2023
Marketing e Comunicação Interna
Nome: Marketing e Comunicação Interna
Cód.: GES12546M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Demonstrar a ligação entre MI e os RH
Capacitar para os alunos a trabalharem com os instrumentos de MI
Relevar papel da C. I. e do MI nas organizações, apontando exemplos de boas e más práticas;
Compreender a Comunicação Interna como uma das diferentes variáveis potenciadoras da eficácia organizacional;
Conjugar articuladamente os diferentes recursos comunicacionais da C. I., mediante a elaboração, implementação e avaliação do Plano de C. I.
Apontar o papel da Comunicação Interna na formação da identidade e da imagem organizacional;
Formular, implementar, controlar e avaliar um Plano de Comunicação Interna.
Capacitar para os alunos a trabalharem com os instrumentos de MI
Relevar papel da C. I. e do MI nas organizações, apontando exemplos de boas e más práticas;
Compreender a Comunicação Interna como uma das diferentes variáveis potenciadoras da eficácia organizacional;
Conjugar articuladamente os diferentes recursos comunicacionais da C. I., mediante a elaboração, implementação e avaliação do Plano de C. I.
Apontar o papel da Comunicação Interna na formação da identidade e da imagem organizacional;
Formular, implementar, controlar e avaliar um Plano de Comunicação Interna.
Conteúdos Programáticos
1 Marketing Interno
Conceito de Marketing Interno
Marketing Interno e Recursos Humanos
Modelo conceitual de Marketing Interno
Instrumentos de Marketing Interno
2 Comunicação Interna
A relação da Comunicação Interna com a imagem, desempenho e cultura organizacional
A Estratégia de Comunicação Interna
Meios e Suportes de Comunicação Interna
Plano de Comunicação interna
Conceito de Marketing Interno
Marketing Interno e Recursos Humanos
Modelo conceitual de Marketing Interno
Instrumentos de Marketing Interno
2 Comunicação Interna
A relação da Comunicação Interna com a imagem, desempenho e cultura organizacional
A Estratégia de Comunicação Interna
Meios e Suportes de Comunicação Interna
Plano de Comunicação interna
Métodos de Ensino
Na unidade curricular em causa serão utilizadas as seguintes metodologias:
- 1 Tempo letivos, teórico-práticos de 1,5h por semana, fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático;
- Nas aulas presenciais adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração, exposição oral, role playing.
- Indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
- Resolução e discussão de casos na sala de aula;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
Dado o caráter das matérias programadas, será extremamente importante que os alunos desenvolvam um trabalho extra-letivo, nomeadamente na leitura de bibliografia e resolução dos casos propostos.
- 1 Tempo letivos, teórico-práticos de 1,5h por semana, fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático;
- Nas aulas presenciais adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração, exposição oral, role playing.
- Indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
- Resolução e discussão de casos na sala de aula;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
Dado o caráter das matérias programadas, será extremamente importante que os alunos desenvolvam um trabalho extra-letivo, nomeadamente na leitura de bibliografia e resolução dos casos propostos.
Bibliografia
Cowan, D. (2017). Strategic Internal Communication -How To Build Employee Engagement And Performance. KOGAN PAGE LTD
Fitzpatrick, L. & Klavs Valskov & Pamela Mounter (2014). Internal communications-A Manual For Practitioners. KOGAN PAGE LTD
International Association of Business Communicators (IABC) (2011). The IABC Handbook of Organizational Communication -A Guide to Internal Communication, Public Relations, Marketing, and Leadership - Hardback 2011. John Wiley and Sons Ltd
Marujo, N. (2015). Marketing Interno Para Empresas de Sucesso. Chiado Editora
Ruck, K. (2015). Exploring Internal Communication-Towards Informed Employee Voice. TAYLOR & FRANCIS LTD, março de 2015
Sai, F. J. B. (2000). Marketing interno y gestión de recursos humanos. Editora Ed. Piramide.
Vercic, A.T., Vercic, D. & Sriramesh, K. (2012). Internal communication: Definition, parameters, and the future. Public Relations Review
Fitzpatrick, L. & Klavs Valskov & Pamela Mounter (2014). Internal communications-A Manual For Practitioners. KOGAN PAGE LTD
International Association of Business Communicators (IABC) (2011). The IABC Handbook of Organizational Communication -A Guide to Internal Communication, Public Relations, Marketing, and Leadership - Hardback 2011. John Wiley and Sons Ltd
Marujo, N. (2015). Marketing Interno Para Empresas de Sucesso. Chiado Editora
Ruck, K. (2015). Exploring Internal Communication-Towards Informed Employee Voice. TAYLOR & FRANCIS LTD, março de 2015
Sai, F. J. B. (2000). Marketing interno y gestión de recursos humanos. Editora Ed. Piramide.
Vercic, A.T., Vercic, D. & Sriramesh, K. (2012). Internal communication: Definition, parameters, and the future. Public Relations Review