2023
Condicionamento Ambiental
Nome: Condicionamento Ambiental
Cód.: ERU10438M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Engenharia Rural
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Através desta unidade curricular de mestrado o aluno adquirirá competências para resolver problemas e actuar na climatização de construções rurais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se com esta disciplina dotar os alunos das competências necessárias para actuar ao nível do condicionamento ambiental das construções inerentes à cadeia alimentar sejam elas ligadas ao sector da produção (estufas e instalações para animais) ou ao sector de conservação e transformação de produtos alimentares (câmaras frigoríficas, secadores, etc.).
Conteúdos Programáticos
1. Introdução. Importância do condicionamento ambiental nas construções rurais.
2. Balanços térmico e de massa. Equação geral e simplificada; Condições de projecto; Processos de transferência de calor.
3. Noções de Psicrometria. Equações de estado; Formas de expressar a temperatura e humidade do ar; Carta psicrometrica; Processos de condicionamento ambiental.
4. Isolamento térmico. Transmissão de calor através dos materiais de construção; Resistência térmica e coeficiente de transmissão térmica globais.
5. Condensação. Condensação superficial e seu controlo.
7. Ventilação. Objectivos; Métodos de cálculo dos caudais de ventilação; Ventilação natural; Ventilação forçada.
8. Climatização. Sistemas de aquecimento; Sistemas de arrefecimento; Estimativa das necessidades de climatização de estufas, instalações pecuárias, etc.
2. Balanços térmico e de massa. Equação geral e simplificada; Condições de projecto; Processos de transferência de calor.
3. Noções de Psicrometria. Equações de estado; Formas de expressar a temperatura e humidade do ar; Carta psicrometrica; Processos de condicionamento ambiental.
4. Isolamento térmico. Transmissão de calor através dos materiais de construção; Resistência térmica e coeficiente de transmissão térmica globais.
5. Condensação. Condensação superficial e seu controlo.
7. Ventilação. Objectivos; Métodos de cálculo dos caudais de ventilação; Ventilação natural; Ventilação forçada.
8. Climatização. Sistemas de aquecimento; Sistemas de arrefecimento; Estimativa das necessidades de climatização de estufas, instalações pecuárias, etc.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas. Exposição teórica das matérias e resolução de exercícios práticos de aplicação em cada tema.
De acordo com as boas práticas de avaliação no ensino superior, a metodologia de avaliação será definida na primeira aula em concordância entre o docente e os estudantes. Deste modo, na primeira aula são apresentadas aos estudantes duas possibilidades:
1. A classificação final resulta de 2 provas de frequência (avaliação contínua, 50% cada) ou exame final (100%)
2. A classificação final resulta de uma prova escrita com toda a matéria (50%) e de trabalhos com apresentação e discussão na sala de aula (50%).
Os estudantes selecionam qual a metodologia, após o que serão definidas as datas para as provas e divulgado na plataforma Moodle.
A metodologia de avaliação seleccionada aplica-se para a avaliação contínua e exame (todas as épocas).
De acordo com as boas práticas de avaliação no ensino superior, a metodologia de avaliação será definida na primeira aula em concordância entre o docente e os estudantes. Deste modo, na primeira aula são apresentadas aos estudantes duas possibilidades:
1. A classificação final resulta de 2 provas de frequência (avaliação contínua, 50% cada) ou exame final (100%)
2. A classificação final resulta de uma prova escrita com toda a matéria (50%) e de trabalhos com apresentação e discussão na sala de aula (50%).
Os estudantes selecionam qual a metodologia, após o que serão definidas as datas para as provas e divulgado na plataforma Moodle.
A metodologia de avaliação seleccionada aplica-se para a avaliação contínua e exame (todas as épocas).
Bibliografia
Albright L. (1990). Environmental Control for Animals and Plants. ASAE ed. 453 pp.
BAPTISTA F. (2018). Balanço Térmico de Estufas - Texto de apoio às aulas de Condicionamento Ambiental e de Projectos de Engenharia Agronómica. Universidade de Évora. 13 pp.
BAPTISTA FJ e FITAS DA CRUZ V. (2007). Ventilação natural de estufas. Princípios físicos. Ingenium 98:46-52.
BAPTISTA-ALMEIDA F.J. (1996). A Ventilação Natural e o Controlo Ambiental em Instalações Para Animais. Relatório elaborado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Universidade de Évora. 51 pp.
BAPTISTA-ALMEIDA F.J. (1996). Ventilação Natural de Estufas e Métodos Experimentais de Determinação de Caudais de Ventilação. Relatório elaborado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Universidade de Évora. 102 pp.
Stanghellini C., Van 't Ooster B., Heuvelink E. (2019). Greenhouse horticulture. Technology for optimal crop production. Wageningen Academic Publishers, 300 pp.
BAPTISTA F. (2018). Balanço Térmico de Estufas - Texto de apoio às aulas de Condicionamento Ambiental e de Projectos de Engenharia Agronómica. Universidade de Évora. 13 pp.
BAPTISTA FJ e FITAS DA CRUZ V. (2007). Ventilação natural de estufas. Princípios físicos. Ingenium 98:46-52.
BAPTISTA-ALMEIDA F.J. (1996). A Ventilação Natural e o Controlo Ambiental em Instalações Para Animais. Relatório elaborado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Universidade de Évora. 51 pp.
BAPTISTA-ALMEIDA F.J. (1996). Ventilação Natural de Estufas e Métodos Experimentais de Determinação de Caudais de Ventilação. Relatório elaborado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Universidade de Évora. 102 pp.
Stanghellini C., Van 't Ooster B., Heuvelink E. (2019). Greenhouse horticulture. Technology for optimal crop production. Wageningen Academic Publishers, 300 pp.
Equipa Docente (2022/2023 )
- Fátima de Jesus Folgôa Baptista [responsável]