2024

Pesquisa de Marketing

Nome: Pesquisa de Marketing
Cód.: GES12676M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta disciplina possui dois objectivos gerais:
Dotar os alunos de conhecimentos sobre a forma de como realizar uma pesquisa de marketing;
Ensinar os alunos a manusearem algumas das técnicas específicas utilizadas em Marketing para o tratamento dos dados e que permitem a um gestor identificar mercados, desenvolver novas ideias de produtos, medir benefícios....

Competências Genéricas:
Capacidade de análise e de síntese;
Resolução de problemas;
Capacidade de autocrítica;
Conhecimento de uma segunda língua.

Competências Específicas:
Capacidades de participação na decisão estratégica;
Capacidade de realização de pesquisas orientadas;
Capacidade de trabalho individual;
Visão holística e oportunidade estratégica;
Flexibilidade;
Capacidade para realizar segmentação de mercados;
Capacidade para elaborar mapas de posicionamento.

Conteúdos Programáticos

I. – Introdução
II - Metodologia para o Processo de Obtenção de Dados
Métodos de recolha dos dados primários
Métodos de medição e de escala
Construção do instrumento de recolha dos dados
Método de amostragem e cálculo da amostra
Trabalho de campo

III - Metodologia para o Tratamento e Análise dos Dados
Fases do Processo de Preparação dos Dados
Métodos Específicos de Análise Utilizados em Marketing:
– Análise de Clusters
– Análise Factorial
– Multidimensional Scaling (MDS)
– Análise de Discriminante

Métodos de Ensino

Na unidade curricular em causa serão utilizadas as seguintes metodologias:
- Tempos lectivos, teórico-práticos de 1,5h por semana;
- Indicação das leituras que os alunos deverão efectuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
- Resolução e discussão de casos na sala de aula;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interactividade com os alunos;
- Ensino assistido por computadores e com a utilização do SPSS;
Dado o carácter das matérias programadas, será extremamente importante que os alunos desenvolvam um trabalho extra-lectivo, nomeadamente na leitura de bibliografia e resolução dos casos propostos.
O processo de avaliação da disciplina inclui a elaboração de um trabalho em grupo (TG 0,65), apresentação e discussão oral do trabalho, a resolução individual de 1 pequeno problema (TI1 0.35).

Avaliação

O processo de avaliação da disciplina inclui a elaboração de um trabalho em grupo (TG), apresentação e discussão oral do trabalho, a elaboração de 2 trabalhos em grupo com avaliação individual em sala de aula de (TGI1 e TGI2). A nota final corresponderá à classificação resultante da aplicação da seguinte ponderação:

NF = 0,65TG + 0,15 TGI1+0,20TGI2

Uma nota inferior a 7 em qualquer um dos momentos de avaliação implica automaticamente que o estudante passe para o regime de avaliação final.

Bibliografia

Aaker; Kumar e Day. PESQUISA DE MARKETING. Editora Atlas, S. Paulo, 2004, 2ª ed.
Churchill, G.: Lacobucci. MARKETING RESEARCH. Methodical Foundations. South-Western, EUA, 2009, 3ªed..
Hair, J.F. Jr., Black, W.C., Babin, B.J., Anderson, R.E. & Tatham, R.L. (2005). Multivariate data analysis. 6th Ed., Prentice Hall.
Kotler, Philip. Keller, Kevin. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING. Prentice-Hall, 2006, 12ª Edição
Malhotra, N.. MARKETING RESEARCH. ANAPPLIED ORIENTATION. Prentice Hall, New Jersey, 2009, 6ªed..
Pestana, Mª Helena; Gageiro, João Nunes. ANÁLISE DE DADOS PARA CIÊNCIAS SOCIAIS – A Complementaridade do SPSS. Editora Sílabo, Lisboa, 2008, 5ª ed.
Quivy, Raymond; Campenhoudt, Lucvan. MANUAL DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. Gradiva, Lisboa, 1992.
Silvério, Marta. PESQUISA DE MARKETING. Universidade de Évora, 2003.
Zikmund, W..EXPLORING MARKETING RESEARCH. The Dryden Press, EUA, 2006, 9ªed..

Equipa Docente (2023/2024 )