2023

Mercados Internacionais

Nome: Mercados Internacionais
Cód.: ECN9584M
7.5 ECTS
Duração: 15 semanas/193 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A disciplina de Mercados Internacionais estuda da organização, funcionamento e interligação das diferentes economias avaliando a importância da geografia nas relações económicas internacionais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular de “Mercados Internacionais” tem como objetivo principal contribuir para um conhecimento aprofundado da organização, funcionamento e interligação das diferentes economias. Pretende-se igualmente avaliar a importância da geografia nas relações económicas internacionais e compreender a existência de diferentes práticas em diferentes economias.


Esta unidade curricular procura assegurar as seguintes principais competências:


i)     Compreender a importância de estabelecer relações internacionais;


ii)   Conhecer os diferentes fatores que condicionam os mercados internacionais;


iii)  Identificar as estratégias mais adequadas para os diferentes mercados e para as diferentes relações.


As aulas desta unidade curricular são lecionadas de modo a garantir uma forte articulação entre os conhecimentos teóricos transmitidos e a demonstração da sua aplicabilidade em diferentes estudos de caso.

Conteúdos Programáticos

1.     Introdução


1.1.  Apresentação dos objetivos da unidade curricular


1.2.  Definição das regras da unidade curricular


1.3.  Explicação dos diferentes regimes de avaliação


1.4.  Planificação dos trabalhos ao longo do semestre


 


2.     Natureza das relações económicas internacionais (empresariais e institucionais)


2.1.  Evolução rápida das relações internacionais


2.2.  Comércio e investimento: que papel têm nas relações económicas internacionais


2.3.  Argumentos teóricos explicativos das relações económicas internacionais


 


3.     Enquadramento económico internacional


3.1.  Dinâmicas das organizações internacionais


3.2.  Dinâmicas dos mercados internacionais


 


4.     Forças externas do ambiente internacional


4.1.  Forças financeiras


4.2.  Forças económicas e socioeconómicas


4.3.  Forças físicas, ambientais e socioculturais


4.4.  Forças políticas e legais


4.5.  Forças competitivas


 


5.     Organização do ambiente económico internacional


5.1.  Competitividade internacional e planificação estratégica


5.2.  Práticas de exportação e importação


5.3.  Mercados financeiros internacionais: financiamento e cobertura do risco

Métodos de Ensino

No ano letivo 2012/2013 o curso não esteve em funcionamento pelo que unidade curricular não funcionou de forma normal.

Bibliografia

CARBAUGH, ROBERT (2008), International Economics, South-Western College Pub; 12th Edition.


PORTER, MICHAEL (1990), The Competitive Advantage of Nations, Free Press.


BALL, DONALD, J. GERINGER and M. MINOR, J. MCNETT (2010), “International Business“, McGraw-Hill, 12th Edition.


WELCH, LAWRENCE (2008), Foreign Operation Methods: theory, analysis, strategy, Edward Elgar Publishing.


HILL, CHARLES (2007), International Business: competing in the global markets, 6th Edition


FONTANEL, J. (2007), A Globalização em “Análise”: Geoeconomia e Estratégia dos Actores, Instituto Piaget, Lisboa.


MARTINS, JOSÉ M. (2011), Internacionalização e Globalização de Empresas, Edições Silabo, Lisboa.

Equipa Docente (2022/2023 )