Projeto em Engenharia Agronómica
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que esta unidade curricular sirva para apoiar os futuros mestres em Engenharia Agronómica na sua preparação para o desempenho de uma das competências mais significativas do engenheiro, que é o projeto dos sistemas. No caso dos engenheiros agrónomos, os sistemas que lhes compete projetar (isto é, conceber e dimensionar), implementar (construir e verificar) e gerir (explorar e dirigir) são, naturalmente, os sistemas agronómicos, aqueles onde se faz a produção agrária, incluindo a transformação dos produtos primários. Ora, o sistema agronómico fundamental é, naturalmente, a unidade de produção agrária, a empresa agrícola, unidade tecnológica já muito complexa, em cuja organização, desenvolvimento e gestão é cada vez mais pertinente a intervenção do engenheiro, dada a cada vez maior profundidade do conhecimento científico requerido e a complexidade das respetivas aplicações (as tecnologias) à produção agrária.
No caso da presente unidade curricular, toma-se então como objetivo de referência o projeto de uma empresa agrícola, seja a criação de uma unidade nova, seja a transformação de uma antiga.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à atividade de Projeto de Engenharia
Conceitos e normas da atividade de projetista e da elaboração e apresentação de projetos. Fases do projeto. Constituição do Projeto (Peças escritas e Peças desenhadas). Aspetos jurídicos da elaboração, execução e gestão dos projetos. Avaliação de impactos ambientais dos projetos. Avaliação sócio – económica dos projetos agronómicos.
2. Projeto de organização agronómica da empresa agrícola
Projeto das atividades agrícolas, pecuárias e florestais. Definição das atividades em função dos recursos disponíveis. Enquadramento fisiográfico e ambiental.
Organização do terreno para a cultura e a defesa e conservação do solo e da água.
3. Projeto de equipamento agrícola
Organização do trabalho agrícola. Parque de máquinas da empresa agrícola. Orientação das aplicações ao caso de projeto.
4. Projeto de construções rurais
Tendências modernas na construção rural. Projetos de modernização de edifícios agrícolas e pecuários. Inserção ambiental das construções rurais. Orientação das aplicações ao caso de projeto.
5. Projeto de rega, drenagem e conservação do solo e da água.
Tipos de projetos de rega e suas especificidades. Avaliação dos recursos solo e água. Cálculo das dotações de rega de projecto e programação da rega. Dimensionamento dos sistemas de rega. Orientação das aplicações ao caso de projeto.
6. Avaliação técnico-económica do projeto.
Revisão dos principais conceitos, métodos e técnicas de gestão aplicados a empresas agrícolas. Avaliação de actividades de produção através de elaboração de contas/orçamentos de actividade. Análise de viabilidade de investimentos agrícolas na óptica empresarial, com base em orçamentos plurianuais.
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta unidade curricular será um projeto de uma empresa agrícola, com diferentes atividades agrícolas que requerem o acompanhamento de docentes de diferentes especialidades. O contacto com os alunos ocorrerá fundamentalmente durante as aulas presenciais semanais. Nessas aulas, além da introdução ao projeto em si e aos diferentes temas de projeto constantes do programa, prevê-se que os docentes vão acompanhando e orientando o trabalho dos alunos nas diferentes fases do projeto. Este acompanhamento permitirá assim fazer também uma avaliação contínua do trabalho desenvolvido pelos alunos.
Bibliografia
Cada docente indicará aos alunos bibliografia específica relativa aos temas apresentados e que os possa ajudar no desenvolvimento do seu projeto.