2024

Marketing e Comunicação Interna

Nome: Marketing e Comunicação Interna
Cód.: GES12546M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Demonstrar a ligação entre MI e os RH
• Capacitar para os alunos a trabalharem com os instrumentos de MI
• Relevar papel da C. I. e do MI nas organizações, apontando exemplos de boas e más práticas;
• Compreender a Comunicação Interna como uma das diferentes variáveis potenciadoras da eficácia organizacional;
• Conjugar articuladamente os diferentes recursos comunicacionais da C. I., mediante a elaboração, implementação e avaliação do Plano de C. I.
• Apontar o papel da Comunicação Interna na formação da identidade e da imagem organizacional;
• Formular, implementar, controlar e avaliar um Plano de Comunicação Interna.

Conteúdos Programáticos

1 – Marketing Interno
• Conceito de Marketing Interno
• Marketing Interno e Recursos Humanos
• Modelo conceitual de Marketing Interno
• Instrumentos de Marketing Interno
2 –Comunicação Interna
• A relação da Comunicação Interna com a imagem, desempenho e cultura organizacional
• A Estratégia de Comunicação Interna
• Meios e Suportes de Comunicação Interna
• Plano de Comunicação interna

Métodos de Ensino

Na unidade curricular em causa serão utilizadas as seguintes metodologias:
- 1 Tempo letivos, teórico-práticos de 1,5h por semana, fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático;
- Nas aulas presenciais adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração, exposição oral, role playing.
- Indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
- Resolução e discussão de casos na sala de aula;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
Dado o caráter das matérias programadas, será extremamente importante que os alunos desenvolvam um trabalho extra-letivo, nomeadamente na leitura de bibliografia e resolução dos casos propostos.

Bibliografia

Cowan, D. (2017). Strategic Internal Communication -How To Build Employee Engagement And Performance. KOGAN PAGE LTD
Fitzpatrick, L. & Klavs Valskov & Pamela Mounter (2014). Internal communications-A Manual For Practitioners. KOGAN PAGE LTD
International Association of Business Communicators (IABC) (2011). The IABC Handbook of Organizational Communication -A Guide to Internal Communication, Public Relations, Marketing, and Leadership - Hardback – 2011. John Wiley and Sons Ltd
Marujo, N. (2015). Marketing Interno Para Empresas de Sucesso. Chiado Editora
Ruck, K. (2015). Exploring Internal Communication-Towards Informed Employee Voice. TAYLOR & FRANCIS LTD, março de 2015
Sai, F. J. B. (2000). Marketing interno y gestión de recursos humanos. Editora Ed. Piramide.
Vercic, A.T., Vercic, D. & Sriramesh, K. (2012). Internal communication: Definition, parameters, and the future. Public Relations Review

Equipa Docente (2023/2024 )