2023

As Mulheres e as Transformações na Sociedade Ocidental

Nome: As Mulheres e as Transformações na Sociedade Ocidental
Cód.: HIS7830M
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos: trabalhar a historicidade da construção social do papel da Mulher nas Sociedades, adquirindo a noção de correlação tempo/espaço. Inter-agir em trabalho de equipa de prática de síntese bibliográfica e de prática de investigação.
Competências: Reconhecer e saber manusear fontes e literatura historiográfica referentes à História das Mulheres como componente da História do Ocidente e da aceleração do tempo histórico. Ter autonomia para traçar linhas de investigação a partir de um estudo de caso (fonte/bibliografia).

Conteúdos Programáticos

1. MULHERES - GÉNERO EM CONTEXTO HISTÓRIA SÉCULOS XVIII -XX
2. História e Novos Temas da agenda historiográfica europeia - História da Cultura e História das Mulheres: Cultura e gender studies.
3. Balanço historiográfico e novas perspectivas.
4. A emergência do conceito de cidadania para a sociedade ocidental, no âmbito do mito do Ocidente, na ideia de Europa e no nascimento do Novo Mundo atlantizado. A Mulher na História da Europa e nos temas de Cultura da Europa. Nos Estados/Nações e o papel que a(s) Mulheres: campos de intervenção - cultural, artística, social, política E CIÊNCIA.

Métodos de Ensino

Aula de exposição - lectures , com apoio da plataforma de moodle; comentários de textos - parte activa dos estudantes - e ainda «temas de cultura em Portugal» trabalhos de ensaio académico a seleccionar por grupos de alunos com supervisão tutorial.

Avaliação contínua - Relatórios individuais por grandes temas trabalhados e um trabalho em grupo, com apresentação pública de projecto de trabalho (25%, sendo a assiduidade mínima 75% das sessões presenciais); apresentação do trabalho e entrega final em suporte de papel (75%).
Exame - para todos os estudantes que não estejam em avaliação contínua: prova escrita (100% da classificação final). Se o resultado obtido da prova escrita ficar compreendido entre 8 e 10 valores, será realizada também uma prova oral, sendo a classificação final obtida por média aritmética das duas provas.

Bibliografia

Autores/obras: M. l Perrot; I. Vaquinhas; T. Joaquim; Colóquio «A Mulher na Sociedade Portuguesa»; Faces de Eva; Luísa Ribeiro Ferreira; Ana Vicente; Anne Cova; Zília Osório de Castro; Mulheres na União Europeia; Revista de História das Ideias; Análise Social.
BRIGGS, Asa/ CLAVIN, Patricia (1997), Historia Contemporánea de Europa 1789-1989, Barcelona, Editorial Critica; BURKE, Peter (2000), Formas de Historia Cultural, Madrid, Alianza Editorial; HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA (dir. P. ARIÉS/ G. DUBY) (1991-), vol. 3, 4, 5, Porto, Ed. Afrontamento. HISTORIA DAS MULHERES NO OCIDENTE, (1993-1995), org. G.. DUBY/ M.. PERROT, Porto, Afront- 5 vols. HOMBRE (EL) DEL SIGLO XIX (1999), coord. U.FREVERT / H.-G. HAUPT, Madrid, Alianza Ed-;HOMBRE (EL) DEL SIGLO XX (2002), coord. U. FREVERT / H.-G. HAUPT, Madrid, Alianza Ed.l; WATSON, Peter (2002), Historia Intelectual del siglo XX, Barcelona, Editorial Critica; WINOCK, Michel, 1997, Le Siècle des Intellectuels, Paris, Ed. Seuil.