2025
Novas Tendências na Gestão de Recursos Humanos
Nome: Novas Tendências na Gestão de Recursos Humanos
Cód.: GES10978M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Esta unidade curricular pretende fomentar a discussão aberta dos novos temas organizacionais e sociais com impacto no desenvolvimento dos recursos humanos e no desenvolvimento organizacional.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Permitir a discussão aberta de novos temas organizacionais e sociais com impacto no desenvolvimento dos
RH e no desenvolvimento organizacional.
O1 Aprofundar a evolução da Gestão de Recursos Humanos em função das mudanças no contexto social e
organizacional;
O2 Demonstrar que os recursos humanos, nomeadamente nas suas competências e motivações, constituem
hoje o recurso estratégico por excelência;
O3 Reflectir sobre como trabalhar com as variáveis chave que influenciam o papel das pessoas nas
organizações;
O4 Analisar o papel da criatividade e da inovação no sucesso das organizações.
Competências:
Capacidade de análise dos desafios organizacionais
Capacidade de delinear, planear e conduzir mudanças induzidas pelas novas dinâmicas sociais e
organizacionais
Construção de um espírito criativo na gestão de recursos humanos
Assumir o papel de agente de mudança
Capacidade de raciocínio integrado
Capacidade de identificação de problemas e estruturação de soluções de resolução
RH e no desenvolvimento organizacional.
O1 Aprofundar a evolução da Gestão de Recursos Humanos em função das mudanças no contexto social e
organizacional;
O2 Demonstrar que os recursos humanos, nomeadamente nas suas competências e motivações, constituem
hoje o recurso estratégico por excelência;
O3 Reflectir sobre como trabalhar com as variáveis chave que influenciam o papel das pessoas nas
organizações;
O4 Analisar o papel da criatividade e da inovação no sucesso das organizações.
Competências:
Capacidade de análise dos desafios organizacionais
Capacidade de delinear, planear e conduzir mudanças induzidas pelas novas dinâmicas sociais e
organizacionais
Construção de um espírito criativo na gestão de recursos humanos
Assumir o papel de agente de mudança
Capacidade de raciocínio integrado
Capacidade de identificação de problemas e estruturação de soluções de resolução
Conteúdos Programáticos
M1- Evolução nos Modelos Organizacionais
Conceito de modelo org. versus estrutura orgânica
Estruturas e formas de org. do trabalho
Pós-Taylorismo, organizações virtuais e trabalho humano
Modelos org., estilos de liderança e cultura org.
M2- A mobilidade e a GRH
Mobilidade territorial, mob. vertical e horizontal
Alterações no conceito de carreira e des. profissional
Mobilidade e cultura dominante - os desafios da gestão da diversidade e multicultaridade
Estímulos e condições de mobilidade
M3 - Novas Competências
Conceito e evolução das competências
Pluridisciplinaridade e Polivalência
Des. de competências e aprendizagem ao longo da vida
Da gestão por competências ao scorecard do capital humano
M4 - Criatividade, Empreendedorismo e Inovação
Conceito e condições de e para a criatividade
Conceito e dimensões do empreendedorismo
Construção de climas org. promotores de intraempreendedorismo e criatividade Inovação org. e inovação
social
Projetos de criatividade nas org.
Conceito de modelo org. versus estrutura orgânica
Estruturas e formas de org. do trabalho
Pós-Taylorismo, organizações virtuais e trabalho humano
Modelos org., estilos de liderança e cultura org.
M2- A mobilidade e a GRH
Mobilidade territorial, mob. vertical e horizontal
Alterações no conceito de carreira e des. profissional
Mobilidade e cultura dominante - os desafios da gestão da diversidade e multicultaridade
Estímulos e condições de mobilidade
M3 - Novas Competências
Conceito e evolução das competências
Pluridisciplinaridade e Polivalência
Des. de competências e aprendizagem ao longo da vida
Da gestão por competências ao scorecard do capital humano
M4 - Criatividade, Empreendedorismo e Inovação
Conceito e condições de e para a criatividade
Conceito e dimensões do empreendedorismo
Construção de climas org. promotores de intraempreendedorismo e criatividade Inovação org. e inovação
social
Projetos de criatividade nas org.
Métodos de Ensino
Associação da apresentação de conceitos e abordagens conceptuais, por método expositivo, à caracterização e reflexão sobre experiências vividas, pela participação activa dos alunos.
Apresentação e análise de casos, estudos e documentos relevantes de forma a validar alguns dos métodos, técnicas e instrumentos utilizados na concepção e implementação das várias dimensões e temáticas abordadas. Utilizar-se-á o moodle.
Esta unidade curricular será leccionada no modelo misto combinando o regime TP com a lógica de seminário de acordo com os 4 grandes temas.
Apresentação e análise de casos, estudos e documentos relevantes de forma a validar alguns dos métodos, técnicas e instrumentos utilizados na concepção e implementação das várias dimensões e temáticas abordadas. Utilizar-se-á o moodle.
Esta unidade curricular será leccionada no modelo misto combinando o regime TP com a lógica de seminário de acordo com os 4 grandes temas.
Avaliação
Processo de Avaliação Contínua
Um trabalho individual escrito sobre o Tema "Identificação e interpretação das novas tendências nas políticas e nas práticas de gestão de recursos humanos a nível europeu e nacional", procurando associar a explicitação dos conceitos e abordagens teóricas utilizadas à observação da realidade. Deverá ser concebido sob a forma de artigo científico e não deverá exceder as 20 pág. A apresentação oral tem carácter obrigatório.
Regime de Avaliação por Exame
Este regime de avaliação consistirá numa prova escrita sobre o conteúdo global da unidade curricular, o teste será sem consulta e terá a ponderação de 100%.
Um trabalho individual escrito sobre o Tema "Identificação e interpretação das novas tendências nas políticas e nas práticas de gestão de recursos humanos a nível europeu e nacional", procurando associar a explicitação dos conceitos e abordagens teóricas utilizadas à observação da realidade. Deverá ser concebido sob a forma de artigo científico e não deverá exceder as 20 pág. A apresentação oral tem carácter obrigatório.
Regime de Avaliação por Exame
Este regime de avaliação consistirá numa prova escrita sobre o conteúdo global da unidade curricular, o teste será sem consulta e terá a ponderação de 100%.
Bibliografia
. Armstrong, M. & Taylor S. (2015). Handbook of Human Resource Management Practice. 14th Edition. Kogan Page.
. Bancaleiro, J. (2007). Scorecard de Capital Humano: Como Medir o Activo mais Importante da sua Empresa. RH Editora.
. Caetano, A. & Vala, J. Org (2007). Gestão de Recursos Humanos - Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa. RH Editora.
. Cunha, M. P., Marques, C. A., Gomes, J. F. S., Cardoso, C. C., Rego, A. & Cunha, R. C. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Sílabo, 3ª edição
. Lopes, A. (2017), Fundamentos da Gestão de Pessoas. Lisboa. Ed. Sílabo.
. Martins, D. & Cruz, R.M. (2019). Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica. RH Editora.
. Taylor, S. (2018). Resourcing and Talent Management. 7th Edition. Kogan Page.
. Bancaleiro, J. (2007). Scorecard de Capital Humano: Como Medir o Activo mais Importante da sua Empresa. RH Editora.
. Caetano, A. & Vala, J. Org (2007). Gestão de Recursos Humanos - Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa. RH Editora.
. Cunha, M. P., Marques, C. A., Gomes, J. F. S., Cardoso, C. C., Rego, A. & Cunha, R. C. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Sílabo, 3ª edição
. Lopes, A. (2017), Fundamentos da Gestão de Pessoas. Lisboa. Ed. Sílabo.
. Martins, D. & Cruz, R.M. (2019). Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica. RH Editora.
. Taylor, S. (2018). Resourcing and Talent Management. 7th Edition. Kogan Page.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Maria de Fátima Nunes Jorge Oliveira [responsável]