Estudos em Enfermagem

Mestrado

Apresentação

O Mestrado de Estudos em Enfermagem confere o grau académico de Mestre em Enfermagem e foi concebido para formar enfermeiros que contribuam para a investigação, ensino, gestão e desenvolvimento da disciplina. Assim, visa preparar para desenvolver o pensamento e a inovação em Enfermagem, para projetar e desenvolver formas de intervenção e investigação, ao nível clínico, individual e em grupo, de forma multidisciplinar e intersectorial.

Pretende ainda o desenvolvimento de conhecimentos teóricos, históricos e epistemológicos, bem como competências científicas alicerçadas na investigação, na resolução de problemas de enfermagem e dos processos de gestão de qualidade em saúde, através de uma interface com a investigação clínica em enfermagem e a investigação concetual para a construção disciplinar e profissional.

Os candidatos têm uma oportunidade de valor elevado de assegurar, predominantemente, a aquisição, o aprofundamento de conhecimento científico, através da especialização de natureza académica com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais, dirigido à compreensão e resolução de problemas em contextos alargados e multidisciplinares, proporcionando uma sólida formação cultural e técnica e uma aprendizagem ao longo da vida de elevadíssima qualidade. 

Este Curso de Mestrado destina-se a todos os enfermeiros licenciados, ou com curso de especialização, mas que não detêm o grau de mestre.   

Curso em Associação/Instituições Parceiras:
  • Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde
  • Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias
  • Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Saúde
  • Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde
  • Universidade da Madeira - Escola Superior de Saúde
Unidade Orgânica: Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus
Duração: 4 Semestres/120 ECTS (90 obrigatórios e 30 optativos em UCS)
Língua: Português
Regime: Diurno

Saídas Profissionais

O Mestrado de Estudos em Enfermagem confere o desenvolvimento, integração e sedimentação ao nível dos percursos profissionais em curso, ao nível do exercício liberal da profissão ou exercício da profissão em instituições públicas ou privadas.

Esta integração descreve-se ao nível nacional ou internacional, nomeadamente: hospitais gerais, hospitais especializados; centros de saúde; escolas superiores; clínicas de enfermagem ou empresas.

Após a conclusão do curso, com a discussão do relatório em provas públicas, ser-lhe-á atribuído o grau de mestre em associação pelas seguintes instituições: Escola Superior de Enfermagem São João de Deus da Universidade de Évora; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja; Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal; Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco; Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira.

Condições Específicas de Acesso

Titulares do grau de licenciado em enfermagem ou equivalente legal; Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos em enfermagem organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em enfermagem pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos; Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional em enfermagem, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.  

Vias de Acesso e Candidaturas

Estudantes de Países da UE
Vagas Iniciais: 30
Estudantes Internacionais
Vagas Iniciais: 5

Plano de Estudos

Propinas

Valor Anual das Propinas

Estudantes de Países da UE
1500 €
Estudantes Internacionais
2500 €

Direção de Curso

Horários

Informação não disponível.

Documentos

Contactos

Diretor: Manuel José Lopes [mjl@uevora.pt]

Gestor Académico: Rui Passão
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE