2023

Representações Culturais e Estereótipos na Literatura

Nome: Representações Culturais e Estereótipos na Literatura
Cód.: LLT7854M
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Analisar as manifestações discursivas que abordem e representem questões de género;
- Contrastar as práticas discursivas canónicas e as de massas na representação do feminino;
- Explorar as noções culturais do feminino e como as relações de género são construídas e representadas na literatura;
- Estudar as representações da identidade cultural em textos literários.
No final do semestre os alunos deverão ter adquirido a capacidade de trabalharem de forma autónoma e de serem leitores mais competentes. Deverão ter adquirido a capacidade de discutir e emitir opiniões usando a terminologia adequada, valorizando o pensamento teórico aliado à prática e aplicando os conceitos literários e culturais de forma adequada. Deverão, igualmente, ter desenvolvido competências transferíveis de nível avançado e deverão ser capazes de produzir argumentos sólidos em relação a debates complexos e materiais propostos, bem como análise crítica detalhada sobre uma variedade de textos e documentos.

Conteúdos Programáticos

- Questões de cânone literário, de cultura e literatura de massas
- A natureza dos discursos canónicos e minoritários
- Questões de identidade e género - a construção social do género
- Representações culturais do género
- Género como locus do poder
- Representações do Corpo
- A representação autobiográfica - a construção do Eu e do(s) outro(s)

Métodos de Ensino

Sessões presenciais de seminário, de carácter teórico ou prático, preparadas através de leituras prévias. Assim, reputa-se como fundamental o trabalho autónomo do mestrando e o seu empenhamento fora das horas formais de ensino, a sua autonomia na investigação e desenvolvimento da capacidade de análise crítica. Poderão ocorrer palestras com convidados sobre um determinado tópico do programa, que servirão para informar e suportar o trabalho dos mestrandos. Durante o semestre serão preparadas pelos mestrandos apresentações individuais orais como forma de avaliação contínua, da qual constarão também fichas de leitura, comentários escritos em sala de aula e análise de textos literários à luz dos paradigmas propostos. A avaliação contínua contará ainda com a redacção de um trabalho final de natureza ensaística ou crítica. A avaliação também poderá ser final através de um exame escrito no final do semestre.

Bibliografia

AUSTEN, Jane, Persuasão; Orgulho e Preconceito, Emma
OLIPHANT, Margaret, Miss Marjoribanks, Phoebe Junior
QUEIRÓS, Eça de, As Farpas, O Primo Basílio; Os Maias
FIELDING, Helen, O Novo Diário de Bridget Jones
FONSECA, Catarina, O Clube das Encalhadas
MÓNICA, Filomena, Bilhete de Identidade
BIRRENTO, Ana Clara (2010) Margaret Oliphant: the story of a woman, a landscape of the self. Évora: CEL.
BUTLER, Judith (1993). Bodies That Matter: On the Discursive Limits of Sex. New York: Routledge
DANTAS, Francisco J. C. (1999). A Mulher no Romance de Eça de Queiroz, Sergipe: Universidade Federal de Sergipe
MORRIS, John. Exploring Stereotyped Images in Victorian and Twentieth-Century Literature and Society. Uk: Edwin Mellen Press, 1993
NETO, António, CID, Marília, POMAR, C., PEÇAS, Américo, CHALETA, Elisa e FOLQUE, Assunção (1999). Estereótipos de género [prefácio por Constança Gomes Machado]. Lisboa: Comissão para Igualdade e
para os Direitos das Mulheres.