2023
Pesquisa de Marketing
Nome: Pesquisa de Marketing
Cód.: GES12676M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta disciplina possui dois objectivos gerais:
Dotar os alunos de conhecimentos sobre a forma de como realizar uma pesquisa de marketing;
Ensinar os alunos a manusearem algumas das técnicas específicas utilizadas em Marketing para o tratamento dos dados e que permitem a um gestor identificar mercados, desenvolver novas ideias de produtos, medir benefícios....
Competências Genéricas:
Capacidade de análise e de síntese;
Resolução de problemas;
Capacidade de autocrítica;
Conhecimento de uma segunda língua.
Competências Específicas:
Capacidades de participação na decisão estratégica;
Capacidade de realização de pesquisas orientadas;
Capacidade de trabalho individual;
Visão holística e oportunidade estratégica;
Flexibilidade;
Capacidade para realizar segmentação de mercados;
Capacidade para elaborar mapas de posicionamento.
Dotar os alunos de conhecimentos sobre a forma de como realizar uma pesquisa de marketing;
Ensinar os alunos a manusearem algumas das técnicas específicas utilizadas em Marketing para o tratamento dos dados e que permitem a um gestor identificar mercados, desenvolver novas ideias de produtos, medir benefícios....
Competências Genéricas:
Capacidade de análise e de síntese;
Resolução de problemas;
Capacidade de autocrítica;
Conhecimento de uma segunda língua.
Competências Específicas:
Capacidades de participação na decisão estratégica;
Capacidade de realização de pesquisas orientadas;
Capacidade de trabalho individual;
Visão holística e oportunidade estratégica;
Flexibilidade;
Capacidade para realizar segmentação de mercados;
Capacidade para elaborar mapas de posicionamento.
Conteúdos Programáticos
I. Introdução
II - Metodologia para o Processo de Obtenção de Dados
Métodos de recolha dos dados primários
Métodos de medição e de escala
Construção do instrumento de recolha dos dados
Método de amostragem e cálculo da amostra
Trabalho de campo
III - Metodologia para o Tratamento e Análise dos Dados
Fases do Processo de Preparação dos Dados
Métodos Específicos de Análise Utilizados em Marketing:
Análise de Clusters
Análise Factorial
Multidimensional Scaling (MDS)
Análise de Discriminante
II - Metodologia para o Processo de Obtenção de Dados
Métodos de recolha dos dados primários
Métodos de medição e de escala
Construção do instrumento de recolha dos dados
Método de amostragem e cálculo da amostra
Trabalho de campo
III - Metodologia para o Tratamento e Análise dos Dados
Fases do Processo de Preparação dos Dados
Métodos Específicos de Análise Utilizados em Marketing:
Análise de Clusters
Análise Factorial
Multidimensional Scaling (MDS)
Análise de Discriminante
Métodos de Ensino
Na unidade curricular em causa serão utilizadas as seguintes metodologias:
- Tempos lectivos, teórico-práticos de 1,5h por semana;
- Indicação das leituras que os alunos deverão efectuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
- Resolução e discussão de casos na sala de aula;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interactividade com os alunos;
- Ensino assistido por computadores e com a utilização do SPSS;
Dado o carácter das matérias programadas, será extremamente importante que os alunos desenvolvam um trabalho extra-lectivo, nomeadamente na leitura de bibliografia e resolução dos casos propostos.
O processo de avaliação da disciplina inclui a elaboração de um trabalho em grupo (TG 0,65), apresentação e discussão oral do trabalho, a resolução individual de 1 pequeno problema (TI1 0.35).
- Tempos lectivos, teórico-práticos de 1,5h por semana;
- Indicação das leituras que os alunos deverão efectuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
- Resolução e discussão de casos na sala de aula;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interactividade com os alunos;
- Ensino assistido por computadores e com a utilização do SPSS;
Dado o carácter das matérias programadas, será extremamente importante que os alunos desenvolvam um trabalho extra-lectivo, nomeadamente na leitura de bibliografia e resolução dos casos propostos.
O processo de avaliação da disciplina inclui a elaboração de um trabalho em grupo (TG 0,65), apresentação e discussão oral do trabalho, a resolução individual de 1 pequeno problema (TI1 0.35).
Bibliografia
Aaker; Kumar e Day. PESQUISA DE MARKETING. Editora Atlas, S. Paulo, 2004, 2ª ed.
Churchill, G.: Lacobucci. MARKETING RESEARCH. Methodical Foundations. South-Western, EUA, 2009, 3ªed..
Hair, J.F. Jr., Black, W.C., Babin, B.J., Anderson, R.E. & Tatham, R.L. (2005). Multivariate data analysis. 6th Ed., Prentice Hall.
Kotler, Philip. Keller, Kevin. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING. Prentice-Hall, 2006, 12ª Edição
Malhotra, N.. MARKETING RESEARCH. ANAPPLIED ORIENTATION. Prentice Hall, New Jersey, 2009, 6ªed..
Pestana, Mª Helena; Gageiro, João Nunes. ANÁLISE DE DADOS PARA CIÊNCIAS SOCIAIS A Complementaridade do SPSS. Editora Sílabo, Lisboa, 2008, 5ª ed.
Quivy, Raymond; Campenhoudt, Lucvan. MANUAL DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. Gradiva, Lisboa, 1992.
Silvério, Marta. PESQUISA DE MARKETING. Universidade de Évora, 2003.
Zikmund, W..EXPLORING MARKETING RESEARCH. The Dryden Press, EUA, 2006, 9ªed..
Churchill, G.: Lacobucci. MARKETING RESEARCH. Methodical Foundations. South-Western, EUA, 2009, 3ªed..
Hair, J.F. Jr., Black, W.C., Babin, B.J., Anderson, R.E. & Tatham, R.L. (2005). Multivariate data analysis. 6th Ed., Prentice Hall.
Kotler, Philip. Keller, Kevin. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING. Prentice-Hall, 2006, 12ª Edição
Malhotra, N.. MARKETING RESEARCH. ANAPPLIED ORIENTATION. Prentice Hall, New Jersey, 2009, 6ªed..
Pestana, Mª Helena; Gageiro, João Nunes. ANÁLISE DE DADOS PARA CIÊNCIAS SOCIAIS A Complementaridade do SPSS. Editora Sílabo, Lisboa, 2008, 5ª ed.
Quivy, Raymond; Campenhoudt, Lucvan. MANUAL DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. Gradiva, Lisboa, 1992.
Silvério, Marta. PESQUISA DE MARKETING. Universidade de Évora, 2003.
Zikmund, W..EXPLORING MARKETING RESEARCH. The Dryden Press, EUA, 2006, 9ªed..