2023

Fenomenologia e Neokantismo

Nome: Fenomenologia e Neokantismo
Cód.: FIL7855M
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos deverão
1) adquirir informação básica acerca de duas correntes fundamentais da filosofia contemporânea, no que as aparenta e diferencia;
2) identificar algumas das questões e metodologia fundamentais que as caracterizam as características do olhar contemporâneo;
3) exercitar o conhecimento adquirido na análise de um problema de pelo menos uma das perspectivas;
4) apresentar e discutir criticamente as suas leituras.

Conteúdos Programáticos


  1. 1.      Fenomenologia e Neokantismo como movimentos filosóficos: proximidade e distância


1)      A filosofia na segunda metade do século XIX como reacção ao hegelianismo. As diferentes correntes.


2)      O primado da positividade dos factos e da ciência.


3)      A procura do rigor científico e a questão da metodologia


4)      O «retorno a Kant» e o «retorno a Aristóteles»: paralelismos.


5)      O outro retorno: «às coisas elas mesmas», lema da Fenomenologia



  1. 2. Introdução à Filosofia neokantiana


1)      A refundação duma filosofia científica e coerente com o estado de desenvolvimento das ciências. O lema «Voltar a Kant!». 


2)      O renascimento dos estudos kantianos: as edições de Kant, a fundação dos Kant-Studien (1896) e da Kant-Gesellschaft (1904)


3)      As duas Escolas neokantianas e os seus principais representantes: a atenção à Filosofia do Conhecimento em Marburg; a investigação dos valores e da cultura em Baden. Via comun: o acesso cognitivo.


4)      Proximidade da Hermenêutica (Dilthey e Windelbandt) e da Fenomenologia (luta contra o psicologismo e o antropologismo).


5)      A originalidade de alguns trajectos: a Filosofia das Formas Simbólicas (Cassirer); a leitura da Teoria das Ideias platónica à luz do apriorismo kantiano (Natorp); a fecundidade da perspectiva do «como se» (Vaihinger) e a sua aplicação ao Direito (Kelsen).



  1. 3.      Introdução à Fenomenologia: (1) Husserl.


1)      A síntese de realismo e positividade no primeiro Husserl.


2)      A recusa do contexto, da história.


3)      o método fenomenológico e a redução


4)      A correlação noético-noemática


5)      O logicismo e anti-psicologismo nas Investigações Lógicas (1900)


6)      A evolução da Fenomenologia para posições mais próximas do Idealismo neokantiano: as Ideias (1913)



  1. 4. Introdução à Fenomenologia: (2) O desvio heideggeriano e as suas consequências.


1)      A correlação ser-aí e a questão do tempo 


2)      Os 3 momentos da história da fenomenologia, sg. Heidegger: a descoberta da intencionalidade (Brentano); a intuição categorial (Husserl) e o sentido originário do a priori (Heidegger). 


3)      A fenomenologia como método da Ontologia, enquanto ciência do ser e para além de toda a mundividência.


4)      Os 3 momentos da metodologia fenomenológica, sg. Heidegger: redução, construção, des(con)strução. Contraste com Husserl: a modificação do sentido e direcção da «redução». A necessidade da desconstrução da história da ontologia e a «segunda metade» de Ser e Tempo.



  1. 5. Abordagem fenomenológica dum conceito: o que é o mundo?


1)      As 3 teses reitoras em Heidegger, Os Conceitos fundamentais da metafísica (1929): a pedra é sem mundo, o animal é pobre de mundo, o homem é formador de mundo.


2)      A perspectiva crítica de Agamben (O Aberto) acerca da tese heideggeriana da «pobreza de mundo».

Métodos de Ensino

Exposição, acompanhada de leitura e comentário de textos. Privilegia-se o debate entre todos os participantes.

A avaliação contínua basear-se-á em:
1) assiduidade - no mínimo de 75% das sessões presenciais - e participação activa (20%);
2) cada estudante terá derealizar pelo menos uma apresentação oral sobre um texto ou um tema, ou um relatório duma aula (30%);
3) no final do semestre, deverá entregar um ensaio de c. 10 pp. relativo a um dos módulos lecionados ou das conferências integradas (50%).

Em casos excepcionais, a avaliação poderá ser realizada mediante uma prova escrita de exame final.

Bibliografia

Agamben, Giorgio (2002): O Aberto. Lisboa, Ed. 70.


Heidegger, Martin (2003): Os Conceitos fundamentais da metafísica. Mundo, finitude, solidão. (1929), Rio de Janeiro, Forense, 


Feron, Olivier (2010): Figuras da Racionalidade. neokantismo e Fenomenologia. Lisboa, C.F.U.L.


Market, Oswaldo (2011): "A recepção da obra de Kant", in A revolução kantiana e o Idealismo Alemão, Lisboa, C.F.U.L.