Sistemas Integrados de Gestão de Qualidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos obtenham conhecimentos sobre os conceitos básicos acerca da Gestão da Qualidade, sobre os fundamentos e os requisitos de um Sistemas de Gestão da Qualidade, compreendam as vantagens e os fatores críticos da implementação e contactem com o processo de avaliação desses sistemas e sejam capazes de desenvolver o planeamento, o controlo e a garantia da qualidade numa organização, recorrendo a ferramentas básicas da melhoria da qualidade.
Neste sentido, no final da unidade curricular, pretende-se que o aluno seja capaz de:
® Compreender a qualidade como fator crítico de sucesso;
® Conhecer os principais métodos, técnicas e ferramentas ao serviço da qualidade;
® Analisar as formas de conceção e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade;
® Conhecer as metodologias utilizadas nos processos de certificação e as normas que constituem a base para a certificação;
® Identificar as normas da série ISO 9000 e toda a documentação necessária para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade;
® Comentar o impacto que um Sistema de Gestão da Qualidade pode ter na vida de uma organização;
® Identificar os diversos aspetos ligados à Gestão da Qualidade Total (TQM - Total Quality Management): conceitos, sua implementação e os diversos elementos;
® Definir as diferentes abordagens para a implementação da TQM;
® Salientar as estratégias e mudanças, obstáculos e benefícios resultantes da implementação da TQM;
® Compreender os diversos modelos da Qualidade, nomeadamente: o Modelo Common Assessment Framework (CAF), o Modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM), entre outros;
® Identificar as diversas Ferramentas da Qualidade;
® Perceber os custos da qualidade e da não-qualidade.
Competências
Com esta Unidade Curricular pretende-se que o aluno obtenha as seguintes competências:
® Capacidade de trabalho em equipa, de integrar e liderar equipas;
® Capacidade de crítica e autocrítica com vista à melhoria contínua;
® Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas e aplicar metodologias quantitativas e qualitativas relacionadas relacionados com a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade;
® Capacidade de manuseamento, aplicação e implementação de métodos, de técnicas e de instrumentos de Gestão da Qualidade.
Conteúdos Programáticos
® Conceito, etapas e "Gurus" de qualidade
® A Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management)
® Ferramentas da Qualidade
® Modelos de Qualidade
® Os Custos da Qualidade e da Não-qualidade
® Impacto de um Sistema de Gestão da Qualidade na vida de uma Organização
® Certificação e Normalização.
Métodos de Ensino
Dado o carácter eminentemente prático e instrumental das matérias, será privilegiada uma abordagem operacional, baseada em casos práticos ligados ao quotidiano das organizações e dos indivíduos. Será também analisado um conjunto de documentos relacionados com a temática da unidade curricular, efectuados trabalhos individuais e de grupo, bem como associados a realização de Seminários com a participação de especialistas convidados.
Bibliografia
- ÁLVARO, José António Heredia (2001) Sistema de indicadores para la mejora y el control integrado de la calidad de los procesos, Universitat Jaume I, Castelló de la Plana, Espanha.
- ALVES, Maria da Piedade (2009) Avaliação e Qualidade das Organizações, Escolar Editora, Lisboa, Portugal.
- ANTÓNIO, Nelson Santos (1991) Qualidade – Teoria e Prática, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.
- ANTÓNIO, Nelson Santos & António Teixeira (2007) Gestão da Qualidade – de Deming ao modelo de excelência da EFQM, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.
- ANTUNES, Maria de Lurdes (2007) Qualidade para Principiantes, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.
- ANTUNES, Maria de Lurdes (2011) Documentação do Sistema de Gestão da Qualidade para Principiantes, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.
- BANK, John (1994) Gestão da Qualidade Total, Colecção chefias e Empresas, Edições Cetop, Mem Martins, Portugal.
- BANK, John (1998) Qualidade Total - Manual de Gestão. A Essência da Gestão da Qualidade Total, Colecção Pensar a Gestão, 2.ª Edição, Edições Cetop, Mem Martins, Portugal.
- BASU, Ron (2004) Implementing Quality: A Practical Guide to Tools and Techniques, Thomson, London, UK.
- Batten, Joe (1993) Cómo Construir una Cultura de Calidad Total: Guía para su implantación en la empresa, Ediciones Diaz de Santos, Madrid, Espanha.
- Bernillon, Alain & Olivier Cérutli (1998) Implanter et Gérer la Qualité Totale, Les Editions D‘Organization, Paris, France.
- BRANCO, Rui Fazenda (2008) O Movimento da Qualidade em Portugal, Grupo Editorial Vida Económica, Porto, Portugal.
- BROCKA, Bruce e M. Suzanne Brocka (1994) Gerenciamento da Qualidade, Markron Books, São Paulo, Brasil.
- CARAPETO, Carlos & Fátima Fonseca (2005) Administração Pública – Modernização, Qualidade e Inovação, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.
- CARVALHO, Marly Monteiro et al. (2006) Gestão da Qualidade: teoria e casos, Elsevier Editora, Rio de Janeiro, Brasil.
- CASAS, Alexandre Luzzi Las (2000) Qualidade Total em Serviços. Conceitos, Exercícios e Casos práticos, 3.ª Edição, Editora Atlas, São Paulo, Brasil.
- Cintas, Pedro Grima & Javier Tort-Martorell Llabres (1995) Técnicas para la Gestion de la Calidad, Ediciones Diaz de Santos, Madrid, Espanha.
- CREECH, Bill (1997) Os cinco pilares do TQM, Colecção Gestão & Inovação, Publicações Dom Quixote, Lisboa, Portugal.
- CROSBY, Philip B. (1979) Quality is Free. The art of making quality certain, McGraw-hill Book Company, Nova York, EUA.
- CROSBY, Philip B. (1988) The eternally successful organization, McGraw-Hill, New York, EUA.
- CRUZ, Carlos Vasconcelos & Óscar Carvalho (1998) Qualidade – Uma Filosofia de Gestão, 3.ª Edição, Textos de Gestão, Texto Editora, Lisboa, Portugal.
- Dale, Barrie & Cary Cooper (1995) Qualidade Total e Recursos Humanos, Colecção Biblioteca de Gestão Moderna n.º74, Editorial Presença, Lisboa, Portugal.
- DA SILVA, Carlos Alberto, Margarida Saraiva e António Teixeira (ed.) (2010), TMQ - Qualidade: A Qualidade numa perspectiva multi e interdisciplinar – Qualidade e Saúde: perspectivas e práticas, Número Temático 1, Lisboa: Edições Sílabo. ISSN: 1647-6263
- DEMING, W. Eduards (1992) Quality, Productivity and Competitive Position, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, UK.
- DOUCET, Christian (1986) La Maîtrise de la Qualité : Techniques et Méthodes, Tome 1, Entreprise Moderne D’Édition, Paris, France.
- Durán, Miguel Udaondo (1992) Gestión de Calidad, Ediciones Diaz de Santos, Madrid, Espanha.
- DURET, Daniel & Maurice Pillet (2005) Qualidade na Produção : da ISO 9000 ao Seis Sigma, Lidel – Edições Técnicas, Lisboa, Portugal.
- ETHIER, G. (1989) La gestion de l’excellence en éducation, Presses de l’Université du Québec, Québec, Canada.
- EVANS, James R. & William M. Lindsay (2005) The management and Control of Quality, Sixth Edition, Thomson, Singapore.
- FEIGENBAUM, Armand V. (1991) Total Quality Control, 3rd ed., rev., McGraw-Hill Book Co, Singapore, India.
- FERNANDES, Ercílio,Maria de Fátima Lopes da Silva & Elsa Ramalhosa (2012) Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar - Guia para a sua implementação em unidades de restauração, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.
- GALGANO, Alberto (1993) Calidad Total, Ediciones Diaz de Santos, Madrid, Espanha.
- GALGANO, Alberto (1995) Los Siete Instrumentos de la Calidad Total. Manual Operativo, Ediciones Diaz de Santos, Madrid, Espanha.
- GANHÃO, Fernando Nogueira & Artur Pereira (1992) A Gestão da Qualidade: Como Implementá-la na Empresa, Biblioteca de Gestão Moderna, Editorial Presença, Lisboa, Portugal.
- GARVIN, David A. (1992) Gerenciando a Qualidade: a visão estratégica e competitiva, Qualitymark Editora, Rio de Janeiro, Brasil.
- GEADA, Fátima Castanheira,Luís Cruz &Telmo Silva (2012) Value Balanced Scorecard, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.
- GOMES, Hélio (1995) Pensamentos da Qualidade, Qualitymark Editora, Rio de Janeiro, Brasil.
- ISHIKAWA, Kaoru (1985) What is Total Quality Control? The Japonese Way, Prentice Hall, Englewood, New Jersey, EUA.
- JEFFRIES, David R., Bill Evans & Peter Reynolds (1992) Formar para a Gestão da Qualidade Total - TQM, Monitor – Projectos e Edições, Lisboa, Portugal.
- JURAN, Joseph M. & Frank M. Gryna (1993) Quality Planning and Analysis, 3.ª ed, McGraw-Hill Book Co, Singapura, India.
- JURAN, Joseph M. (1999) Juran's quality handbook. Disponível na URL: http://www.knovel.com/ knovel2/Toc.jsp?BookID=623
- KARDEC, Alan, Joubert Flores & Eduardo Seixas (2005) Gestão Estratégica e Indicadores de Desempenho, Qualitymark Abraman, Rio de Janeiro, Brasil.
- KARDEC, Alan, Rogério & Nelson Cabral (2002) Gestão Estratégica e Avaliação de Desempenho, Qualitymark Abraman, Rio de Janeiro, Brasil.
- Laboucheix, Vicent (2000) Tratado del Calidad Total, Editorial Limusa, México.
- LOPES, Albino & Lina Capricho (2007) Gestão da Qualidade, Editora RH, Lisboa, Portugal.
- LUCAS, Maria Raquel, Margarida Saraiva & Álvaro Rosa (ed.) (2011), TMQ - Qualidade: A Qualidade numa perspectiva multi e interdisciplinar, N.º 2, Lisboa: Edições Sílabo. ISSN: 1647-6263
- Lyonnet, Patrick (1989) Los Métodos de la Calidad Total, Ediciones Diaz de Santos, Madrid, Espanha.
- MACDONALD, John (1993) A Gestão da Qualidade Total com sucesso, Editorial Presença, Lisboa, Portugal.
- MACDONALD, John (2006) Aprenda a gestionar la calidad en una semana, Ediciones Gestión 2000, Barcelona, Espanha.
- MONTES, Francisco & Maria del Mar Fuentes (2001) Calidad Total. Fundamentos e implantación, Pirámide, Madrid, Espanha.
- MOURA, Luciano Raizer (1997) Qualidade Simplesmente Total: uma abordagem simples e prática da gestão da qualidade, Qualitymark, Rio de Janeiro, Brasil.
- MUNRO-FAURE, Lesley & Malcolm Munro-Faure (1993) Implementing TQM, Pitman Publishing, London, UK.
- OAKLAND, John (1993) Total Quality Management, Butterworth Heinemann, UK.
- OLIVEIRA, Otávio J. (org) (2006) Gestão da Qualidade: Tópicos Avançados, Pioneira Thomson Learnig, São Paulo, Brasil.
- OMACHONU, V. & J. Ross (1994) Principles of total quality, St. Lucie Press, USA.
- paLADINI, Edson Pacheco (1997) Qualidade Total na prática. Implantação e avaliação de sistemas de qualidade total, 2.ª Edição, Editora Atlas, São Paulo, Brasil.
- PEREIRA, Zulema Lopes & José Gomes Requeijo (2008) Planeamento e Controlo Estatístico de Processos, FCT - Fundação da faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Caparica, Portugal.
- PERIS-ORTIZ, Marta & José Álvarez-García (Editors) (2014) Action-Based Quality Management – Strategy and Tools for Continuous Improvement , Springer, New York, USA.
- PINTO, Abel (2012) Gestão Integrada de Sistemas – Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.
- PINTO, Abel & Iolanda Soares (2009) Sistemas de gestão da Qualidade – guia para a sua implementação, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.
- PIRES, António Ramos (2007) Qualidade - sistemas de gestão da qualidade, 3.ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.
- PIRES, António Ramos (2012) Sistemas de Gestão da Qualidade – Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Industria, Serviços, Administração Pública e Educação, 1.ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.
- PIRES, António Ramos, Margarida Saraiva & Álvaro Rosa (ed.) (2012), TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, N.º 3, Lisboa: Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ). ISSN: 2183-0940.
- PIRES, António Ramos, Margarida Saraiva & Álvaro Rosa (ed.) (2013), TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, N.º 4, Lisboa: Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ). ISSN: 2183-0940
- ROBERTS-PHELPS, Graham (2002) Serviço ao cliente – Jogos para Formadores. Monitor – Projectos e Edições, Lda, Lisboa, Portugal.
- ROBLES Jr., Antonio (2003) Custos da Qualidade: aspectos económicos da gestão da qualidade e da gestão ambiental, Editora Atlas, São Paulo, Brasil.
- ROCHA, J. A. Oliveira (2006) Gestão da Qualidade. Aplicação aos Serviços Públicos, Escolar Editora, Lisboa, Portugal.
- ROSA, Maria João, Patrícia Moura e Sá & Cláudia S. Sarrico (2014) Qualidade em Ação – Da Teoria para a Prática, da Prática para a Excelência, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.
- Rosander, A. C. (1994) Los Catorce Puntos de Deming Aplicados a los Servicios, Ediciones Diaz de Santos, Madrid, Espanha.
- SAMPAIO, Paulo e Pedro Manuel Saraiva (2011) Qualidade e as Normas ISO 9000: Mitos, Verdades e Consequências, Verlag Dashöfer, Lisboa, Portugal.
- SÀNCHEZ, Juan Velasco & Juan A. Campins Masriera (2005) Introducción a la gestión de la calidad – Generalidades y control estadístico, Ediciones Pirámide, Madrid, Espanha.
- Santos, Gilberto (Coord.) (2008) Implementação de Sistemas Integrados de Gestão – Qualidade, Ambiente e Segurança, Publindústria, Edições Técnicas, Porto, Portugal.
- Santos, Rui Coelho dos & Manuel Ferreira Rebelo (1990) A Qualidade – Técnicas e Ferramentas, Porto Editora, Porto, Portugal.
- SARAIVA, Margarida e António Teixeira (ed.) (2009), TMQ - Qualidade: Gestão da Qualidade numa perspectiva multi e interdisciplinar, Número 0, Edições Sílabo, Lisboa.
- SARAIVA, Margarida e António Teixeira (ed.) (2010), TMQ - Qualidade: A Qualidade numa perspectiva multi e interdisciplinar, N.º 1, Lisboa: Edições Sílabo. ISSN: 1647-6263
- SARAIVA, Pedro, João L. d’Orey, Paulo Sampaio, Marco Reis, Carla Cardoso, Jorge Pinheiro, Lurdes Tomé (2010) O Futuro da Qualidade em Portugal, APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, Lisboa, Portugal.
- SARAIVA, Pedro M, João L. d’Orey, Jorge Figueira, Paula C. Almeida (1999) Testemunhos da Qualidade em Portugal, IPQ, Caparica, Portugal.
- SHIBA, Shoji, David Walden (2009) Breakthrough Management, APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, Lisboa, Portugal.
- VIEIRA, Sónia (1999) Estatística para a Qualidade: como avaliar com precisão a qualidade em produtos e serviços, 11.ª Edição, Elsevier, Rio de Janeiro, Brasil.
- VILARES, Manuel José & Pedro Simões Coelho (2005) A Satisfação e Lealdade do Cliente – Metodologias de Gestão, Avaliação e Análise, Escolar Editora, Lisboa, Portugal.
- WATSON, Gregory (1994) Benchmarking estratégico, Makron Books, USA.
- ZACHARIAS, Oceano (s/ data) Colectânea de Frases sobre Qualidade Total, Quality Engenharia, Brasil.
- ZEITHAML, Valarie A., A. Parasuraman & Leonard L. Berry (1990) Delivering Quality Service: balancing Customer Perceptions and Expectations, The Free Press, New York, EUA.
Artigos Científicos
Os estudantes da Universidade de Évora podem ter acesso a um vasto número de publicações de natureza científica, através da b-on – Biblioteca do Conhecimento Online (http://www.b-on.pt/). Sendo um site que disponibilize bases de dados da Web of Knowledge, a b-on disponibiliza os textos integrais de diversas publicações científicas internacionais de várias editoras.
Links
Organizações de normalização / Standardization organizations
Ipq - Instituto Português da Qualidade - www.ipq.pt
ISO – International Organization for Standardization - www.iso.org/iso/ home.htm
Organizações de certificação / Certification organizations
Apcer - Associação portuguesa de certificação - www.apcer.pt
BVQI Portugal - Bureau Veritas Quality Internacional - www.bvqi.com
CERTICON - Associação para a qualificação e certificação na construção – www.certicon.pt
D.Q. Auditores
EIC - Empresa Internacional de Certificação - www.eic.pt
IQNet - International Certification Network - iqnet-certification.com
LRQA - Lloyd’s Register Quality Assurance - www.lrqa.com
Q.S.C.B. - Quality Systems Certification Bureau - www.qscb.com
SGS ICS - Serviços Internacionais de Certificação - www.pt.sgs.com
TUV Rheinland Portugal - www.tuv.pt
Associações da Qualidade / Quality associations and institutes
APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade - www.apq.pt/pt
ASQ - American society for quality - www.asq.org
BQF - British Quality Foundation - www.quality-foundation.co.uk
EFQM - European Foundation for Quality Management - www.efqm.org
Juran Institute - www.juran.com
Benchmarking
APQC - American Productivity & Quality Center - www.apqc.org
The Benchmarking Exchange and Best Practices - www.benchmarking.org
UKBI BenchmarkIndex - www.benchmarkindex.com
Revistas / periodicals
Entre outras destacam-se as seguintes:
- § Disponíveis on-line através do site da biblioteca (proquest e/ou b-on):
¨ Total Quality Management and Business Excellence
¨ International Journal of Quality and Service Sciences
¨ International Journal of Productivity and Quality Management
¨ International Journal of Quality & Reliability Management
¨ Managing Service Quality Journal
¨ Journal of Quality Management
¨ The Quality Assurance Journal
¨ Quality Management Journal
¨ The TQM Magazine
¨ International Journal of Service Industry Management
¨ Management and Production Engineering Review
- Quality Online Magazine - www.qualitymag.com
- Quality Progress (ASQ) - http://asq.org/index.aspx
Outros Portais
AQC – Australian Quality Council - www.aqc.org.au/
CEN – Comité Européen de Normalisation - www.cen.eu/cenorm/ homepage.htm
EA – European co-operation for Accreditation – www.european-accreditation.org/ default_flash.htm
EOQ – European Organization for Quality - www.eoq.org/start.asp
EOTC - www.eotc.be/
ETSI - www.etsi.org/WebSite/homepage.aspx
European Quality Online- www.european-quality.co.uk/
European Union Directorate General III - www.europa.eu.int/en/comm/dgiii /iiiprog.htm
FUNDIBEQ – Fundación Iberoamericana para la Gestión de la Calidad www.fundibeq.org/
GOAL/QPC - www.goalqpc.com/
Gurus Online - www.gurusonline.tv
Janela na Web - www.janelanaweb.com
JUSE – Union of Japonese Scientist & Engineers - www.juse.or.jp/
Portal KMOL - www.kmol.online.pt/pessoas/RodriguesJN/bio.html