2023

O Cursus Eborensis: a Filosofia na Universidade de Évora entre 1559-1759

Nome: O Cursus Eborensis: a Filosofia na Universidade de Évora entre 1559-1759
Cód.: FIL7859M
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objectivos estabelecidos para a leccionação do programa correlacionam-se directamente com competências a desenvolver, em conformidade com duas ordens estabelecidas: gerais e específicas.


1. Ordem geral interrelacional



  • Criação de um ambiente que favoreça o trabalho interpessoal na turma, permitindo a cada estudante a expressão do pensamento.

  • Capacidade de crítica e autocrítica.


2. Ordem geral instrumental



  • Capacidade de análise, síntese e abstracção.


3. Ordem geral sistémica



  •  Aplicação dos conhecimentos filosóficos obtidos anteriormente (Idade Média e Idade Moderna)

  • Organização mental das questões próprias da Segunda Escolástica


4. Ordem específica



  • Reconhecimento da formulação epocal das questões filosóficas

  • Identificação dos pressupostos filosóficos e das ideologias subjacentes às questões da Segunda Escolástica

  • Estudo de textos filosóficos que remetem para as principais questões, em particular, o molinismo

Conteúdos Programáticos

Na concepção e estrutura programáticas estão subjacentes três decisões:


1. articulação entre as componentes lectivas teórico-práticas, de modo a conjugar o exercício expositivo, da responsabilidade da docente, com o exercício hermenêutico participado dialogicamente por estudantes e docente;


2. abordagem de núcleos temáticos considerados indispensáveis, quer à identificação da disciplina, quer ao reconhecimento de questões filosóficas com pertinência na actualidade;


3. ordenação histórica das matérias e textos, evitando saltos descontextualizadores e  demoradas explicações de sequência.


Apresentação


1. Concepção e estrutura do programa


2. Propostas de trabalho 


Os núcleos temáticos do programa


Introdução: A renovação da escolástica


1.º núcleo temático: A universidade eborense de 1559 a 1759: história institucional e enquadramento na Segunda Escolástica


1.1. O  cursus eborensis e o cursus collegii conimbricensis: uma questão regional?


1.2. O legado filosófico eborense: autores, temas e problemas


1.3. A genuína história da Filosofia de Inácio de Carvalho. Estudo de uma obra


2.º núcleo temático: Os professores de filosofia da Universidade de Évora: obras e temas


3.º núcleo temático: O molinismo: problemática e ressonância


4.º núcleo temático: A crítica à Segunda Escolástica e o seu actual interesse. Aspectos críticos: a ausência de uma filosofia da natureza e a resistência da filosofia do conhecimento. O iluminismo filosófico em Portugal: o criticismo de Luís de Verney, um estudante eborense.

Métodos de Ensino

A metodologia reparte-se em duas modalidades combinadas, de modo a criar dinâmicas diferentes e a facilitar abordagens diferenciadas: comentário e debate. O comentário pressupõe o recurso a textos e o seu estudo; o debate, de natureza argumentativa, visa apurar informação e confrontar ideias.

Bibliografia

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