2023

Marketing Internacional

Nome: Marketing Internacional
Cód.: GES12680M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos e Competências:
*Dotar os alunos dos conhecimentos que lhes permitam compreender o fenómeno de internacionalização, os
critérios de seleção e as distintas formas de acesso dos mercados externos;
*Fornecer um conjunto de ferramentas conceptuais e analíticas que permitam analisar problemas de marketing
internacional, encontrar soluções e planear, desenvolver e implementar estratégias de marketing internacional
que ajustem objetivos, experiências e recursos a oportunidades identificadas nos mercados;
*Conferir capacidade de análise e pesquisa de Marketing em contexto internacional;
*Capacitar a desenvolver um plano de marketing Internacional.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Problemática da Internacionalização
2. O Ambiente de Marketing Internacional
3. Pesquisa de Marketing Internacional
4. Segmentação e Posicionamento em Mercados Internacionais
5. Estratégias de Entrada nos Mercados Internacionais
6. Marketing Mix Aplicado ao Mercado Internacional
6.1. Globalização versus adaptação
6.2. A política de produto
6.3. A política de preço
6.4. Distribuição Internacional –o “grey market”
6.5. Comunicação Integrada de Marketing

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinam o aprofundamento dos conhecimentos teóricos,
metodológicos e empíricos com a sua investigação e aplicação a casos concretos. As sessões incluem
discussão de casos, análise de ideias e de estratégias de marketing internacional e, apresentação de trabalhos
individuais e em grupo.
A avaliação é feita com base nos resultados obtidos em 1 trabalho prático individual –caso de estudo, resumo
de artigo científico ou análise crítica de uma notícia de marketing internacional- (10%), um Plano de Marketing
realizado e apresentado em Grupo (40%) e num exame final (50%). A nota mínima no exame é 7.5.

Bibliografia

Cateora, P., Gilly, M. Graham, J. (2010). INTERNACIONAL MARKETING. 15thEd., McGraw-Hill.
Morales, B. (2006). INTERNACIONAL MARKETING: CREATIVIDAD Y INNOVACIÓN. Yoyo USA, Inc..
Czinkota, M., Ronkainen, I. (2009). INTERNATIONAL MARKLETING. 9th Edition, South-Western College Pub.
Keegan, W., Green, M. (2012). GLOBAL MARKETING. 7th Edition, Prentice-Hall, New Jersey.

Equipa Docente (2022/2023 )