2023

Cidadania na Modernidade e na Pós-Modernidade

Nome: Cidadania na Modernidade e na Pós-Modernidade
Cód.: FIL7852M
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1- Identificar os significados social e político dos conceitos de modernidade e pós-modernidade
2- Compreender a articulação entre o conceito de Cidadania e a significação da conceção de uma "Sociedade de Direitos"
3- Analisar a relação entre o conceito de cidadania e a discriminação das Mulheres

Conteúdos Programáticos

Introdução: Definição de conceitos operatórios e configuração do horizonte teórico proposto na UC.
TEMA1: A Idade Moderna e a dimensão pública do debate pela cidadania inclusiva
1. A Revolução Francesa e a criação da Sociedade Moderna
2. Modernidade, Direitos e Reivindicações
3. A ambiguidade do estatuto das Mulheres na definição de cidadania da Sociedade Moderna
4. O significado filosófico da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, de Olympe de Gouges, no quadro da Sociedade Moderna e da exclusão das Mulheres da cidadania.
5. Jean-Jacques Rousseau e Mary Wollstonecraft: duas perspetivas sobre a cidadania

TEMA2: As grandes mudanças paradigmáticas da segunda metade do século XX
1. As críticas à razão moderna e ao paradigma científico clássico.
2. Os direitos humanos e a cidadania
3. Cidadania, Identidade e Reconhecimento

Métodos de Ensino

O modelo das sessões presenciais será, basicamente, o de uma sessão de trabalho sobre documentação diversa, onde a exposição da informação terá como quadro prévio a análise de situações e a discussão de perspectivas teóricas enquadradoras, tendo, por isso, carácter de sistematização e de fundamentação.
Em função do que ficou dito sobre a metodologia de trabalho, a avaliação deve assumir a forma de trabalho continuado, tendo como base a frequência e a participação sistemática num mínimo de 75% das sessões de trabalho (25%), devendo materializar-se num trabalho final sobre uma autora e que assente numa pesquisa pessoal (75%).
No caso em que tal venha a ocorrer, poderá haver um exame final, de acordo com as determinações do regulamento da Universidade.

Bibliografia

Axel HONNETH, Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais, São Paulo: Ed. 34, 2003.
Boaventura de Sousa Santos:
- Os direitos humanos na pós-modernidade, Cadernos do CES nº10, 1989.
- "Modernidade, identidade e a cultura de fronteira" Tempo Social- Rev. Sociol. USP, 5(1-2), 1993: 31-52.
Charles Taylor, Multiculturalism: examining the politics of recognition. Ed. Amy Gutmann, Princeton, New Jersey, Princeton University Press, 1994.
Nancy Fraser and Axel Honneth, Redistribution or Recognition? A Political-Philosophical Exchange, Londres-Nova Iorque, Verso, 2003.
Seyla Benhabib, Situating the Self. Gender, Community and Postmodernism in contempory Ethics, New York, Routledge, 1992.
Viriato Soromanho Marques, A era da cidadania, Lisboa, Europa-América, 1996.