2025
Marketing e Comunicação Interna
Nome: Marketing e Comunicação Interna
Cód.: GES12546M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos de Aprendizagem:
1.Compreender a ligação entre comunicação e marketing interno (CMI) e o seu papel estratégico nas organizações.
2. Refletir sobre o papel da CMI na GRH.
3. Reconhecer o contributo da CMI como variáveis potenciadoras da eficácia organizacional e da formação da identidade e imagem organizacional.
4. Conhecer e utilizar instrumentos, técnicas, métodos de CMI, mediante a elaboração do plano de comunicação interna.
5. Ter autonomia para planear os processos de aprendizagem nesta área de estudo.
Competências:
Organizar, planificar e gerir adequadamente o tempo e a informação.
Analisar crítica e autocriticamente a informação.
Participar ativamente na construção de conhecimento.
Revelar curiosidade intelectual e maturidade cognitiva.
Comunicar eficazmente oralmente e por escrito.
Apresentar capacidade de trabalho em equipa, de integrar e liderar equipas.
Mostrar iniciativa e ter abordagens organizadas na resolução de problemas e na tomada de decisão.
1.Compreender a ligação entre comunicação e marketing interno (CMI) e o seu papel estratégico nas organizações.
2. Refletir sobre o papel da CMI na GRH.
3. Reconhecer o contributo da CMI como variáveis potenciadoras da eficácia organizacional e da formação da identidade e imagem organizacional.
4. Conhecer e utilizar instrumentos, técnicas, métodos de CMI, mediante a elaboração do plano de comunicação interna.
5. Ter autonomia para planear os processos de aprendizagem nesta área de estudo.
Competências:
Organizar, planificar e gerir adequadamente o tempo e a informação.
Analisar crítica e autocriticamente a informação.
Participar ativamente na construção de conhecimento.
Revelar curiosidade intelectual e maturidade cognitiva.
Comunicar eficazmente oralmente e por escrito.
Apresentar capacidade de trabalho em equipa, de integrar e liderar equipas.
Mostrar iniciativa e ter abordagens organizadas na resolução de problemas e na tomada de decisão.
Conteúdos Programáticos
Modulo 1 Marketing Interno
Conceito de Marketing Interno
Marketing Interno e Gestão de Recursos Humanos
Marketing Interno como modelo de abordagem
Instrumentos de Marketing Interno
Modulo 2 Comunicação Interna
A relação da Comunicação Interna com a imagem, desempenho e cultura organizacional
A Estratégia de Comunicação Interna
Meios e Suportes de Comunicação Interna
Plano de Comunicação interna
Conceito de Marketing Interno
Marketing Interno e Gestão de Recursos Humanos
Marketing Interno como modelo de abordagem
Instrumentos de Marketing Interno
Modulo 2 Comunicação Interna
A relação da Comunicação Interna com a imagem, desempenho e cultura organizacional
A Estratégia de Comunicação Interna
Meios e Suportes de Comunicação Interna
Plano de Comunicação interna
Métodos de Ensino
Na unidade curricular em causa serão utilizadas as seguintes metodologias:
- 1 Tempo letivos, teórico-práticos de 1,5h por semana, fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático;
- Nas aulas presenciais adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração, exposição oral, role playing.
- Indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
- Resolução e discussão de casos na sala de aula;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
Dado o caráter das matérias programadas, será extremamente importante que os alunos desenvolvam um trabalho extralectivo (estudo autónomo), nomeadamente na leitura de bibliografia e resolução dos casos propostos.
- 1 Tempo letivos, teórico-práticos de 1,5h por semana, fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático;
- Nas aulas presenciais adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração, exposição oral, role playing.
- Indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
- Resolução e discussão de casos na sala de aula;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
Dado o caráter das matérias programadas, será extremamente importante que os alunos desenvolvam um trabalho extralectivo (estudo autónomo), nomeadamente na leitura de bibliografia e resolução dos casos propostos.
Avaliação
De acordo com o previsto RAUE será dada aos estudantes a possibilidade de optarem, para efeitos de avaliação, pelo regime de Avaliação Contínua (AC) ou pelo regime de Avaliação Final.
O Regime de AC resultará de um trabalho individual (30%); um trabalho de Grupo, com discussão e apresentação oral (50%); e atividades em sala (20%).
O Regime Avaliação Final resultará de uma prova de avaliação escrita individual (50%) e um trabalho escrito individual (50%).
A nota mínima em cada momento de avaliação é de 7 valores.
O Regime de AC resultará de um trabalho individual (30%); um trabalho de Grupo, com discussão e apresentação oral (50%); e atividades em sala (20%).
O Regime Avaliação Final resultará de uma prova de avaliação escrita individual (50%) e um trabalho escrito individual (50%).
A nota mínima em cada momento de avaliação é de 7 valores.
Bibliografia
Brown, D. (2022). Internal Marketing Theories, Perspectives, And Stakeholders. Taylor & Francis Ltd.
Cohill, D. (2016). Internal Marketing Your Company'S Next Stage Of Growth de Winston. Taylor & Francis Ltd.
Joep Cornelissen (2023). Corporate Communication - A Guide to Theory and Practice, Seventh Edition, SAGE. ISBN: 9781529600032.
Mishra, T. (2022). Human Resource Management And Internal Marketing. Taylor & Francis Ltd.
Phillip G. Clampitt (2017). Communicating for Managerial Effectiveness - Challenges | Strategies | Solutions, Sixth Edition, SAGE. ISBN: 9781483358512.
Sandra Diehl, Matthias Karmasin, Barbara Mueller, Ralf Terlutter, Franzisca Weder (Ed.) (2017). Handbook of Integrated CSR Communication, Springer International Publishing. ISBN: 9783319446981.
Cohill, D. (2016). Internal Marketing Your Company'S Next Stage Of Growth de Winston. Taylor & Francis Ltd.
Joep Cornelissen (2023). Corporate Communication - A Guide to Theory and Practice, Seventh Edition, SAGE. ISBN: 9781529600032.
Mishra, T. (2022). Human Resource Management And Internal Marketing. Taylor & Francis Ltd.
Phillip G. Clampitt (2017). Communicating for Managerial Effectiveness - Challenges | Strategies | Solutions, Sixth Edition, SAGE. ISBN: 9781483358512.
Sandra Diehl, Matthias Karmasin, Barbara Mueller, Ralf Terlutter, Franzisca Weder (Ed.) (2017). Handbook of Integrated CSR Communication, Springer International Publishing. ISBN: 9783319446981.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Marta da Conceição Soares da Silva Cruz Silvério [responsável]