Fontes de Financiamento Nacionais e da União Europeia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Partindo do enquadramento da integração portuguesa no contexto da União Europeia, e dos efeitos que tal provoca, esta unidade curricular tem como objectivo contribuir para um conhecimento aprofundado:
i) Dos diferentes instrumentos de intervenção sectorial e territorial, nacionais e da União Europeia;
ii) Das fontes de financiamento de apoio ao investimento em Portugal e na União Europeia.
Esta unidade curricular procura assegurar as seguintes principais competências:
i) Capacidade para identificar, para cada caso concreto de um projecto de investimento, os enquadramentos existentes em termos de planos e políticas;
ii) Capacidade para identificar, para cada caso concreto de um projecto de investimento, as diferentes fontes de financiamento disponíveis e escolher as melhor opções;
iii) Capacidade para elaborar uma candidatura a financiamento de um projecto concreto.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
2. As políticas públicas e os instrumentos financeiros de apoio ao desenvolvimento em Portugal e da União Europeia
2.1. A Estratégia Europa 2020 e o Acordo de Parceria entre Portugal e a União Europeia
3. Os incentivos e as decisões de financiamento das empresas
4. Análise pormenorizada e demonstrativa das fontes de financiamento disponíveis, nacionais e da União Europeia, por sectores de actividade, e dos canais, condições, modos e procedimentos para candidatura
5. Análise pormenorizada e demonstrativa das fontes de financiamento disponíveis, nacionais e da União Europeia, para projectos de base territorial e dos canais, condições, modos e procedimentos para candidatura
6. Fontes de financiamento alternativas e/ ou complementares: fundos de capital de risco crowdfunding (financiamento colaborativo); Business Angels; microcrédito.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular existem dois tipos de avaliação: Avaliação Contínua e Avaliação por Exame.
No regime de avaliação contínua os alunos deverão realizar um trabalho prático, apresentado e discutido em sala de aula, sobre as temáticas em estudo, que terá um peso de 100% na classificação final.
No regime de avaliação por exame, os alunos deverão realizar uma prova escrita (Exame) no final do semestre que vale 100% da classificação final.
Bibliografia
COLANTONIO, A.; BURDETT, R.; RODE, P. (2013). Transforming Urban Economies. Oxon: Routledge.
COOKE, P.; ASHEIM, B.; BOSCHMA, R.; MARTIN, R.; SCHWARTZ, D.; TÖDTLING, F. (eds) (2011). Handbook of Regional Innovation and Growth. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.
COOKE, P.; PARRILLI, M.; CURBELO, J. (Eds) (2012). Innovation, Global Change and Territorial Resilience. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.
FERREIRA, J.; RAPOSO, M.; RUTTEN, R.; VARGA, A. (Eds) (2013). Cooperation, Clusters and Knowledge Transfer. Berlin: Springer.
KARLSSON, C.; JOHANSSON, B.; STOUGH, R. (Eds) (2012). Entrepreneurship, Social Capital and Governance. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.
NETO, P. e SERRANO, M. M. (Coord.) (2015). Políticas Públicas, Economia e Sociedade. Contributos para a Definição de Políticas no Período 2014-2020. Alcochete: Nexo Literário.
Equipa Docente (2022/2023 )
- Paulo Alexandre Neves Martinho Neto [responsável]