2023

Marketing Digital

Nome: Marketing Digital
Cód.: GES12547M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que o aluno seja capaz de descrever as principais noções e conceitos associados ao marketing digital e ao negócio eletrónico. No final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
• Discutir implicações da internet e das tecnologias digitais na gestão de marketing
• Identificar e planear diferentes formas de negócio eletrónico
• Analisar e planear uma estratégia de marketing digital
• Conhecer e explorar o potencial das redes sociais e plataformas online como instrumentos de negócio e de marketing

Conteúdos Programáticos

• Evolução e tendências da internet
• Introdução ao marketing digital
• Modelos de comércio electrónico
• Estratégia de marketing digital
• Redes sociais e plataformas online

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. Nas aulas presenciais:
-Adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral.
-Realiza-se a análise e discussão de estudos de caso.
-Incentiva-se e acompanha-se o trabalho de pesquisa fora da sala de aula.
Para avaliar a aprendizagem realizar-se-á:
- Um Caso de Estudo, individual, com ponderação de 50%.
- Um trabalho de pesquisa a apresentar e discutir durante as horas letivas. Peso de 50% na avaliação final.

Bibliografia

Chaffey, Dave and Ellis-Chadwick, Fiona (2016). Digital Marketing. 6th edition. Pearson Education Limited
Dodson, Ian (2016). The art of Digital Marketing. Wiley.
Laudon, K. C., and Traver, C. G. (2017) E-commerce 2016 – business, technology, society. Pearson.
McDonald, Jason (2018). Social Media Marketing Workbook. JM Internet Group and Excerpti Communications, Inc