
11. Deontologia e avaliação de desempenho do pessoal docente
12. Princípios e valores fundamentais da Educação;
13. Deontologia profissional docente à luz do ordenamento jurídico;

Métodos de Ensino

Ensino presencial, com recurso a tecnologias educativas e a plataformas de aprendizagem. Utilizam-me metodologias activas e dialógicas.

Produção de um relatório final de unidade curricular, de onde constará o desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula e o desenvolvimento de um tema à escolha dos estudantes.

Bibliografia

AMENDOEIRA, José (2012). A ética das profissões. Ética e deontologia profissional a partir do debate em torno dos conceitos de ética e de profissão. Lisboa: ISG –Escola de Gestão
BAPTISTA, Isabel (2011). Ética, deontologia e avaliação do desempenho docente. Lisboa: Ministério da Educação
CARVALHO, Adalberto – org. (2010). Limiares críticos da educação contemporânea. Porto: Edições Afrontamento
ESTÊVÃO, Carlos V. (2012). Políticas & Valores em Educação. Repensar a educação e a escola pública como um direito. Braga: Instituto da Educação da Universidade do Minho. EDIÇÕES HÚMUS
MORGADO, José Carlos (2005). Currículo e Profissionalidade docente. Porto: Porto Editora
NÓVOA, António (org.). Profissão Professor: Porto: Porto Editora, 1999

Equipa Docente (2022/2023 )