2023

Redes, Parcerias e Liderança

Nome: Redes, Parcerias e Liderança
Cód.: ECN9637M
7.5 ECTS
Duração: 15 semanas/196 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC estuda a cooperação e redes entre agentes económicos motivadas pelo valor económico que potenciam aos parceiros em termos competitivos, estratégicos, tecnológicos ou de desenvolvimento.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

As parcerias e as redes tornaram-se uma forma de atuação aceite no âmbito político, empresarial, económico e de desenvolvimento, e têm adquirido importância crescente a nível local, nacional e internacional. Há várias razões que explicam esta tendência, nomeadamente razões de âmbito económico, tecnológico e estratégico dos parceiros, mas as parcerias e as redes representam também um meio adequado para promover a produção, a disseminação e a aplicação do conhecimento científico e tecnológico, e o fomento da inovação, fatores que têm assumido uma importância estratégica no quadro competitivo das empresas e das nações. A unidade curricular de Redes, Parcerias e Liderança centra a sua análise nas relações de cooperação e de redes entre agentes económicos públicos e privados motivadas ou justificadas pelo valor económico que potenciam aos parceiros, nomeadamente em termos competitivos, de crescimento ou de desenvolvimento, excluindo-se da análise a cooperação baseada apenas na preocupação pelos outros e/ou no bem-estar do grupo. Esta unidade curricular tem como objetivos principais:


i) fornecer uma perspetiva genérica sobre as tendências de evolução da cooperação e das redes;


ii) realçar a importância das parcerias e redes na estratégia competitiva das empresas, na implementação de projetos públicos e nas políticas públicas de fomento da inovação, do conhecimento e do crescimento económico;


iii) identificar e analisar a diversidade de formas de cooperação entre os agentes económicos públicos e/ou privados, e as motivações subjacentes à formação dessas parcerias;


iv) identificar vantagens e riscos na definição e implementação de projetos de natureza pública ou privada em parceria.


 


No final do curso os alunos devem ser capazes de:


- entender a diversidade e relevância das formas de cooperação entre os agentes económicos públicos e privados;


- identificar as vantagens das parceria na realização de um determinado projeto;


- justificar a motivação e a relevância das políticas públicas de apoio à cooperação, nomeadamente nos domínios da ciência, tecnologia e inovação;


- identificar os riscos e exigências associados a projetos em parceria;

Conteúdos Programáticos

1. Introdução


Âmbito e objetivos. Conceitos de cooperação e de rede. O problema da cooperação; cooperação e o dilema do prisioneiro. Vantagens e exigências da cooperação – reflexão geral. A era da cooperação e das redes; alguns fatores que explicam a mudança de paradigma;


 


2. Economia, mercados e cooperação


“No man is an Island”. Concorrência versus cooperação. As forças competitivas. Globalização e cooperação. Importância estratégica do conhecimento;


 


3. Políticas públicas e cooperação


Incentivo público às parcerias, motivações e fundamentos. Formas de incentivo e instrumentos. Contexto legal e regulação. Exemplos;


 


4. Cooperação empresarial


Características essenciais dum fenómeno. Noção e fronteiras das alianças. Tipologia das formas de cooperação. Motivos para entrar/formar alianças. Condições de sucesso. Caso empírico;


 


5. Cooperação universidade-empresa e parcerias de investigação


Ciência versus tecnologia. O paradoxo europeu e a economia do conhecimento. Desafios das universidades na sociedade do conhecimento. Formas de transferência de conhecimento universidade–empresa. Forças de contexto. Benefícios e barreiras à cooperação universidade-empresa. Caso empírico;


 


6. Parcerias público-privadas


Interesses em conflito. Definição e caracterização genérica das PPP. Vantagens da colaboração público-privada. Categorias de risco nas PPP. Modelos de PPP. Guidelines da Comissão Europeia sobre PPP. PPP em Portugal;


 


7. Cooperação institucional e redes territoriais 


 


Apresentação e discussão dos trabalhos monográficos.

Métodos de Ensino

O método de ensino e aprendizagem inclui:


- a exposição teórica em sala de aula com projeção de slides em Power Point, complementada com a análise e discussão de casos concretos quando relevante;


- o uso da Internet para acesso em tempo real a documentos e sites relevantes;


- o estímulo à participação dos alunos na reflexão sobre a problemática da cooperação através da elaboração regular de pequenos textos e da discussão de casos empíricos;


 


- a realização, apresentação e discussão de trabalhos individuais/grupo por parte dos alunos, para aprofundamento das questões abordadas em sala de aula;

Bibliografia

Para além das referências bibliográficas seguintes, ao longo do semestre serão indicados textos complementares para suporte de matérias específicas do programa ou discussão de casos práticos.


 


- Axelrod, R. (1984), The evolution of cooperation, cap. 1, New York: Basic Books.


- Bult-Spiering, Mirjam e Geert Dewulf (2006), Strategic Issues in Public-Private Partnership: An International Perspective, UK: Blackwell Publishing.


- Carvalho, A. (1996), Cooperação tecnológica entre empresas: motivações e factores de sucesso. Estudo de casos, Tese de mestrado, ISEG, Universidade Técnica de Lisboa.


- Carvalho, A. (2002), Technology alliances and firm performance: Portuguese SMEs in an EU-sponsored research setting, Tese de doutoramento, SPRU – Science and Technology Policy Research, University of Sussex, UK.


- Carvalho, A. (2003), PMEs portuguesas em alianças de I&D no âmbito do programa CRAFT: condições iniciais, problemas de cooperação e resultados, Notas Económicas, Nº 18, Dezembro, pp. 46-64.


- Carvalho, R. M. (2009), Parcerias – Como Criar Valor com a Internacionalização, bnomics.


- Comissão Europeia (2004), Green paper On Public-private Partnerships and Community Law On Public Contracts and Concessions, COM(2004) 327 final.


- Comissão Europeia (2013), EU Competition Law - Rules Applicable to Antitrust Enforcement. Volume II: General Block Exemption Regulations and Guidelines; Situation as at 1st July 2013.


- Doz, Y. L. e G. Hamel (1998), Alliance Advantage: the art of creating value through partnering. Boston, MA: Harvard Business School Press.


- Dussauge, P. e B. Garrette (1999), Cooperative strategies: competing successfully through strategic alliances, Chichester: John Wiley.


- Gomes, C. e outros (2007), Parcerias Público-Privadas e Justiça – Uma Análise Comparada de Diferentes Experiências, Relatório, Observatório Permanente da Justiça Portuguesa


- Link, A. N. (2006), Public/Private Partnerships: Innovation Strategies and Policy Alternatives, Springer.


- Marshall, R. C. (editor) (2010), Cooperation in social and economic life, UK: Altamira Press.

Equipa Docente (2022/2023 )