2023
Arte e Filosofia
Nome: Arte e Filosofia
Cód.: FIL7845M
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
a - familiarização com o horizonte actual dos estudos fílmicos e da linha "Filme e Filosofia"
b - cultivo prático dos potenciais de sentido indirecto aflorando numa vivacidade imagética, próprios do ritmo semântico do filme; exercitação da sua expressão conceptual
c - aquisição dos instrumentos teóricos de compreensão, análise e interpretação da obra cinematográfica
d - compreensão fenomenológica da experiência do filme e do seu estatuto ontológico
e - estudar detidamente alguns filmes precisos, revelando-os como modos de pensamento articulando o sentido de diversos temas filosóficos centrais
f - compreender a especificidade do medium e lê-la como expressão tecnológica e sintoma cultural das mutações antropológicas e ontológicas profundas da contemporaneidade
g - relacionar as formas tecnologicamente avançadas da arte actual com as temáticas da virtualidade e da desrealização do mundo e da subjectividade, interrogadas pelo cinema contemporâneo
b - cultivo prático dos potenciais de sentido indirecto aflorando numa vivacidade imagética, próprios do ritmo semântico do filme; exercitação da sua expressão conceptual
c - aquisição dos instrumentos teóricos de compreensão, análise e interpretação da obra cinematográfica
d - compreensão fenomenológica da experiência do filme e do seu estatuto ontológico
e - estudar detidamente alguns filmes precisos, revelando-os como modos de pensamento articulando o sentido de diversos temas filosóficos centrais
f - compreender a especificidade do medium e lê-la como expressão tecnológica e sintoma cultural das mutações antropológicas e ontológicas profundas da contemporaneidade
g - relacionar as formas tecnologicamente avançadas da arte actual com as temáticas da virtualidade e da desrealização do mundo e da subjectividade, interrogadas pelo cinema contemporâneo
Conteúdos Programáticos
1. Arte, Cinema e Filosofia: historial e estado actual da teoria
1.1. A obra de arte enquanto pensamento artístico e conteúdo de verdade
1.2. O especificamente cinematográfico
2. Fenomenologia do espaço estético e cinema
2.1. Percepção trivial e espaço-de-imagem: Kurosawa Heidegger Ponty Gil
2.2. Dessubjectivação do espectador, proximidade "extática" aos seres, glória evasiva da imago: cinema, sociedade do espectáculo e ser-no-mundo
2.3. Malick e a analítica do Dasein; Bergman e a Representação
3. A viragem tecnológica
3.1. Medium e imagem: Benjamin, McLuhan, Baudrillard
3.2. Estudos de caso: Cronenberg e a identidade trans-humana; Eisenstein e os princípios de uma montagem dialéctica; A "dialéctica do iluminismo" segundo S. Kubrick (Dr. Strangelove; 2001; A Clockwork Orange)
4. Da reprodutibilidade técnica da imagem a uma ontologia "digital" da tradutibilidade infinita
4.1. O assalto do Virtual: Osmose eXistenZ Inception Matrix
4.2. A arte como obra tecnofilosófica em Eduardo Kac
1.1. A obra de arte enquanto pensamento artístico e conteúdo de verdade
1.2. O especificamente cinematográfico
2. Fenomenologia do espaço estético e cinema
2.1. Percepção trivial e espaço-de-imagem: Kurosawa Heidegger Ponty Gil
2.2. Dessubjectivação do espectador, proximidade "extática" aos seres, glória evasiva da imago: cinema, sociedade do espectáculo e ser-no-mundo
2.3. Malick e a analítica do Dasein; Bergman e a Representação
3. A viragem tecnológica
3.1. Medium e imagem: Benjamin, McLuhan, Baudrillard
3.2. Estudos de caso: Cronenberg e a identidade trans-humana; Eisenstein e os princípios de uma montagem dialéctica; A "dialéctica do iluminismo" segundo S. Kubrick (Dr. Strangelove; 2001; A Clockwork Orange)
4. Da reprodutibilidade técnica da imagem a uma ontologia "digital" da tradutibilidade infinita
4.1. O assalto do Virtual: Osmose eXistenZ Inception Matrix
4.2. A arte como obra tecnofilosófica em Eduardo Kac
Métodos de Ensino
Exposição das matérias (80%) e debates preparado sobre as mesmas (20%).
Regime de avaliação misto: avaliação contínua (30%) e exame escrito presencial ou ensaio final, em regime de opção (70%). De acordo com o artº 17 nº 9 do Regulamento Escolar Interno, pode o aluno escolher realizar uma prova única final consistindo em exame escrito, na época própria do calendário escolar.
Regime de avaliação misto: avaliação contínua (30%) e exame escrito presencial ou ensaio final, em regime de opção (70%). De acordo com o artº 17 nº 9 do Regulamento Escolar Interno, pode o aluno escolher realizar uma prova única final consistindo em exame escrito, na época própria do calendário escolar.
Bibliografia
AAVV, Filmografia vária
BAUDRILLARD, Simulacros e simulação, Lx, Relógio d'Água, 1991
BENJAMIN, A Obra de Arte na era da sua reprodutibilidade técnica, Lx, Assírio&Alvim
COLMAN (ed), Film, Theory and Philosophy. The Key Thinkers, Durham, Acumen, 2009
DELEUZE, Cinema 1&2, Lx, Documenta
EISENSTEIN, Film Form, NY, Harvest, 1977
GHEZZI, Stanley Kubrick, Lx., Cinemateca, 2003
GRAHAM, Representations of the Post/Human, New Jersey, Rutgers, 2002
GIL, A imagem-nua e as pequenas percepções, Lisboa, Relógio d?Água, 1992
GRILO, JM, As lições do cinema, Lx, Colibri, 2007
GRILO & APARÍCIO, (orgs), Cinema e Filosofia, Lx, Colibri, 2013
HANDLING, Piers (Ed.), The Films of David Cronenberg, Ontário, Academy of Canadian Cinema, 1983
KAC, Telepresence and Bioart, Un. of Michigan Press, 2005
JOHNSON (ed), Inception and Philosophy, Oxford, Blackwell, 2012
McLUHAN, Playboy Interview,
http://web.cs.ucdavis.edu/~rogaway/classes/188/spring07/mcluhan.pdf
MIRANDA, B. de (ed), Real vs Virtual, Lx, Cosmos
BAUDRILLARD, Simulacros e simulação, Lx, Relógio d'Água, 1991
BENJAMIN, A Obra de Arte na era da sua reprodutibilidade técnica, Lx, Assírio&Alvim
COLMAN (ed), Film, Theory and Philosophy. The Key Thinkers, Durham, Acumen, 2009
DELEUZE, Cinema 1&2, Lx, Documenta
EISENSTEIN, Film Form, NY, Harvest, 1977
GHEZZI, Stanley Kubrick, Lx., Cinemateca, 2003
GRAHAM, Representations of the Post/Human, New Jersey, Rutgers, 2002
GIL, A imagem-nua e as pequenas percepções, Lisboa, Relógio d?Água, 1992
GRILO, JM, As lições do cinema, Lx, Colibri, 2007
GRILO & APARÍCIO, (orgs), Cinema e Filosofia, Lx, Colibri, 2013
HANDLING, Piers (Ed.), The Films of David Cronenberg, Ontário, Academy of Canadian Cinema, 1983
KAC, Telepresence and Bioart, Un. of Michigan Press, 2005
JOHNSON (ed), Inception and Philosophy, Oxford, Blackwell, 2012
McLUHAN, Playboy Interview,
http://web.cs.ucdavis.edu/~rogaway/classes/188/spring07/mcluhan.pdf
MIRANDA, B. de (ed), Real vs Virtual, Lx, Cosmos