2023

Química do Ambiente

Nome: Química do Ambiente
Cód.: QUI13520M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objectivo dotar os estudantes de conhecimentos sobre a poluição, suas causas e efeitos, sobretudo em dois compartimentos ambientais: ar e água. As sessões centrar-se-ão nos princípios físicos e químicos da poluição atmosférica e aquática, bem como nos métodos de controlo e monitorização.
No fim da unidade o aluno deverá ser capaz de:
- discutir as razões da poluição atmosférica e as suas consequências;
- conhecer os principais poluentes e a forma como se monitorizam;
- conhecer a melhor estratégia para a resolução das situações de emissões de gases e partículas;
- conhecer os desenvolvidos recentemente na modelação destes sistemas, em particular aqueles que permitem quer a sua monitorização em tempo real, quer a previsão de cenários futuros.
Por outro lado, a unidade deve contribuir para a formação de uma consciência e uma ética ambientais nos alunos, a qual deve balizar a sua actuação profissional futura.

Conteúdos Programáticos

Poluentes e sua ação. Ozono estratosférico. Smog fotoquímico. Chuvas ácidas. Partículas em suspensão. Compostos orgânicos voláteis. Gases de efeito de estufa. Metais e compostos metálicos. Monitorização de poluentes atmosféricos. Legislação ambiental. Métodos padrão de monitorização dos principais poluentes.
Equilíbrios Químicos em Águas Naturais: Equilíbrios ácido-base, de solubilidade e redox. Ciclo e Regulação Natural de Metais Vestigiários em Ambientes Aquáticos: Ciclo global dos metais; Interface sólido - líquido; Complexação por substâncias húmicas; Sistemas hidrofóbicos; Regulação de metais pesados em rios, lagos e oceano. Regulação da Composição Química das Águas Naturais: Ciclo biogeoquímico do carbono, do azoto, do enxofre e suas interdependências. Natureza e Tipos de Poluentes dos Meios Aquáticos: Eutrofização. Modelação da Qualidade da Água.

Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas serão essencialmente expositivas, embora permitam momentos importantes de discussão e interatividade. Nas aulas teórico-práticas, tem lugar a abordagem de questões e conceitos numa perspetiva prática, a aplicação dos conhecimentos adquiridos, o desenvolvimento e consolidação de competências, através da resolução de problemas, devidamente corrigidos e debatidos.
A avaliação decorrerá em exame final mediante prova escrita (com opção por provas de frequência no regime de avaliação contínua) e/ou de trabalhos escritos. Sempre que haja lugar a trabalhos escritos, quer em regime de avaliação contínua ou final, estes têm um peso de 30 % na classificação (com 70 % para as provas escritas).

Bibliografia

1. Colin Baird, Michael Cann, Environmental Chemistry, 5th ed., W. F. Freeman and Company. New York, 2012
2. Noel de Nevers, Air Pollution Control Engineerring, Waveland Press, 3rd ed., 2016
3. João Gomes, Poluição Atmosférica, Publindústria, Porto, 2001
4. Stumm, W. e Morgan, J.J. Aquatic Chemistry - Chemical Equilibria and Rates in Natural Waters. 3ª edição, John Wiley & Sons, Toronto, 1996
5. Chin, D.A. Water-Quality Engineering in Natural Systems: Fate and Transport Processes in the Water Environment. 2ª Edição, John Wiley & Sons, Chichester, 2012.
6. Environmental Modelling Finding Simplicity in Complexity. 2ª Edição, J. Wainwright e M. Mulligan Ed., John Wiley & Sons, 2013.