2023

Concepção, Avaliação e Monitorização de Políticas e Projectos

Nome: Concepção, Avaliação e Monitorização de Políticas e Projectos
Cód.: ECN9650M
7.5 ECTS
Duração: 15 semanas/196 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos da unidade curricular:


A unidade curricular de Concepção, Avaliação e Monitorização de Políticas e Projectos tem como objetivo contribuir para um conhecimento aprofundado dos conteúdos teóricos e práticos indispensáveis ao processo de conceção, administração, avaliação e monitorização de políticas públicas e de projetos empresariais. Nomeadamente, no que diz respeito à programação, análise, conceção e avaliação de políticas, projectos, mecanismos, instrumentos e estratégias de intervenção.


 


Resultados esperados de aprendizagem e competências a adquirir com esta unidade curricular:


Esta unidade curricular procura assegurar as seguintes principais competências: i) Capacidade para conceber e desenhar políticas públicas e projetos empresariais; ii) Capacidade para conceber e gerir sistemas de monitorização e acompanhamento de políticas públicas e projetos empresariais; iii) Capacidade para realizar e coordenar processos de avaliação de políticas públicas e projetos empresariais.

Conteúdos Programáticos

Introdução.


1. Metodologias e princípios de conceção e desenho de projetos e políticas.


2. Necessidades e dificuldades na avaliação de projetos e políticas públicas.


3. Metodologias e técnicas de avaliação de políticas públicas e projetos.


4. Opções estratégicas para calibragem de políticas e projetos, a consideração dos impactos e das opções alternativas.


5. O hardware e o software das políticas e dos projetos.


6. Dinamização e follow up de projetos e políticas públicas.


7. Programação e monitorização de planos, políticas públicas e projetos.


Conclusões.

Métodos de Ensino

A unidade curricular de Concepção, Avaliação e Monitorização de Políticas Públicas e Projectos é leccionada de forma a assegurar e demonstrar a forte aplicabilidade prática dos domínios científicos da economia regional e de ciência da administração. Neste sentido, as aulas, que são teórico-práticas, são leccionadas de modo a garantir uma forte articulação entre os conhecimentos teóricos, transmitidos, e a demonstração e a experimentação, por parte dos alunos, da sua aplicabilidade prática à realidade concreta de cada território específico. Neste sentido, é desenvolvido, ao longo da unidade curricular, um trabalho prático que consiste num artigo cientifico elaborado sobre uma temática prevista no Programa da unidade curricular. Trabalho prático onde são aplicados os conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos que vão ser adquiridos ao longo da unidade curricular. Para além das aulas presenciais, a unidade curricular está estruturada de forma a associar, a essas aulas, soluções de e-learning que asseguram uma outra flexibilidade e possibilidade de contacto, em termo real, entre os alunos e a equipa docente.


A elaboração do trabalho prático por parte dos alunos vai sendo desenvolvida ao longo de todo o semestre lectivo e com o acompanhamento da equipa docente. Neste sentido, e de forma a criar verdeiras condições de trabalho contínuo, com recurso às potencialidades da plataforma Moodle, todas as semanas, é aberta e calendarizada uma nova tarefa associada à elaboração do trabalho que os alunos deverão cumprir, no prazo estabelecido, através da submissão de um documento na plataforma nos termos definidos para cada uma das Etapas definidas. Aos alunos que frequentam a unidade curricular em regime de avaliação contínua é exigida a apresentação e defesa em sala de aula dos respectivos artigos. A entrega da versão definitiva dos artigos artigos ocorre só após a sua defesa e apresentação em sala de aula, de forma a que os comentários e necessidades de correcção ou aperfeiçoamento identificadas pela equipa docente durante a apresentação dos artigos, possam ser ainda incorporados pelos alunos nos respectivos antes de procederem à sua submissão final na plataforma Moodle. 

Bibliografia

BENHAYOUN, G. ; GAUSSIER, N. ; PLANQUE, B. (1999) L’Ancrage Territoriale du Developpment  Durable. Des Nouvelles Perspectives , L’Harmattan, Paris.


BOGASON, P. (2000) Public Policy and Local Governance, Edward Elgar Publishing, Oxon.


COLANTONIO, A.; BURDETT, R.; RODE, P. (2013) Transforming Urban Economies, Routledge, Oxon.


COOKE, P.; ASHEIM, B.; BOSCHMA, R.; MARTIN, R.; SCHWARTZ, D.; TÖDTLING, F. (eds) (2011) Handbook of Regional Innovation and Growth, Edward Elgar, Cheltenham.


COOKE, P.; PARRILLI, M.; CURBELO, J. (eds) (2012) Innovation, Global Change and Territorial Resilience, Edward Elgar, Cheltenham.


ESPON (2007) Scenarios on the Territorial Future of Europe, The ESPON Programme and the Partners of ESPON 3.2 Project, ESPON-European Spatial Planning Observation Network, Luxembourg.


ESPON (2007) Territorial Futures, The ESPON Programme and the Partners of ESPON 3.2 Project, ESPON-European Spatial Planning Observation Network, Luxembourg.


EUROPEAN COMMISSION (2004) Urban Audit. Methodological Handbook, Office for Official Publications of the European Communities, Luxembourg.


European Commission (2006)  EVALSED: the Online and Interactive Resource for the Evaluation of Socio-economic Development(disponível na Internet em: http://ec.europa.eu/regional_policy/sources/docgener/evaluation/evalsed/index_en.htm        ).


EUROPEAN COMMISSION (2006) Innovative Strategies and Actions. Results from 15 Years of Regional Experimentation, European Commission Working Document, Brussels.


EUROPEAN COMMISSION (2006) The New Programming Period 2007-2013. Indicative Guidelines on Evaluation Methods: Guidance on the Methodology for Carring Out Cost-Benefit Analysis, Working Document nº 4, European Commission, Directorate-General Regional Policy, Brussels.


EUROPEAN COMMISSION (2006) The Urban Dimension in the Community Policies for the Period 2007-2013, European Commission, Interservice Group on Urban Development.


EUROPEAN COMMISSION (2007) The New Programming Period 2007-2013. Indicative Guidelines on Evaluation Methods: Evaluation During the Programming Period, Working Document nº 5, European Commission, Directorate-General Regional Policy and  Directorate-General Employment, Social Affairs and Equal Opportunities, Brussels.


EUROPEAN UNION (2008) Cohesion Policy 2007-2013 – National Strategic Reference Frameworks, Office for official Publications of the European Communities, Luxembourg.


FERREIRA, J.; RAPOSO, M.; RUTTEN, R.; VARGA, A. (eds) (2013) Cooperation, Clusters and Knowledge Transfer, Springer, Berlin.


FISHER, M. & NIJKAMP, P. (eds) (2013) Handbook of Regional Science, vol. 1-3, Springer, Berlin.


GURTUNA, O. (2013) Fundamentals of Space Business and Economics, Springer, Berlin.


KARLSSON, C.; JOHANSSON, B.; STOUGH, R. (eds) (2012) Entrepreneurship, Social Capital and Governance, Edward Elgar, Cheltenham.


KRESL, P. & IETRI, D. (eds) (2012) European Cities and Global Competitiveness, Edward Elgar, Cheltenham.


LOINGER, G. e NEMERY, J.C. (1998) Recomposition et Developpment des Territoires. Enjeux Économiques, Processus, Acteurs, L’Harmattan, Paris.


NETO, P. (1999) A Integração Espacial, Economias de Rede e Inovação, Colecção Economia e Política, Instituto Piaget, Lisboa.


NETO, P. (coord.) (2006) Território e Desenvolvimento Económico, Instituto Piaget, Colecção Economia e Política, Lisboa.


NEWMAN, I. (2013) The Future of Local Economic Development, Routledge, Oxon.


SERRANO, A.; GONÇALVES, F. ; NETO, P. (2005) Cidades e Territórios do Conhecimento. Um Novo Referencial para a Competitividade, Edições Sílabo, Lisboa.


SERRANO, M.M.; NETO, P. (coord) (2013) Espaço. Perspetivas Multidisciplinares sobre a Construção dos Territórios, Sílabo, Lisboa.


URBACT (2007) Strengthening the Local Economy and the Local Labour Market in Deprived Urban Areas – Good Practices in Europe, URBACT, Study completed for the German Federal Ministry of Transport, Building and Urban Affairs in view the preparation of the German Presidency of the European Union, March 2007.

Equipa Docente (2022/2023 )