2023
Filosofia Analítica
Nome: Filosofia Analítica
Cód.: FIL7856M
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os estudantes adquiram um conhecimento geral dos principais autores, temas, problemas e doutrinas da tradição analítica, desde Frege até Kripke.
Pretende-se também que os estudantes exercitem e desenvolvam o seu próprio juízo filosófico quando analisam os argumentos dos filósofos estudados.
Pretende-se também que os estudantes exercitem e desenvolvam o seu próprio juízo filosófico quando analisam os argumentos dos filósofos estudados.
Conteúdos Programáticos
1. Frege e Russell
1.1. O desenvolvimento da lógica moderna e o programa logicista.
1.2. Sentido e referência; nomes e descrições definidas.
2. Wittgenstein
2.1. O atomismo lógico do Tractatus.
2.2. Investigações Filosóficas: o significado como uso, a noção de «seguir uma regra» e o argumento da linguagem privada.
3. Carnap e o positivismo lógico
3.1. A análise lógica das linguagens científicas e a relativização da analiticidade.
3.2. O critério empirista do significado.
4. Quine e Davidson
4.1. Da crítica à distinção analítico/sintético à tese da indeterminação da tradução.
4.2. Verdade, significado e interpretação radical.
5. Kripke
5.1. Nomes e descrições revisitados: recuperação do essencialismo.
5.2. O necessário a posteriori e o contingente a priori.
1.1. O desenvolvimento da lógica moderna e o programa logicista.
1.2. Sentido e referência; nomes e descrições definidas.
2. Wittgenstein
2.1. O atomismo lógico do Tractatus.
2.2. Investigações Filosóficas: o significado como uso, a noção de «seguir uma regra» e o argumento da linguagem privada.
3. Carnap e o positivismo lógico
3.1. A análise lógica das linguagens científicas e a relativização da analiticidade.
3.2. O critério empirista do significado.
4. Quine e Davidson
4.1. Da crítica à distinção analítico/sintético à tese da indeterminação da tradução.
4.2. Verdade, significado e interpretação radical.
5. Kripke
5.1. Nomes e descrições revisitados: recuperação do essencialismo.
5.2. O necessário a posteriori e o contingente a priori.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino:
a) Exposição teórica.
b) Leitura e comentário de textos.
c) Discussão crítica de problemas, teses e argumentos filosóficos.
Elementos de avaliação:
a) Aulas: assiduidade (a 75% das sessões presenciais), pontualidade, preparação dos textos indicados, atitude de trabalho e participação na discussão das questões propostas (20%)
b) Uma apresentação oral na aula de um tema ou texto previamente combinado (20%)
c) Dois trabalhos escritos individuais: ensaios argumentativos de 5 páginas cada sobre temas previamente combinados (30%+30%)
a) Exposição teórica.
b) Leitura e comentário de textos.
c) Discussão crítica de problemas, teses e argumentos filosóficos.
Elementos de avaliação:
a) Aulas: assiduidade (a 75% das sessões presenciais), pontualidade, preparação dos textos indicados, atitude de trabalho e participação na discussão das questões propostas (20%)
b) Uma apresentação oral na aula de um tema ou texto previamente combinado (20%)
c) Dois trabalhos escritos individuais: ensaios argumentativos de 5 páginas cada sobre temas previamente combinados (30%+30%)
Bibliografia
Bibliografia de consulta obrigatória:
- A. P. Martinich e David Sosa (eds.), A Companion to Analytic Philosophy, Blackwell, Oxford, 2001.
- Michael Dummett, Origins of Analytical Philosophy, Duckworth, London, 1993.
- Scott Soames, Philosophical Analysis in the Twentieth Century, 2 vols., Princeton University Press, Princeton, 2003.
- A. P. Martinich e David Sosa (eds.), A Companion to Analytic Philosophy, Blackwell, Oxford, 2001.
- Michael Dummett, Origins of Analytical Philosophy, Duckworth, London, 1993.
- Scott Soames, Philosophical Analysis in the Twentieth Century, 2 vols., Princeton University Press, Princeton, 2003.