2025

Marketing e Comunicação Interna

Nome: Marketing e Comunicação Interna
Cód.: GES12546M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos de Aprendizagem:
1.Compreender a ligação entre comunicação e marketing interno (CMI) e o seu papel estratégico nas organizações.
2. Refletir sobre o papel da CMI na GRH.
3. Reconhecer o contributo da CMI como variáveis potenciadoras da eficácia organizacional e da formação da identidade e imagem organizacional.
4. Conhecer e utilizar instrumentos, técnicas, métodos de CMI, mediante a elaboração do plano de comunicação interna.
5. Ter autonomia para planear os processos de aprendizagem nesta área de estudo.

Competências:
• Organizar, planificar e gerir adequadamente o tempo e a informação.
• Analisar crítica e autocriticamente a informação.
• Participar ativamente na construção de conhecimento.
• Revelar curiosidade intelectual e maturidade cognitiva.
• Comunicar eficazmente oralmente e por escrito.
• Apresentar capacidade de trabalho em equipa, de integrar e liderar equipas.
• Mostrar iniciativa e ter abordagens organizadas na resolução de problemas e na tomada de decisão.

Conteúdos Programáticos

Modulo 1 – Marketing Interno
• Conceito de Marketing Interno
• Marketing Interno e Gestão de Recursos Humanos
• Marketing Interno como modelo de abordagem
• Instrumentos de Marketing Interno

Modulo 2 –Comunicação Interna
• A relação da Comunicação Interna com a imagem, desempenho e cultura organizacional
• A Estratégia de Comunicação Interna
• Meios e Suportes de Comunicação Interna
• Plano de Comunicação interna

Métodos de Ensino

Na unidade curricular em causa serão utilizadas as seguintes metodologias:
- 1 Tempo letivos, teórico-práticos de 1,5h por semana, fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático;
- Nas aulas presenciais adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração, exposição oral, role playing.
- Indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
- Resolução e discussão de casos na sala de aula;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
Dado o caráter das matérias programadas, será extremamente importante que os alunos desenvolvam um trabalho extralectivo (estudo autónomo), nomeadamente na leitura de bibliografia e resolução dos casos propostos.

Avaliação

De acordo com o previsto RAUE será dada aos estudantes a possibilidade de optarem, para efeitos de avaliação, pelo regime de Avaliação Contínua (AC) ou pelo regime de Avaliação Final.
O Regime de AC resultará de um trabalho individual (30%); um trabalho de Grupo, com discussão e apresentação oral (50%); e atividades em sala (20%).
O Regime Avaliação Final resultará de uma prova de avaliação escrita individual (50%) e um trabalho escrito individual (50%).
A nota mínima em cada momento de avaliação é de 7 valores.

Bibliografia

Brown, D. (2022). Internal Marketing Theories, Perspectives, And Stakeholders. Taylor & Francis Ltd.
Cohill, D. (2016). Internal Marketing Your Company'S Next Stage Of Growth de Winston. Taylor & Francis Ltd.
Joep Cornelissen (2023). Corporate Communication - A Guide to Theory and Practice, Seventh Edition, SAGE. ISBN: 9781529600032.
Mishra, T. (2022). Human Resource Management And Internal Marketing. Taylor & Francis Ltd.
Phillip G. Clampitt (2017). Communicating for Managerial Effectiveness - Challenges | Strategies | Solutions, Sixth Edition, SAGE. ISBN: 9781483358512.
Sandra Diehl, Matthias Karmasin, Barbara Mueller, Ralf Terlutter, Franzisca Weder (Ed.) (2017). Handbook of Integrated CSR Communication, Springer International Publishing. ISBN: 9783319446981.

Equipa Docente (2023/2024 )