2023

Fontes de Financiamento Nacionais e da União Europeia

Nome: Fontes de Financiamento Nacionais e da União Europeia
Cód.: ECN9651M
7.5 ECTS
Duração: 15 semanas/196 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Partindo do enquadramento da integração portuguesa no contexto da União Europeia, e dos efeitos que tal provoca, esta unidade curricular tem como objectivo contribuir para um conhecimento aprofundado:


i)                Dos diferentes instrumentos de intervenção sectorial e territorial, nacionais e da União Europeia;


ii)               Das fontes de financiamento de apoio ao investimento em Portugal e na União Europeia.


 


Esta unidade curricular procura assegurar as seguintes principais competências:


i) Capacidade para identificar, para cada caso concreto de um projecto de investimento, os enquadramentos existentes em termos de planos e políticas;


ii) Capacidade para identificar, para cada caso concreto de um projecto de investimento, as diferentes fontes de financiamento disponíveis e escolher as melhor opções;



iii) Capacidade para elaborar uma candidatura a financiamento de um projecto concreto.  

Conteúdos Programáticos

1. Introdução


2. As políticas públicas e os instrumentos financeiros de apoio ao desenvolvimento em Portugal e da União Europeia


     2.1. A Estratégia Europa 2020 e o Acordo de Parceria entre Portugal e a União Europeia


3. Os incentivos e as decisões de financiamento das empresas


4. Análise pormenorizada e demonstrativa das fontes de financiamento disponíveis, nacionais e da União Europeia, por sectores de actividade, e dos canais, condições, modos e procedimentos para candidatura


5. Análise pormenorizada e demonstrativa das fontes de financiamento disponíveis, nacionais e da União Europeia, para projectos de base territorial e dos canais, condições, modos e procedimentos para candidatura


6. Fontes de financiamento alternativas e/ ou complementares: fundos de capital de risco crowdfunding (financiamento colaborativo); Business Angels; microcrédito.      

Métodos de Ensino

Dado o teor prático da disciplina, as aulas desta unidade curricular serão lecionadas de modo a garantir uma forte articulação entre os conhecimentos teóricos transmitidos e a demonstração da sua aplicabilidade, para o que contamos com a colaboração de algumas entidades responsáveis pelas políticas e principais fontes de financiamento em Portugal, quer através da realização de conferências na Universidade, quer através da organização de visitas de estudo com os alunos.
Nesta unidade curricular existem dois tipos de avaliação: Avaliação Contínua e Avaliação por Exame.
No regime de avaliação contínua os alunos deverão realizar um trabalho prático, apresentado e discutido em sala de aula, sobre as temáticas em estudo, que terá um peso de 100% na classificação final.
No regime de avaliação por exame, os alunos deverão realizar uma prova escrita (Exame) no final do semestre que vale 100% da classificação final.

Bibliografia

CEBOLA, A. (2011). Projectos de Investimento de PME. Lisboa: Edições Sílabo.
COLANTONIO, A.; BURDETT, R.; RODE, P. (2013). Transforming Urban Economies. Oxon: Routledge.
COOKE, P.; ASHEIM, B.; BOSCHMA, R.; MARTIN, R.; SCHWARTZ, D.; TÖDTLING, F. (eds) (2011). Handbook of Regional Innovation and Growth. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.
COOKE, P.; PARRILLI, M.; CURBELO, J. (Eds) (2012). Innovation, Global Change and Territorial Resilience. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.
FERREIRA, J.; RAPOSO, M.; RUTTEN, R.; VARGA, A. (Eds) (2013). Cooperation, Clusters and Knowledge Transfer. Berlin: Springer.
KARLSSON, C.; JOHANSSON, B.; STOUGH, R. (Eds) (2012). Entrepreneurship, Social Capital and Governance. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.
NETO, P. e SERRANO, M. M. (Coord.) (2015). Políticas Públicas, Economia e Sociedade. Contributos para a Definição de Políticas no Período 2014-2020. Alcochete: Nexo Literário.

Equipa Docente (2022/2023 )